Racha Cuca

racha.gif (3368 bytes)

wpe3.gif (1405 bytes)




DO MÊS PASSADO

As quatro combinações possíveis verdadeiro-falso para as duas afirmações são VV, VF, FV e FF. Elimina-se a primeira porque sabemos que uma das afirmações é falsa. A segunda e a terceira eliminam-se porque, em cada caso, se uma das pessoas mentiu, a outra não pode ter falado a verdade. Portanto, mentiram ambas. O rapaz tem cabelo ruivo e a moça tem cabelo preto.


wpe4.gif (1483 bytes)



Maria, João e Totó, resolvem fazer urna caminhada de 10 Km. João e Maria andam a 2 km/hora e Totó pode trotar a 4 km/hora. Existe também uma bicicleta que somente pode ser usada por um deles (Totó inclusive) em um determinado instante de tempo. Não dá para levar carona. Quando usando esta bicicleta, João e Maria vão a 12 km/hora, enquanto Totó pode ir a 16 Km/hora. Qual o menor tempo no qual os 3 podem concluir o passeio? Os três devem sair no mesmo instante de tempo. Entende-se que o passeio estará concluído quando o último chegar.


Fonte: "On the bicycle problem" de V. Chvátal, da School of Computer Science, McGill University, Montreal, Canadá. Publicado em Discrete Applied Mathematics 5 (1983) 165-173. Resposta no próximo número.