Rede Nacional de Pesquisa - uma rede acadêmica

Autor: Arno Rodrigo Muller

A Rede Nacional de Pesquisa integra uma rede maior de alcance mundial. Esta rede reúne ao redor do mundo cerca de 720.000 computadores de todos os portes.

A Rede tem como objetivo principal a reunião de todos os pesquisadores em torno de interesses comuns. Os interesses não contemplam as atividades comerciais, restringindo-se à pesquisa e à educação continuada.

As instituições e as pessoas não estão obrigadas a se interligarem com instituições internacionais. Embora a Rede Nacional de Pesquisa tenha amplitude mundial, os interesses podem ser restritos a apenas parte do contexto total.

Para isto, o CNPQ definiu as seguintes conexões e responsabilidades:

- Institucional: conectividade e serviços de rede interna a uma instituição, de responsabilidade da própria instituição.
- Regional: conectividade entre instituições na mesma região geográfica sob a responsabilidade de um ou mais governos estaduais.
- Nacional: conectividade entre redes regionais e entre estas e o exterior, sob a responsabilidade do Governo Federal.

A grande maioria dos usuários concentra-se nas comunicações pessoais via troca de mensagens através do MAIL, fazendo teleconferência através do TALK ou então trocando arquivos de textos ou programas por transmissão de arquivos FTP.

Outro grupo consulta publicações eletrônicas, examina novidades em livros e encomenda-os pelo correio.

Existem grupos de telemedicina que trocam idéias para o tratamento de doenças. Juntos examinam radiografias digitalizadas, transportadas pela rede para emissão de diagnósticos, e táticas de abordagem dos problemas.

Para que a rede tenha uma performance aceitável, cada usuário deve ser consciente dos impactos de sua atividade sobre ela.

Qual seria sua opinião sobre um usuário que manda várias fotografias digitalizadas da família, sem compactação, para um parente que está fazendo um curso no exterior?

Para que o novo integrante da rede não tenha que fazer arqueologia no emaranhado de possibilidades oferecidas pela rede, é conveniente que ele tenha um padrinho que o ajude a transpor, com tranqüilidade, a fase de conhecimento e absorção delas. Este padrinho pode ser alguém da própria instituição ou algum amigo conhecido na rede.

A rede dispõe de diversos serviços à disposição dos usuários para que atinjam o objetivo científico. Apenas para enumerar alguns, temos:

MAIL - Correio eletrônico. O usuário deixa mensagens para outro pesquisador.

TALK - Teleconferência direta entre usuários.

FTP - Transferência de arquivos de dados ou programas.

GOPHER - Procura informações e textos.

VERONICA - Índice de arquivos computadorizados da rede.

ARCHIE - Dado o nome de um programa, localiza-o nos computadores do mundo.

TELNET - Terminais de computadores onde o usuário abre uma seção.

SNMP - Gerenciamento de problemas e estado técnico dos equipamentos da rede.

TCP/IP - Protocolo de transporte de mensagens.

WWW - Recupera informações e Hipertexto.

WHOIS - Obtém informações sobre pessoas.

TIO EZRA - Psicólogo para análise comportamental. Derivado do ELISA, antigo programa Radio Shack-80 de inteligência artificial.

O usuário deve evitar o desvio do objetivo mais nobre, sucumbindo ao canto das sereias que ele vai encontrar ao caminhar pelo emaranhado da rede.