Rede

Autora: Sara Fichman Raskin

A divisão de Suporte ao Processamento Distribuído, da Gerência de Suporte Técnico, é responsável pelo estudo e avaliação de sistemas de rede locais, que é um dos projetos prioritários do Plano Estratégico para 1991.

Visando em primeira instância, obter conhecimento necessário a prestação de suporte nessa área conseguimos com fornecedores uma rede NOVELL a título de demonstração. Já está prevista a aquisição de uma rede definitiva.

Esta rede foi instalada no 4. andar e está sendo estudada. A princípio, ligamos os micros disponíveis nesse andar na rede, para que fossem feitos os primeiros testes, e instalamos alguns softwares como CLIPPER, DBASE, FÁCIL, SUPERCALCD, WORD, WS que se encontram funcionando satisfatoriamente.

Devemos continuar com o trabalho de avaliação de desempenho dos softwares em ambiente de rede local, assim como o desenvolvimento de sistemas em Clipper e Cobol.

Com a instalação da rede pudemos finalmente montar u grupo de trabalho, inicialmente composto por um técnico de cada Gerência de Atendimento Técnico, para junto com a nossa equipe, estudar o funcionamento da rede e principalmente conhecer a sistemática de desenvolvimento de programas em ambiente de rede local.

A idéia na seqüência, é que o pessoal das GATs constituam novos grupos a fim de disseminar de forma abrangente esses conhecimentos.

A tecnologia de redes locais, amplamente utilizada no mundo inteiro, se constitui em uma das alternativas par distribuição do processamento entre os computadores centrais da Celepar e equipamentos instalados nos diversos usuários.