Rede de Comunicação de Dados em Alta Velocidade

Autor: André Luiz Klingelfus

Centro Cívico

Está sendo implantada, com início de operação previsto para junho deste ano, a Rede de Comunicação de Dados em Alta Velocidade no Centro Cívico, que interligará todas as redes locais (denominadas sub-redes) dos órgãos da Administração Estadual ali localizados, em uma única grande rede, cujo backbone em fibra óptica terá uma taxa de transmissão de 155 Mbps (milhões de bits por segundo). Esta rede será privativa, para uso exclusivo do Governo do Estado do Paraná.

Tal rede está sendo construída com equipamentos de tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode) de última geração, nos prédios no Centro Cívico, permitindo assim todas as facilidades de integração de serviços de transmissão de informação em múltiplas formas.

Como exemplo de serviços que poderão ser implementados nesta rede, podemos enumerar: Aplicações convencionais, Correio Eletrônico e Automação de Escritório, Internet, Intranet, Multimídia, Vídeo Conferência, Imagem Digitalizada com alta definição (HDTV), Voz, etc.

A Rede em Alta Velocidade estará interconectada com a Rede X.25 (Rede que hoje atende todo o Estado), de forma que os usuários das duas redes poderão trocar informações de forma transparente, como se fosse uma única rede.

Quem será atendido e quando?

Está previsto o atendimento a 23 (vinte e três) sub-redes das Secretarias e Órgãos do Estado, espalhados por nove edifícios localizados no Centro Cívico de Curitiba, devendo todas elas estarem conectadas até meados de julho deste ano.

A implantação completa da Rede, envolvendo elaboração de projeto executivo, preparação de infra-estrutura, instalação de cabling de interligação para as sub-redes, implantação do backbone óptico entre os edifícios e implantação dos equipamentos, está sendo realizada pela empresa CPM - Comunicações, Processamento e Mecanismos de Automação Ltda., vencedora da licitação.

Relação das Sub-redes

Instituições

CELEPAR (2 conexões); SEC. DE GOVERNO/CASA CIVIL; CASA MILITAR; SEPL; IPARDES; SEAD; COMUNICAÇÃO SOCIAL; PGE; SEDU; DETO; SESP; SETI; COMEC; SECR; SEET; OUVIDORIA; SEJU; SEID; ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA; TRIBUNAL DE JUSTIÇA; TRIBUNAL DE CONTAS; PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

Estrutura da Rede

Em cada um dos nove prédios do Centro Cívico, serão instalados os "equipamentos de acesso" à Rede em Alta Velocidade, compostos de um equipamento Switch ATM mais um Roteador multiprotocolo, sendo este último responsável pela conexão às sub-redes daquele prédio. Estes equipamentos de acesso serão interligados, via cabos de fibras ópticas, numa topologia em estrela, com o nó central localizado no edifício da CELEPAR, em um Switch ATM de grande porte.

 

 

Mas, o que é ATM?

ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnologia de rede de última geração e quer dizer: Modo de Transferência Assíncrona.

É baseada na comutação de pequenas unidades de informação, de tamanho fixo e formato padronizado (5 bytes para o cabeçalho e 48 bytes para informações), denominadas células. Células são transmitidas através de conexões em circuitos virtuais, sendo seu encaminhamento baseado na informação do cabeçalho contido em cada uma delas.

Ela implementa o sistema de comutação de células em uma modalidade de multiplexação assíncrona, em lugar de comutação de pacotes com multiplexação síncrona, como no caso das redes X.25 e Frame-Relay. As redes ATM possuem capacidade de transportar com a mesma eficiência tráfegos CBR (Constant Bit Ratio), com taxa constante de transporte de bits no tempo, caracterizando o tráfego isócrono, e VBR (Variable Bit Rate), onde a taxa de transporte de bit é variável no tempo, caracterizando o tráfego por rajada de bits. O primeiro caso garante alta qualidade e desempenho para aplicações de voz e vídeo digitalizados, e o segundo caso, aplicações com tráfego de dados dos mais variados tipos, como no caso das redes locais.

