Racha Cuca

 

Janeiro/Fevereiro

O velho pai em seu leito de morte chamou seus dois filhos e murmurou: "Como vocês sabem, tenho uma grande extensão de terra e não pretendo dividi-la. Pô-los-ei a prova: cada um de vocês apanhe um cavalo e o dono do último cavalo que chegar à cidade de Meca ficará sozinho com a herança".

O velho pai morreu e o filho F1 tomou o cavalo C1 e o filho F2 tomou o cavalo C2. Naturalmente passaram-se anos e nem o F1 nem o F2 interessava chegar primeiro a Meca.

Em busca de uma solução, procuraram um juiz. Este lhes deu uma sugestão, sem contrariar a proposição do velho pai e os dois saíram em disparada, cada um querendo chegar primeiro que o outro a Meca.

Qual a sugestão do juiz?

Resposta

Atente para a proposição do velho pai "o dono do ultimo cavalo que chegar a Meca…" O juiz simplesmente sugeriu que trocassem de cavalos. Assim F1 montou em C2 e disparou em direção a Meca, pois se chegasse primeiro, seu cavalo C1 chegaria em último. Por sua vez F2 montou em C1 e também disparou em direção a Meca, para que seu cavalo C2 chegasse em último.

 

Março

Três irmãos A, B e C receberam de herança 17 camelos. Na partilha, caberia a A metade da cáfila, a B uma terça parte e C herdaria uma nona parte. Como 17 não é múltiplo de 2, de 3 e de 9, não houve consenso entre os irmãos. Procuraram uma via judicial. O juiz juntou ao espólio um de seu camelos, perfazendo um total de 18 camelos e arguiu:

Cabe a A metade de 17, 8.5 camelos. Com a inclusão do meu camelo, metade de 18 é 9. Cabe a B uma terça parte de 17, 5.66 camelos. Tomo 18 e divido por 3, e assim B leva 6 camelos. Cabe a C uma nona parte de 17, 1.88 camelos. Tomo 18 e divido por 9 e a C cabe 2.

Os 3 irmãos anuíram e a sentença foi proferida. Cumpre esclarecer que 9+6+2=17 e o juiz pôde reaver o seu camelo. Explique o sofisma.

 

Diário:

Recordar é bom. Lembra do Roaldo ? Um cara grandalhão, ótimo papo e companhia, que infelizmente nos deixou antes da hora. Um dia o Roaldo foi à cantina e pediu:

— Um pão com pingado.

A moça preparou e entregou o pão. O Roaldo:

— E o pingado ?

— De nada! Respondeu ela.