Racha Cuca







DO MÊS PASSADO

A história da senhora do táxi tipifica muitas situações, quer na vida do dia-a-dia quer na ciência. Há uma situação desconcertante que, à primeira vista, não se percebe. Mas se todos os fatores relevantes forem cuidadosamente considerados, a mente tem subitamente um discernimento sobre um aspecto esquecido do problema que fornece uma chave para a solução.

Tente pôr-se na posição da senhora e depois reveja mentalmente toda seqüência de acontecimentos. Qual a primeira coisa que você diz quando entra num táxi? A resposta, claro, é que diz ao taxista para onde ir. Mas se o taxista for surdo, como saberá onde levá-lo? A senhora percebeu de repente, depois de ter pago a viagem, que o taxista não poderia ser surdo porque a conduziu ao destino certo.








OS MARIDOS CIUMENTOS

Depois de uma cheia, três casais ficaram cercados de água e viram-se compelidos a fugir do hotel onde passavam férias num barco que não comportava mais de três pessoas de cada vez. Cada marido era tão ciumento que não permitia que a sua mulher permanecesse no barco, ou noutro lugar, com qualquer outro homem (ou homens), a não ser que ele próprio estivesse presente.

Encontre uma forma de pôr os casais a salvo, no menor número possível de travessias. Não é permitido nadar ou usar helicópteros!

Agora encontre uma solução para o caso de serem cinco os casais em perigo.