Racha Cuca

JUNHO

Joãozinho insistiu tanto que o pai acabou comprando um casal de pombos com um mês de vida. Não eram aves comuns. Resultado da mais avançada engenharia genética, o casal podia procriar um mês após seu nascimento e, a partir do mês seguinte, invariavelmente todos os meses, produziriam um casal de filhotes. Este se tornaria adulto após um mês de vida e passaria a procriar como os pais. O pai de Joãozinho achou que fez um bom negócio. O custo da manutenção de um casal de pombos era baixo: 10 reais por mês. Mas, após um ano, ele estava desesperado. Ninguém comia os pombos e o menino não queria doar nenhuma ave. Ao final de um ano, qual era a despesa mensal com os pombos?

RESPOSTA

Observe o esquema abaixo, onde representamos um casal de pombos adultos por 00 e um par de pombos recém nascidos por **

1° mês 00**

2° mês 00 00 **

3° mês 00 00 00 ** **

4° mês 00 00 00 00 00 ** ** **

5° mês 00 00 00 00 00 00 00 00 ** ** ** ** **

Após um mês, o menino terá dois casais de pombos, o adulto e o recém nascido; após dois meses, 3 casais; após 3 meses, cinco casais, etc...O número de casais forma a seqüência 2,3,5,8,13.... (cada termo após o terceiro, é a soma dos dois anteriores). Após um ano, o número de casais e o 12° termo da seqüência, ou seja, 337 casais. (3.770 reais).

JULHO

Cinco países – Abrísia, Bruzundanga, Copércia, Dudévia e Entópia – entraram numa competição esportiva. As modalidades eram esgrima, hipismo, luta romana, ginástica rítmica e pugilismo. A pontuação foi feita assim: em cada modalidade, o primeiro lugar obtinha 5 pontos, o segundo 4 e assim por diante até o quinto colocado, que obtinha somente um ponto. A colocação final dependia da soma dos pontos obtidos em cada modalidade. Não houve empate em nenhuma das disputas. Sabe-se que a Abrísia foi campeã, com a excelente soma de 24 pontos. A Copércia obteve a mesma colocação em quatro das 5 modalidades. Entópia obteve o primeiro lugar em ginástica rítmica e o terceiro em pugilismo. Não houve dois países com a mesma soma final de pontos e a ordem na colocação final correspondeu à ordem alfabética. Abrísia em primeiro, Bruzundanga em segundo, Copércia em terceiro, Dudévia em quarto e Entópia em quinto. Quantos pontos obteve Bruzundanga em ginástica rítmica?

Extraído da Revista Globo Ciência.