Rede de serviços

A Rede de Serviços do Estado do Paraná, administrada pela Celepar, é um meio seguro e de alto desempenho do Governo Eletrônico para acesso à informação e apoio aos serviços governamentais, integração dos órgãos estaduais e prestação de serviços ao cidadão.

Sistema de informação, acesso à internet e telefonia compartilham a mesma infra-estrutura de serviços, racionalizando custos e processos administrativos.

A Rede conta com mais de 2 mil pontos distribuídos em 300 municípios, com serviços MPLS (Multiprotocol Labe Swtching), rede óptica de alta velocidade, ponto-a-ponto, via satélite, rede de ensino e pesquisa e Internet, somando mais de 2 mil redes interligadas.

O DataCenter da Rede de Serviços da Celepar é composto por comutadores de alta e baixa plataforma, com funcionamento em tempo integral, em ambiente monitorado permanentemente por uma equipe de segurança. Com uma capacidade de armazenamento que ultrapassa a 82,5 Tb, a Celepar hospeda hoja cerca de 366 sistemas. A Central de Atendimento da Celepar ao Cliente é feita via telefone ou através da presença de técnicos junto aos clientes.

Também integram a Rede o correio eletrônico Expresso, centenas de portais, a distribuição, suporte e manutenção do pacote Linux e de outras plataformas.

A Rede de Serviços é um importante instrumento de gestão que garante mais agilidade e melhor qualidade dos serviços prestados à população.