Racha Cuca

Racha Cuca

A LÓGICA DO CRIME

Um detetive, querendo descobrir quem roubou um banco, conversou com cinco suspeitos, todos funcionários do banco. Eram Lucinda, Jair, Deodoro, Talita e Marcondes. O detetive anotou três afirmações de cada um deles.

Lucinda disse: A) Eu não roubei o banco. B) Eu nunca roubei nada na minha vida. C) Talita é a culpada.

Jair disse: D) Eu não roubei o banco. E)Minha família é rica o suficiente e eu já tenho meu próprio dinheiro. F) Marcondes sabe quem roubou o banco.

Deodoro disse: G) Eu não roubei o banco. H) Eu não conhecia Marcondes antes de começar a trabalhar no banco. I) Talita é a culpada.

Talita disse: J) Eu não sou culpada. K) Marcondes roubou o banco. L) Lucinda está mentindo quando diz que eu roubei o banco.

Marcondes disse: M) Eu não roubei o banco. N) Jair é o culpado. O) Deodoro pode depor a meu favor porque ele me conhece desde pequeno.

Mais tarde cada um admitiu que duas de suas afirmações eram verdadeiras e uma era falsa. Como o detetive pode desvendar o crime?

RESPOSTA

Como cada pessoa emitiu apenas uma afirmação falsa, então J e L não podem ser ambas falsas. Assim, Talita é inocente. Logo I é mentira. Como I é mentira, então H é verdade. Portanto O é mentira. Como O é mentira, então N é verdade, ou seja, Jair roubou o banco.

QUESTÃO DE SORTE

Uma promoção de natal de um shopping center consistia em premiar com 1.000 reais 1 cupom sorteado diariamente. Para ganhar um cupom o freguês precisava gastar 50 reais. Hermes foi a uma loja deste shopping e comprou uma televisão por 750 reais, recebendo 15 cupons. O vendedor sugeriu a Hermes que colocasse um cupom por dia nas urnas, pois assim a sua chance de ganhar aumentaria, já que os sorteios eram feitos todos os dias. Hermes achou que era melhor colocar os 15 cupons de uma vez na urna. Qual das duas estratégias é a melhor?

Extraído da Revista Globo Ciência