Redes Locais

Autor: David de Carvalho


O Conceito de Rede Local

Dentro do mundo da informática, a situação mais simples que você pode encontrar hoje é um microcomputador com uma impressora acoplada, podendo-se chamar essa configuração de estação de trabalho.

A impressora, o disco rígido, os programas e principalmente as informações armazenadas são o que podemos chamar de recursos disponíveis para o usuário da estação. O problema dessa situação é que, embora uma estação possa ser usada por vários usuários, apenas um pode dispor dos recursos em um determinado instante. Além disso, recursos como a impressora não são plenamente usados por um único usuário, e é muito oneroso manter uma impressora de alta qualidade/capacidade em cada estação.

Uma rede local, ou simplesmente rede, consiste de dois ou mais computadores ligados entre si através de algum meio (cabo, fibra, etc.), e que possuem a capacidade de compartilhar recursos entre si. O programa encarregado de gerenciar e prover o necessário para esse compartilhamento é o Sistema Operacional de Rede, SOR.

Tipos de Redes

Existem diversos critérios para classificar as redes, mas o que mais nos interessa é a relação entre clientes e servidores. Um cliente é alguém que usa um recurso oferecido na rede, enquanto um servidor é alguém que oferece um recurso.

Uma rede é chamada ponto-a-ponto (peer-to-peer em inglês) quando as várias estações podem ser tanto clientes como servidores. Dessa forma, uma estação pode disponibilizar uma área em disco na rede, ao mesmo tempo que acessa uma área oferecida por outra estação. Neste tipo de rede não existe uma administração centralizada, ninguém especificamente é encarregado de validar senhas, direitos, etc. As redes ponto-a-ponto são caracterizadas por um desempenho sofrível e pouca segurança, e só são indicadas para ambientes muito pequenos, até cerca de 12 estações. A Lantastic é o melhor SOR nesse segmento.

Uma rede é dita baseada em servidor quando existe uma estação dedicada a gerenciar a rede, e oferece os principais recursos para as estações clientes. O servidor, normalmente uma máquina superior às demais, é dedicado (não pode ser usado como estação), e encarregado de oferecer espaço em disco, segurança, gerenciamento de senhas, direitos de acesso e filas de impressão. O NetWare é o melhor SOR para este segmento de redes. É importante ressaltar que os programas dos usuários rodam em suas estações, podendo receber seus dados localmente ou do servidor. Neste último caso, um excesso de dados circulando pode provocar uma sobrecarga de tráfego no barramento. Recentemente a literatura tem citado muito o modo cliente-servidor, que é uma variação da baseada em servidor. A diferença é que os programas dos usuários podem iniciar processos no servidor, tipicamente bancos de dados, descarregando o processamento local e o tráfego no barramento. Sistemas Unix são os mais comuns nesta arquitetura, embora Windows NT esteja despontando como uma alternativa.

O Cliente da Rede - O Usuário

O usuário é a figura em torno da qual a rede deve ser planejada e montada. Todos os serviços, recursos e facilidades devem ser postos a seu dispor, da maneira mais transparente e segura possível. O que qualquer usuário de rede quer são os seus programas e os seus dados sempre disponíveis e garantidos. É evidente que uma secretária não tem a menor vontade de saber configurar um mouse, nem um contador de saber o que é uma interrupção de hardware. Esses e outros detalhes devem ser afastados do usuário, mesmo ao custo de aumentar o trabalho de administração e operação da rede.

Os Serviços da Rede

As redes são muito versáteis no que diz respeito aos serviços que elas podem oferecer aos seus clientes. O serviço mais comum, e ainda o mais requerido, é o sistema de arquivos, ou mais simplesmente espaço em disco, seguido de filas de impressão. Esses dois serviços, que podem parecer simples a princípio, devem obedecer a requisitos sérios de segurança e desempenho. Outros serviços comuns atualmente são de comunicação (emulação de terminais, fax, ...), gerenciamento de trabalho em grupo e bancos de dados, entre outros.

A Segurança da Rede

Os requisitos mínimos de segurança de uma rede implicam em que um determinado recurso (informação, equipamento, etc.) somente pode ser acessado por quem de direito e da maneira prevista. Dessa forma, uma pessoa não autorizada não pode, sob nenhuma hipótese, alterar ou mesmo ler uma informação à qual ele não tenha direito. Além disso, é necessário garantir a integridade dos recursos da rede, de modo a impedir danos e minimizar eventuais desastres que possam acontecer. Para tal, é necessário a adoção de regras estritas de segurança e rotinas rígidas de backup.

Duas ameaças atuais preocupam mais do que tudo os administradores sérios de redes: pirataria e vírus. Nos dois casos, toda rigidez é necessária, incluindo o uso de estações sem drives (embora com disco rígido) ou vacinas, auditorias periódicas e punições severas a quaisquer quebras de regras de segurança. Outro procedimento essencial é a adoção de chaves (também chamadas de contas) com uso restrito e exigência de senhas. Essas senhas não podem ser divulgadas, devendo ser periodicamente alteradas pelo usuário.

