Recuperação de informações técnicas

Autora: Maria José Resmer


Muitas vezes, temos dúvidas sobre um assunto, precisamos de um dado com urgência ou ainda temos curiosidade sobre alguma coisa. Tudo isso são necessidades de INFORMAÇÕES, informações estas que temos armazenadas e organizadas na biblioteca. Então como achar a informação desejada?

A Divisão de Documentação e Biblioteca – DIDOB dispõe de uma sistema de recuperação de informações bibliográficas chamado CAB-Celepar Automação da Biblioteca. Esse sistema, que utiliza o software STAIRS (Storage and Information Retrieval System) da IBM, pode ser acessado em todos os terminais da rede de TP da CELEPAR.

O acervo da biblioteca da CELEPAR, que está disponível através do sistema CAB, é composto de livros, manuais técnicos, artigos de periódicos e anais de congressos, num total de 21.622 documentos.

Todo esse acervo é indexado, ou seja, são atribuídos descritores (palavras-chave) com o objetivo de determinar de que assunto trata cada um dos documentos. Desta forma, você pode fazer uma pesquisa sobre determinado assunto, e imediatamente o sistema apontará os documentos que existem no acervos sobre este assunto.

Para que isto seja possível, todos os livros e manuais que fazem parte do acervo da Biblioteca estão catalogados no sistema, bem como os periódicos técnicos da área de informática, os quais a CELEPAR mantém assinatura. São indexados, artigos, periódicos como: Byte, Computerword (In Depth), DataNews, Exame Informática, IBM Systems Journal, I/S Analyzer, PC Magazine, PC Mundo, PC Voice, além de Anais de Congressos de Informática desde o primeiro, de 1968, até o último 1991. exceto 1974 e 1990.

Assim que as publicações chegam à Biblioteca, estas são catalogadas, para só então serem emprestadas ou disponibilizadas para circulação. Para o processo de determinação dos assuntos dos documentos, a DIDOB baseia-se numa lista de descritores além de contar com o auxílio dos técnicos da CELEPAR através de consulta pessoal, ou ainda, através de papeletas contendo os descritores atribuídos, que são anexadas a cada artigo durante a circulação do periódico, para eventuais sugestões.

Qualquer técnico da CELEPAR pode solicitar à DIDOB, autorização para acessar o sistema CAB, agilizando assim o atendimento e conhecendo melhor as possibilidades, deste acervo. Portanto, utilize o sistema e ajude-nos com sugestões e avaliações. O sistema existe para você.