Racha Cuca

 

DO MÊS PASSADO

O problema dos melões

 

A partida de Harim compunha-se de 10 lotes de 3 melões cada um. Cada lote deveria ser vendido por 1 dinar. O total da venda seria de 10 dinares.

A partida de Hamed compunha-se de 15 lotes com 2 melões cada um que, vendido a 1 dinar cada lote, daria um total de 15 dinares.

Para vender os melões em lotes de 5 cada, só os 10 primeiros lotes poderiam ser vendidos à razão de 5 por 2 dinares; vendidos esses 10 lotes, restam ainda 10 melões que pertencem exclusivamente à partida de Hamed e que deveriam ser vendidos à razão de 2 por 1 dinar.

A diferença de um resultou, pois, da venda dos dez últimos melões.

Não houve roubo algum!

 

 

O problema dos cinco discos

 

Quando Dahizé completou 18 anos e 27 dias de idade foi pedida em casamento por três príncipes cujos nomes a tradição perpetuou: Aradim, Benefir e Camozã.

O rei Cassim ficou indeciso. Como escolher, entre os três ricos pretendentes, aquele que deveria ser o noivo de sua filha?

Um sábio repondeu ao rei:

- Só existe uma maneira para determinar qual o mais inteligente e merecedor: a prova dos cinco discos!

Aqui estão cinco discos, dos quais dois são pretos e três brancos. Reparai que são do mesmo tamanho e peso, e só se distinguem pela cor.

A seguir, o sábio vendou os olhos dos príncipes e, tomando ao acaso três discos, pendurou-os às costas dos três pretendentes. Disse então:

- Cada um de vós tem preso às costas um disco cuja cor ignora! Sereis interrogados um a um. Aquele que descobrir a cor do disco que lhe coube por sorte, será declarado vencedor. O primeiro a ser interrogado poderá ver os discos dos outros dois. Ao segundo será permitido ver o disco do último. E este terá de formular sua resposta sem ver coisa alguma. Aquele que der a resposta certa terá que justificá-la com o mais rigoroso raciocínio. Qual será o primeiro?

Camozã prontificou-se. O sábio lhe tirou a venda que, vendo a cor dos outros discos e interrogado em segredo, não foi feliz na resposta.

- Quero ser o segundo - declarou Benefir. Desvendados seus olhos, viu a cor do último disco e formulou incorretamente sua resposta.

Aradim aproximou-se com os olhos ainda vendados e declarou, em voz alta, a cor exata de seu disco.

Qual foi a resposta de Aradim?

 

Como descobriu ele a cor de seu disco?

Fonte: TAHAN, MALBA. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1991.