Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços

Autor: Júlio César Pires Corrêa - DIATP

Um compromisso com a integração total (infra-estrutura).

Já Estamos Operando!

Com um atraso de 15 dias, em razão de problemas logísticos por parte da TELEPAR, começou a operar em 28/02/94 a Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços, em tecnologia de comutação de pacotes.

Na ocasião, foram disponibilizados os Nós de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, possibilitando o início da etapa de migração dos usuários para a nova Rede. Como em todo processo de mudança, tivemos dificuldades, inerentes às particularidades envolvendo a arquitetura e de assimilação dos procedimentos, ainda não totalmente conhecidos.

Procurando minimizar os transtornos aos usuários, deslocamos um técnico a Ponta Grossa para acompanhar pessoalmente as primeiras migrações e avaliar os reais impactos do processo. Superados os obstáculos surgidos, em 07/03 conseguimos colocar o primeiro usuário efetivamente operando, o núcleo regional da Secretaria de Educação.

Assimilado o primeiro passo, os seguintes se deram com naturalidade, propiciando maior segurança na migração dos demais usuários. Em 15/04, já tínhamos todos os usuários de Ponta Grossa e municípios vizinhos servidos pela nova Rede, além de alguns órgãos de Londrina e municípios da região. Em 30/04, 33 pontos já operavam regularmente.

Com o aumento do número de usuários sobre a Rede e conseqüentemente do volume de tráfego, alguns problemas foram detectados, obrigando-nos a desacelerar temporariamente a migração, para reavaliarmos junto com a TELEPAR as etapas seguintes do processo, de forma a minimizar ao máximo os embaraços aos usuários.

Avaliação dos Resultados

Os resultados avaliados até este momento indicam uma melhoria significativa no nível de serviço. Os tempos de resposta, referentes à rede, caíram de um patamar médio de 3,5 segundos para 0,5 segundos. O tempo máximo de rede verificado não ultrapassa 2,5 segundos, enquanto que anteriormente este valor variava de 5 a 20 segundos.

O volume de transações vem apresentando uma distribuição mais uniforme em contraste com o perfil anterior, que refletia oscilações drásticas, em função da ocupação precária dos meios físicos, que mal compartilhados, por força do protocolo e topologia multiponto utilizados, congestionavam constantemente, ofendendo de forma crítica os procedimentos e a produtividade dos usuários.

Cada ponto de acesso agora é exclusivo, eliminando os problemas induzidos pelo compartilhamento físico dos circuitos de dados, o que resulta num maior tempo médio entre falhas, aumentando o índice de disponibilidade e proporcionando independência operacional.

Os usuários têm a facilidade de acesso imediato à Rede, assim que ligam seus equipamentos. Antes, eram obrigados a telefonar ao ramal 7 para solicitar a ativação, o que além de lhes proporcionar certo inconveniente, ainda impunha um gasto significativo com ligações interurbanas.

Vale ressaltar que a Rede hoje operando não representa a solução definitiva contratada. Os cinco equipamentos comutadores disponibilizados pela TELEPAR, foram em caráter temporário e serão substituídos pela configuração definitiva, a partir de setembro próximo, quando então teremos a implementação da topologia com vinte e cinco Nós, bem como as características e serviços, originalmente previstos.