Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços

Autor: Julio Cesar Pires Correa

Um compromisso com a integração total - infra-estrutura

HISTÓRICO

A partir de 1984, a CELEPAR iniciou a interiorização de seus serviços, através da instalação de terminais IBM 3270 no IAPAR em Londrina. A conexão foi estabelecida através de um circuito dedicado à velocidade de 2400 bits por segundo (bps), que atendia o fluxo de dados demandado pelo usuário a um custo aceitável.

Em 1989, já atendíamos 42 pontos em 22 municípios no interior do Estado, na sua maioria via circuitos ponto-ponto, que a despeito de sua baixa velocidade (2400 bps) tinham um nível de ocupação de 15% a 20% e oneravam sobremaneira os nossos serviços.

Por iniciativa da CELEPAR, em fevereiro de 1990, o governo estadual, através do Decreto 6585, instituiu a Rede Estadual de Comunicação de Dados. O objetivo era o compartilhamento dos recursos de comunicação de dados, orientando a expansão da rede de forma ordenada, minimizando custos e racionalizando a utilização dos meios.

A topologia da rede atual, em estrela, atinge 119 pontos em 39 municípios do Estado, atendendo SEAD, SEFA, SEED e SESP.

MOTIVAÇÃO

A realidade atual já não se contenta apenas com sistemas online, sobre grandes computadores, acessados por terminais instalados nas dependências dos usuários. As tendências apontam de forma clara e irreverssível para a filosofia de distribuição de processamento. A informação passa a ser tratada, tanto em sua geração, quanto em sua utilização, por equipamentos com capacidade de processamento, alocados mais próximos do usuário. Os mainframes passam a atuar como grandes servidores de dados corporativos e gerenciadores de uma rede de acesso a serviços, que estarão distribuídos por diversas estruturas autônomas de processamento.

Assim, a estrutura de rede que temos hoje deve ser radicalmente alterada, migrando de uma arquitetura centralizada - com protocolos proprietários e composta basicamente por terminais não inteligentes, voltados ao acesso exclusivo a sistemas processados nos grandes computadores da CELEPAR - para uma rede de padrão aberto que atue de modo transparente como um eficiente meio para troca de informações.

A mudança da filosofia de Teleprocessamento para uma Rede de Computadores impõe implementação de um complexo estruturado em padrão aberto, que proporcione condições plenas para conectividade e interoperabilidade de sistemas heterogêneos. O padrão definido para a Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços é aderente ao Modelo de Referência Open Systems Interconnections (OSI), estabelecido pela Internacional Organization for Standardization (ISO), com perfis funcionais normalizados no Brasil pela Sociedade Brasileira para Interconexão de Sistemas Abertos (BRISA).

INFRA-ESTRUTURA

A infra-estrutura da Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços é baseada em tecnologia de comutação de pacotes, conforme a recomendação X.25 do Consulative Comitee for Internacional Telegraph and Telefone (CCITT), definido pela ISO para as três primeiras camadas do modelo OSI: nível físico, nível de enlace e de rede.

A topologia da rede foi projetada em forma de malha, interligando cinco Nós Comutadores de Pacotes principais (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel), prevendo a existência de rotas alternativas, voltadas à preservação da disponibilidade em caso de problemas em enlaces entre os Nós.

Esses cinco Nós Comutadores operarão sobre circuitos de dados à velocidade de 2 MegaBits por segundo (Mbps), proporcionando um desempenho significativamente superior ao hoje disponível. Mais vinte Nós Comutadores secundários, compondo a forma inicial do complexo, estarão conectados aos cinco Nós principais a uma velocidade mínima de 19.200 bps, conforme diagrama.

Dentro dos três níveis do X.25 estarão disponíveis facilidades como: capacidade de acesso a qualquer Nó de comutação através de circuitos dedicados ou comutados, acesso a terminais operando em modo caractere (assíncrono), acesso a terminais operando em protocolos X.25/BSC-3/SDLC, acesso a 2 Mbps em Frame Relay, comunicação par-a-par resolvida a nível de rede, Broadcast, entre outras.

A Concorrência Pública para contratação da Rede foi publicada no dia 19/11/93, estando marcada para o próximo dia 21/12 a abertura das propostas.

O cronograma de instalação prevê a entrada em operação dos 5 Nós principais a partir de 15/02/94 e a conclusão da totalidade da malha em 31/06/94.