Nas redes implementadas na modalidade STM-Syncronous Transfer Mode, há uma divisão da banda disponível em canais fixos, onde em intervalos de tempo pré-estabelecidos, e por um tempo determinado, cada canal de entrada é varrido e os bits transportados para o canal alocado, mesmo quando a quantidade de bits disponíveis para o transporte for menor do que a capacidade do canal.

Já nas redes ATM, os canais de entrada são varridos de forma assíncrona em função de negociação prévia de banda e de prioridade estabelecida para cada aplicação, quando do estabelecimento da conexão. Quando um canal não possui bits a transmitir em um dado intervalo de tempo, a banda de saída é utilizada por outro canal sem que este precise esperar a ocorrência de um novo intervalo de tempo, como em um sistema STM. Com isto temos ao mesmo tempo um aproveitamento otimizado da banda disponível e a garantia de transporte dos bits dentro dos intervalos de tempo negociados quando da conexão.

Uma característica do ATM que contribui para atingir altas capacidades de transmissão, é que a detecção de erros ocorre apenas entre os pontos finais de uma conexão, não existindo procedimentos de correção de erros e retransmissão na camada de enlace. Quando um erro é detectado no sistema receptor, a célula é simplesmente descartada, cabendo às camadas superiores, a nível de aplicação, a verificação de células faltantes e o pedido de retransmissão. Esta definição é baseada na alta qualidade esperada dos meios de transmissão, normalmente fibra óptica, onde as taxas de erro são muito baixas.

Por ser capaz de suportar diferentes tipos de serviços e satisfazer os requisitos exigidos pelos diferentes tipos de tráfegos, a altas taxas de transmissão, ATM foi a tecnologia escolhida para compor a Rede em Alta Velocidade no Centro Cívico.

E o que é Fibra Óptica?

Uma fibra óptica é composta basicamente de material dielétrico (em geral sílica), segundo uma longa estrutura cilíndrica, transparente e flexível, de dimensões microscópicas, comparáveis às de um fio de cabelo humano. A estrutura cilíndrica básica da fibra óptica é formada por uma região central, chamada núcleo, envolta por uma camada, também de material dielétrico, chamada casca.

A composição da casca da fibra óptica, com material de índice de refração ligeiramente inferior ao do núcleo, oferece condições à propagação de energia luminosa através do núcleo da fibra, num processo de reflexão interna total. As principais vantagens da fibra óptica são:

  • Permitir altíssimas taxas de transmissão, na ordem de Gbps (bilhões de bits por segundo). A taxa de transmissão depende dos equipamentos que a realizarão.
  • Total imunidade a interferências eletromagnéticas externas, proporcionando distâncias máximas permitidas maiores do que nos cabos metálicos, e podem ser empregadas em lugares com grande taxa de ruído. Por ser isolante, é o meio mais indicado para interligar prédios e sistemas com diferentes aterramentos, o que elimina o problema de condução elétrica entre potenciais diferentes. Elimina também o problema de condução de descargas atmosféricas no cabo.
  • Apresenta um alto grau de segurança para a informação transportada. Qualquer tentativa de captação de mensagens ao longo de uma fibra é facilmente detectada, pois exige o desvio de uma porção considerável de potência luminosa transmitida.
  • São leves e apresentam dimensões reduzidíssimas.

Concluindo

A Rede de Comunicação de Dados em Alta Velocidade no Centro Cívico representa o que há de mais moderno em tecnologia de comunicações, e garantirá aos órgãos do Estado do Paraná a possibilidade de implantação de uma grande variedade de serviços, com alto desempenho e alto grau de confiabilidade e segurança para a informação transportada. Já estão sendo realizados estudos para interligação nesta rede, ainda neste ano, de outros órgãos da Administração Estadual localizados fora da região do Centro Cívico.