Racha Cuca

AGOSTO

Neste trecho de estrada de ferro há 2 desvios que conduzem a um fim de linha (F). Em F cabe um vagão ou uma locomotiva de cada vez. Qual o número mínimo, de engates e desengates que o maquinista precisa fazer para trocar de lugar os vagões azul e verde, terminando a manobra com a locomotiva em C?


RESPOSTA AGOSTO: SOLUÇÃO PARA A LOCOMOTIVA

Se a locomotiva puder terminar a manobra apontando para a direção A, então são necessários 6 engates e desengates: ela anda até B, entra em E e engata com o vagão verde (1); anda até B, volta a C e desengata (2); anda até B, vai até o fim da linha F, entra em D e engata de frente com o azul (3); empurra o vagão azul para A, então o puxa para C e engata também com o verde, que estará em C (4); leva ambos os vagões para B, depois para E e aí desengata o azul (5); volta para B, segue para A, entra em D e aí desengata o verde (6); em seguida, retorna sozinho para A e, finalmente, para C.

Comunicado Urgente:

dos controladores de tráfego solicita que os vagões sejam novamente invertidos, mas desta vez a locomotiva deverá terminar orientada como no início da manobra. Um bom maquinista faria isso com apenas 10 engates e desengates. E você ? (Resposta no próximo número).