Caso a rede deva fornecer operação ininterrupta, deve ser levada em consideração a tolerância a falhas do SOR. Os melhores SORs oferecem no mínimo duplicação de discos, chegando, nos melhores, até à duplicação total de servidores.

Escolhendo um SOR

Para a escolha de um SOR confiável, que atenda às necessidades de um determinado ambiente, e que não seja nem super nem subdimensionado, algumas questões devem ser respondidas:

* Qual o tamanho da rede? Quantos servidores, estações, impressoras, usuários, etc. serão interligados? Em que área física (andar, prédio, cidade) ela será disposta?
* Qual a necessidade de segurança? Que tipo de dados e programas serão disponibilizados aos usuários?
* Quem já está usando o SOR que eu penso adquirir? O que o administrador do sistema acha dele? O que os usuários acham dele?
* Quem são os fornecedores locais? Quem oferece suporte técnico em caso de necessidade? Existe assistência imediata? Existem técnicos qualificados no mercado? Existem cursos de bom nível para formação de pessoal?

Requisitos mínimos para SOR

Uma vez definido o ambiente em que deve ser implantada a rede, é necessário estabelecer qual o SOR a ser adquirido. Hoje existem alguns quesitos mínimos para qualquer SOR a ser implantado, dependendo das necessidades do ambiente:

* Tolerância a falhas - É uma especificação para que um sistema continue funcionando após a falha de uma parte dele. O exemplo típico são os discos: é possível colocar dois discos de modo que, caso um pare, o outro mantenha a rede em funcionamento. O modo mais sofisticado é a duplicação total dos servidores.
* Serviços de diretório - Consiste em permitir que os usuários sejam validados por qualquer servidor da rede. O ideal é que todos os servidores possam validar as chaves, mesmo que um ou outro esteja fora do ar.
* Acesso a disco - Recursos como compactação, subalocação e migração otimizam muito o uso dos discos. Pode ser interessante o acesso a juke-box de CD´s.

Os Sistemas Operacionais de Rede

Existem muitas opções de SORs, apesar do mercado brasileiro ser relativamente restrito. Em compensação, os melhores produtos mundiais estão disponíveis, não havendo assim motivo para maiores preocupações.

1. Windows para WorkGroups - Rede ponto-a-ponto da Microsoft, oferece um desempenho aceitável e pouca segurança. Domina cerca de 4% do mercado. Personal NetWare - Rede ponto-a-ponto da Novell, vem embutida no Novell DOS 7.0, e possui um desempenho fraco e alguma segurança. Domina cerca de 2% do mercado. Lantastic - A melhor e mais utilizada das redes ponto-a-ponto. Tem um bom desempenho e uma segurança razoável. Domina 6% do mercado. NetWare 3.x - Rede baseada em servidor da Novell, é a mais utilizada no mundo. Oferece excelente desempenho, grande segurança e uma confiabilidade legendária. Sua administração e configuração são excelentes para redes pequenas e médias, com poucos servidores. Abrange cerca de 52% do mercado mundial.
2. NetWare 4.x - Rede baseada em servidor da Novell, é uma evolução da 3.x. Oferece como destaque um serviço de diretórios distribuído que garante, em uma rede com vários servidores, que todo e qualquer servidor conhece todos os recursos e chaves e pode validar senhas e direitos de acesso, tornando a rede independente de uma máquina em si. Além disso possui avançados recursos de acesso a disco como compactação, migração de dados e subalocação de blocos os quais melhoram muito o já ótimo desempenho do acesso a disco. Oferece ainda grande tolerância a falhas, de espelhamento de discos até duplicação total de servidores. Ainda não suporta multiprocessamento. O NetWare 4.x domina cerca de 9% do mercado mundial.
3. Windows NT - Sistema Operacional multitarefa da Microsoft, é tipicamente um servidor de aplicações, apesar de existirem instalações de rede baseadas em NT. Possui bom desempenho de acesso a disco, incluindo espelhamento de discos (de servidores não), subalocação de blocos e recursos avançados de segurança. Emula servidores NetWare 3.x (não compatível com os serviços de diretório distribuídos do NetWare 4.x) com facilidade, para facilitar eventuais migrações. Não possui serviços de diretório, apenas o conceito de domínios. Suporta também multiprocessamento. O Windows NT, que está tentando assumir uma parte dos mercados NetWare e Unix, domina cerca de 7% do mercado de redes.
4. Unix - Produzido por vários fabricantes, é amplamente utilizado para aplicações críticas, onde segurança, desempenho e confiabilidade sejam essenciais. É de instalação e administração relativamente complexas se comparado às demais opções.

Conclusão

Não há, de fato, um critério totalmente objetivo para escolha do seu SOR. O que você pode e deve fazer é levantar todas as suas necessidades, presentes e futuras, e compará-las aos produtos disponíveis. Com a grande variedade e qualidade das opções atuais, certamente você encontrará o “seu” SOR. É procurar e achar.