Racha Cuca

Racha Cuca


Mês Passado

Um viajante propõe-se atravessar sozinho e sem qualquer ajuda uma região inteiramente desprovida de recursos. No entanto, em cada 20 Km de estrada existe um refúgio. O comprimento da estrada é de 100 Km.

O viajante pode percorrer durante um dia a distância de 20 Km.

A bagagem do viajante não lhe permite levar mais alimentos do que os correspondentes a três dias de viagem. Os refúgios, desprovidos totalmente de alimentação à partida, são os únicos locais onde poderá armazenar os alimentos que traz consigo.

Quantos dias serão necessários ao viajante para efetuar uma travessia completa do deserto?

Resposta

Designemos por A, B, C, D, os quatro refúgios.

Nos 8 primeiros dias o viajante faz quatro idas e quatro voltas até A, depondo de cada vez no refúgio um dia de alimentação.

Ao 9° dia depõe lá dois dias de alimentação suplementar. Encontra-se, portanto, em A com seis dias de víveres à sua disposição.

No 10° e no 11° dias faz uma ida e volta a B, onde deposita um dia de alimentação. No 12° dia deposita lá dois dias de víveres suplementares. Encontra-se, portanto, em B com três dias de víveres, o que lhe permite chegar ao destino ao fim do 15° dia.

Este Mês

Timóteo hesita entre duas firmas que lhe propõem trabalho. A primeira oferece-lhe 180 moedas por ano com a promessa de um aumento de 10 moedas por semestre. A segunda oferece-lhe 180 moedas por ano com a promessa de um aumento de 40 moedas por ano.

Depois de muito pensar, Timóteo escolheu a primeira firma. Por quê?

A Solução será apresentada na próxima edição!