Rede Cidadão : Melhor Site de Governo do Brasil

  Autores: Olga Maria Soares da Costa – GAC   Edison Luiz Gomes Mendes - GPS   

A Rede Cidadão, através da CELEPAR, recebeu o prêmio "melhor site de governo na Internet", durante o V Congresso de Informática Pública - Conip’99, realizado de 14 a 16 de junho de 1999, em São Paulo.

Concorreram sites de 45 órgãos públicos, sendo que a Rede Cidadão venceu, inicialmente, a categoria estadual. Posteriormente, disputou com os vencedores das categorias federal e municipal e conquistou o Prêmio Cidadania na Internet.

Concorrentes da Categoria Federal:

Acompanhamento Processual On-Line; Banco Central do Brasil; CADE - Ministério da Justiça; Governo do Brasil; Indígenas do Ceará; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Fazenda; Portal Rede Governo; Radiobrás; Receita Federal; SEAPOnline; Sistemas de Administração Escolar; Tribunal Superior do Trabalho.

cidadao.GIF (24628 bytes)


Concorrentes da Categoria Estadual:

Detran de Pernambuco; Diário Oficial de Pernambuco; FDE - Estado de São Paulo; Governo de Pernambuco; Governo do Rio Grande do Sul; Imprensa Oficial de São Paulo; NetMinas - Portal para Serviços Públicos; Polícia Militar do Rio de Janeiro; Posto Fiscal Eletrônico de São Paulo; Projeto Escola do Campo - PR; Rede Cidadão - Serviços ao Cidadão do Paraná; SABESP; Secretaria da Educação de São Paulo; Secretaria da Fazenda de Pernambuco; Secretaria Estadual do Trabalho - PR; Tribunal de Contas de São Paulo; Tribunal Regional do Trabalho - MG.

Concorrentes da Categoria Municipal:

Cia de Engenharia e Tráfego de São Paulo; Instituto Brasileiro de Administração Municipal; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Prefeitura de Belo Horizonte; Prefeitura de Santo André; Prefeitura de São Paulo; Prefeitura do Município de Jundiaí; Prefeitura Municipal de Curitiba; Prefeitura Municipal de Maringá; Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Prefeitura Municipal do Guarujá; Prefeitura Municipal de Betim; Projeto Internet Popular - Prefeitura de Belo Horizonte; Rede Cidadão - Prefeitura da Cidade do Recife; Ribeirão Preto na Internet.

Critérios utilizados pelo júri oficial do Prêmio Cidadania na Internet para avaliação dos sites:

  • apresentação efetiva de prestação de serviços e disponibilização de informações que, inquestionavelmente, facilitem a vida do cidadão: evitar deslocamento até qualquer órgão público, diminuição de procedimentos e economia de tempo;
  • funcionamento total ou parcial, cujos benefícios possam ser mensurados;
  • apresentação de inovações no uso da Internet pelos governos;
  • apresentação de melhorias na qualidade do serviço prestado ao cidadão;
  • apresentação visual agradável e fácil navegação.

Composição do Conselho Consultivo do Conip’99 e júri oficial do Prêmio Cidadania na Internet:

  • ASBEMI - Associação Brasileira de Entidades Municipais de Informática;
  • CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal;
  • CIASC - Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina;
  • CIJUN - Companhia de Informática de Jundiaí;
  • DATAPREV - Ministério da Previdência;
  • FAAP - Centro de Aperfeiçoamento Profissional Gerente de Cidades;
  • FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;
  • FGV - Fundação Getúlio Vargas SP;
  • FIA/USP - Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo;
  • FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo;
  • IDETI - Eventos em Tecnologia da Informação;
  • SEAP - Secretaria de Estado da Administração e do Patrimônio;
  • SUCESU - Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo;
  • PRODAM - Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo;
  • PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo;
  • SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados;
  • SPTrans - São Paulo Transportes.

A Rede Cidadão - www.redecidadao.pr.gov.br - é uma parceria entre os órgãos públicos que possibilita ao cidadão melhoria na obtenção dos serviços. O cidadão em casa, no escritório ou em um quiosque em algum ponto do Estado pode, por exemplo, obter a fatura de energia elétrica e efetuar o pagamento, retirar o extrato do IPVA e fazer a quitação, cadastrar-se para uma vaga de emprego junto ao Sistema Nacional de Emprego - Sine e até enviar mensagem ao Governador.

A Rede Cidadão é o resultado dos investimentos efetuados em informática pelo governo Jaime Lerner, objetivando melhoria de qualidade dos serviços públicos à população, eliminando o deslocamento de pessoas e as filas em balcões de atendimento. E o mais importante, sem custo adicional para o cidadão. Com a Rede Cidadão o governo também racionaliza seus custos. Exemplo: uma operação bancária realizada em uma agência do Banestado, no valor de R$1,00 (um real), realizada através da Rede Cidadão, custa para o Banco somente R$0,13 (treze centavos).

A grande vantagem da Rede Cidadão - que agrega num único local serviços prestados pelo governo - é que o acesso não está limitado apenas às pessoas que dispõem da tecnologia da Internet nos seus ambientes de trabalho ou residência, pois já estão disponíveis quiosques e estações de trabalho nos escritórios regionais da Copel em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, na Biblioteca Pública do Paraná e na Escola Professor José Guimarães. Em Curitiba, outras opções são as Ruas da Cidadania, o Farol da Cidade e cinco Faróis do Saber, uma vez que a Prefeitura Municipal também é parceira no projeto. Existe também a possibilidade de obter os serviços da Rede Cidadão através do Telecidadão, ligando gratuitamente para o número 0800-413040.

A Rede Cidadão foi desenvolvida pela CELEPAR, representando as secretarias de estado e suas vinculadas, em parceria com Banestado, Copel, Detran, Sanepar e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Desde 22 de abril de 1998 - quando foi lançada oficialmente - até 16 de junho de 1999 - data da premiação no Conip’99 - a Rede Cidadão foi acessada 175 mil vezes. Até o fechamento desta edição (12/07/1999) já eram mais de 187 mil acessos. A expectativa é que este número cresça à medida que novos serviços sejam disponibilizados, e que as empresas que hoje dispõem de acesso à Internet viabilizem aos seus funcionários a utilização da Rede Cidadão.