Rede x multiusuário

Autor: Mário Luiz Marques Halila


Em praticamente todas as empresas , e no Estado não é diferente, a informação começa com alguns PC's e impressoras.

A medida que o uso cresce, e as configurações também, aparece a necessidade de integração entre as aplicações utilizadas em cada máquina, para racionalizar o uso de equipamentos e informações.

No momento em que decide pela integração, surge a questão “REDE ou MULTIUSUÁRIO”. A opção po um outro caminho é tomada em meio a um clima de guerra entre os fornecedores de cada tecnologia, e alguns pontos importantes devem ser considerados, pois os universos são bem diferentes.

Um equipamento multiusuário é composto por um processador central, nas menores configurações um micro 386, ao qual são conectados terminais seriais comuns. Cada terminal aloca uma área de memória no 386 para a sua tarefa. Os terminais concorrem entre sí pelo acesso aos discos, impressoras e tempo de CPU do processador central.

Uma rede por sua vez, consiste de um grupo de microcomputadores ligados entre si, por meio de placas de redes e cabos coaxiais. Um ou mais dos micros é o servidos de arquivos e impressão da rede, e os demais micros são chamados de estações da rede. Cada estação o processamento usando a sua própria CPU, e todos compartilham os recursos do servidos.

A grande maioria dos sistemas multiusuários tem como sistema operacional o UNIX ou compatível, e as redes locais usam o próprio DOS nas estações, sendo estas administradas por um gerenciador de rede. Os mais comuns no Brasil são o NETWARE da NOVEL e o AMPLIWARE da AMPLUS.
mais recentemente surgem no Brasil os sistemas baseados em OS-2 como o LAN MANAGER e LAN-SERVER.

Comparando os dois ambientes temos:

DESEMPENHO

No aspecto de processamento, a rede leva grande vantagem, pois cada estação processa usando, pois cada estação processando a sua própria CPU, enquanto o multiusuário compartilha uma única CPU entre as diversas tarefas, com a conseqüente degradação do tempo de resposta a medida que aumenta a quantidade de tarefas simultâneas e que cada tarefa consuma um volume maior de CPU.

O tráfego de dados no multiusuário é menor pois entre os terminais e o processador circulam apenas as informações de vídeo e teclado. Na rede as informações de vídeo e teclado. Na rede trafegam os dados lidos ou gravados nos discos do servidos, para processamento nas estações. Neste ponto devemos ainda considerar que o tráfego maior na rede é pela diferença de velocidade entre a rede (10 Mbits) se os terminais do multiusuário (19 Kbits no máximo).

Todos os softwares que rodam em MS-DOS, funcionam na REDE e não no supermicro. Apesar de serem necessárias versões especiais para rede, fica preso conhecimento dos usuários sobre processadores de texto, planilhas, banco de dados etc. Todos comandos do DOS funcionam na REDE.

Também todos os aplicativos existentes podem ser processados sem qualquer em uma rede local. Salientamos porém que o uso de aplicativos rede é diferente do micro, pois em ambiente multiusuário precisam ser adaptados para suportar controles sobre atualizações simultâneas de arquivos por várias estações.

Com o multiusuário devem ser usados softwares próprios para UNIX, e treinados os usuários para o uso do sistema operacional. Os softwares na área de planilhas, editores e banco de dados utilizados em DOS, começam já a ter no Brasil os equivalentes compatíveis, como por exemplo, o INFOCON (WORDSTAR) o FOXBASE (DBASE) E O PRÓPRIO word.

Os terminais hoje usados pelo multiusuário não são gráficos, enquanto a rede aproveita todas as características do PC. No entanto começam a surgir terminais gráficos, além da própria possibilidade de uso de PC como terminais destas máquinas.

CUSTO

O servidor de rede equivale em configuração ao processador central do multiusuário, se considerarmos uma configuração em 386 com 4 Mb de memória e winchester de300 Mb, teremos um custo de US$ 12.000.00.

Considerando-se ainda além do software básico, software gerenciador de banco de dados, uma planilha, um editor de textos e uma linguagem de programação, montamos o abaixo para darmos uma idéia do custo por estação de trabalho para configurações de pequeno porte, com diversos números de estações:

CUSTO POR ESTAÇÃO (US$)

N° ESTAÇÕES ....................REDE ....................MULTIUSUÁRIO
2 ....................................10.628,00 ...............13.138,50
3..................................... 7.693,00 ..................9.062,33
4..................................... 6.225,50.................. 7.024,25
5..................................... 5.345,00.................. 5.801,40
6..................................... 4.991,33 ..................4.986,16
7......................................4.538,71 ..................4.403,85
8..................................... 4.199,25 ..................3.967,12

Tanto as redes como os multiusuários podem operar com um número bem maior de estações. Os multiusuários não se limitam aos processadores 386/486 como as redes, podendo processadores do tipo micros da linha motorola 68xxx, mais poderosos porém mais caros, para cada caso temos que manter uma planilha de custos para avaliarmos comparativamente.

O QUE TEM OCORRIDO NO ESTADO

Dado ao grande número de equipamentos da linha PC e aos investimentos feitos quer seja em softwares, sistemas aplicativos e formação de pessoal no ambiente DOS, os órgão dos Estado têm investido na tecnologia de redes locais quando da necessidade de crescer as aplicações e compartilhar recursos e informações em ambiente multiusuário. E dentro do conceito de redes o padrão adotado tem sido o NETWARE da NOVELL que ocupa hoje cerca de 60% do mercado mundial de redes locais.

Os estudos de ambiente UNIX se constituem para a CELEPAR em prioridade para este segundo semestre de acordo com o Plano Estratégico definido no início do ano, visando aprofundar os conhecimentos nesta tecnologia, que é largamente utilizada no mundo, para que possamos ajudar nossos usuários a escolher a melhor alternativa para cada aplicação.