Reengenharia da Base Pública

Autor: Roberto Mücke

 

A Base Pública do Estado tem por finalidade fornecer dados e serviços de informações sobre a realidade paranaense para usuários públicos ou privados. Estes recursos podem ser utilizados em processos de tomada de decisão e/ou processamentos setoriais.

O precursor da atual Base Pública foi a Base de Dados do Estado - BDE, sistema desenvolvido em mainframe e que permitiu a centralização dos dados das mais diversas áreas do Estado com informações sobre Saúde, Educação, Transporte, Agropecuária e Economia, entre outros. Partindo desta base de dados genérica, viu-se a necessidade de que estas informações fossem disponibilizadas a um maior número de usuários, ocasionando maior disseminação de conhecimentos sobre o Estado do Paraná que, além de apoio a questões governamentais, também proporcionasse o incremento de investimentos de capital privado e/ou estrangeiro no Estado.

Face ao diversificado número de usuários da Base Pública e o advento de novas tecnologias desde a criação do sistema BDE, optou-se por fazer a reengenharia da Base utilizando-se do potencial de equipamentos adquiridos pelo IPARDES e das novas características de ambientes distribuídos como, por exemplo, a arquitetura Cliente/Servidor.

Proposta de Solução

A proposta de solução adotada compreende os seguintes passos:

  • Migração do Sistema BDE mainframe/MVS para ambiente RISC/Unix, mantendo todas as características do sistema;
  • Criação de uma Base de Dados genérica similar ao BDE, em SGBDR Sybase;
  • Atualização dos dados desta base;
  • Desenvolvimento de novos sistemas em linguagens para Windows acessando o Sybase com tecnologia Cliente/Servidor.

A seguir, figura representativa da solução.

A passagem BDE mainframe para RISC está sendo feita pelo projeto "BDE para Unix". A replicação dos dados do Adabas RISC para o Sybase está sendo feita pelo projeto “Replicação Adabas X Sybase”. A consulta dos dados em ambiente Windows está sendo feita pelo projeto “BDE para Windows” com o sistema IES - Sistema de Informações Estaduais. A seguir apresentamos uma visão geral dos projetos que compõem atualmente a Base Pública.

BDE para Unix

Este projeto está sendo desenvolvido pela GPS com o auxílio da GPT e GSO. Esta solução mostrou-se mais trabalhosa do que prevíamos. A idéia era passar o BDE para a versão Unix, para se aproveitar o potencial da máquina IBM top de linha que havia sido adquirida pelo IPARDES, enquanto os projetos Cliente/Servidor estavam ainda em estudo.

Primeiramente, foi feito o levantamento do sistema BDE, desenvolvido em Natural/Adabas MVS, para se verificar pontos que necessitariam de alterações na conversão do sistema. Foram então modificadas as chamadas a rotinas de contabilização de eventos, que não seriam mais acessadas, além de alterações na passagem de parâmetros a rotinas genéricas internas do sistema. Todas as rotinas que montavam JCLs para submeter programas em batch foram modificadas e também houve alterações na utilização de teclas de função, as PFs.

A GPT e a GSO desenvolveram vários módulos como: um Gerenciador On-line de Transações (que chamamos GETON), programas para transferência de arquivos (CMM), start de programas em impressoras (STARTP), submissão de programas batch sem necessidade de JCL (SUBMIT) e outros.

Além disso foi necessário, ainda, configurar endereços para terminais, impressoras, etc.

Foram alterados aproximadamente 50 programas em Natural. Atualmente o sistema está funcionando em paralelo com o mainframe e em breve a versão mainframe será desativada.

Replicação Adabas X Sybase

Esta é uma solução temporária enquanto não temos ainda todas as funções do BDE desenvolvidas para Windows.

O problema consistia em implementar um processo em que cada alteração realizada no banco Adabas (store, update e delete) fosse refletida no banco Sybase. Foi então decidido que a rotina seria desenvolvida em linguagem “C”, com sincronismo através de geração de um arquivo de interface que conteria as alterações efetuadas no Adabas e seria lido pelo programa em "C". Esta rotina roda em background na máquina Unix e lê o arquivo fazendo as alterações no Sybase. Foram identificados e alterados todos os programas Natural que modificam os dados da base para que atualizem o arquivo interface.

Será desenvolvido, também, um procedimento para a auditoria dos dados do Sybase, que verificará a integridade entre os dois bancos de dados.

BDE para Windows

Visando melhorar o aspecto visual da Base Pública utilizando tecnologias mais recentes, foi dado início ao projeto do BDE para Windows. Como já mencionado, os novos sistemas serão desenvolvidos em arquitetura Cliente/Servidor, sendo o Back-End em Sybase e Front-End em SQLWindows.

Primeiramente está sendo desenvolvido o Sistema de Informações Estaduais -IES. Este é o módulo de consulta Windows da Base Pública que pretende fornecer as informações retratando-as em forma de tabelas, quadros e relatórios e ainda acrescentar recursos de geração de gráficos, mapas, conceitos e imagens.

O sistema teve início com a prototipação em SQLWindows e SQLBase, enquanto se aguardava a configuração e liberação do Sybase do IPARDES. O protótipo foi apresentado por ocasião do Mercosoft/95, com dados sobre Agropecuária. Entretanto, o sistema está sendo desenvolvido para disponibilizar em curto prazo todas as informações da Base Pública.

No início do processo houve problemas devido à pouca experiência com a linguagem SQLWindows bem como com SGBDR relacionais. Os mapas temáticos também necessitavam solução alternativa, uma vez que o fornecedor do SQLWindows não possui um recurso apropriado para o problema. A solução encontrada foi desenvolver os mapas utilizando o software DBMapa.

Em Cliente/Servidor, propriamente dito, houve alguns problemas na conexão entre o SQLWindows e o Sybase, com dificuldades na configuração com TCP da Microsoft. Existiram também problemas na performance. Quando várias estações acessavam o sistema o tempo de resposta degradava muito. Este problema está sendo solucionado com geração de stored procedures para as rotinas mais complexas e com alterações na configuração do ambiente.

Posteriormente serão implantados novos sistemas que complementem em interface gráfica as outras funções do BDE. Está previsto o desenvolvimento de sistema de indicadores analíticos e também de um novo módulo para consulta a imagens geoprocessadas. Todos estes novos sistemas proporcionarão ao usuário os modernos recursos disponíveis no ambiente Windows.