Racha Cuca

JULHO

 

ESGRIMA

HIPISMO

LUTA ROMANA

GINÁSTICA RITI

MICA

PUGI-LISMO

ABRÍSIA

5

5

5

4

5

BRUZUNDANGA          
COPÉRCIA

3

3

3

3

1

DUDÉVIA      

2

 
ENTÓPIA

1

1

1

5

3

Cinco países – Abrísia, Bruzundanga, Copércia, Dudévia e Entópia – entraram numa competição esportiva. As modalidades eram esgrima, hipismo, luta romana, ginástica rítmica e pugilismo. A pontuação foi feita assim: em cada modalidade, o primeiro lugar obtinha 5 pontos, o segundo 4 e assim por diante até o quinto colocado, que obtinha somente um ponto. A colocação final dependia da soma dos pontos obtidos em cada modalidade. Não houve empate em nenhuma das disputas. Sabe-se que a Abrísia foi campeã, com a excelente soma de 24 pontos. A Copércia obteve a mesma colocação em quatro das 5 modalidades. Entópia obteve o primeiro lugar em ginástica rítmica e o terceiro em pugilismo. Não houve dois países com a mesma soma final de pontos e a ordem na colocação final correspondeu à ordem alfabética. Abrísia em primeiro, Bruzundanga em segundo, Copércia em terceiro, Dudévia em quarto e Entópia em quinto. Quantos pontos obteve Bruzundanga em ginástica rítmica?

RESPOSTA

Como a Abrísia obteve 24 pontos, conclui-se que foi a primeira colocada em quatro das 5 modalidades e a segunda em ginástica rítmica, na qual Entópia foi a primeira. Entópia obteve 5 na ginástica e 3 no pugilismo, obtendo no mínimo 11 pontos. Assim, Copércia obteve no mínimo 13 pontos. Sabe-se que Copércia obteve a mesma pontuação em 4 das 5 modalidades. Como no total obteve no mínimo 13 pontos, então conseguiu 3 pontos em quatro modalidades ou obteve 4 pontos em quatro modalidades. Se fosse esse último resultado, no final obteria pelo menos 16 pontos em quatro das 5 modalidades, não deixando possibilidade de pontuação para Bruzundanga. Logo, copércia obteve 3 pontos em quatro modalidades, menos pugilismo, onde Entópia fez 3 pontos. Analisando as possíveis pontuações de Copércia no pugilismo, concluímos que ficou em último lugar. Para que Dudévia some mais pontos e para que Bruzundanga some mais pontos do que Copércia e menos do que Abrísia, conclui-se que Dudévia obteve 2 pontos em 4 modalidades e 4 pontos em uma delas. Como Abrísia marcou 4 pontos na ginástica, então Dudévia marcou 2 pontos na ginástica. Se organizarmos essas informações numa tabela, teremos:

 

Portanto Bruzundanga obteve 1 ponto na Ginástica rítmica.

AGOSTO

Os professores Carlos e Paulo, cada um acompanhado por um de seus alunos, foram à livraria. Carlos comprou o dobro de livros do que seu aluno, enquanto Paulo comprou o quíntuplo de livros do que seu aluno. No total compraram 26 livros. Eduardo é o nome do aluno de Carlos. Como se chama o aluno de Paulo e quantos livros ele comprou?

Extraído da Revista Globo Ciência