Referenciação de Documentos Eletrônicos

Autoras: Ligia Leindorf Bartz Kraemer, Luíza de Fátima Pilati Mendes Lourenço, Maria José Resmer e Patrícia Zeni Marchiori.

A facilidade de obtenção de informações a partir de meios diversos, tornou acessível à maioria das pessoas os mais variados tipos de documentos, sendo que estes passaram a servir de base para todo e qualquer trabalho a ser produzido. Sendo assim, além das fontes convencionais impressas, novas fontes passaram a ser consultadas e, conseqüentemente, necessitando ser referenciadas. Porém, muito pouca preocupação tem havido, em nível nacional, com o problema de referenciação de fontes não impressas.

A partir das dificuldades encontradas no dia-a-dia com o tratamento de informações obtidas através de meios eletrônicos, e pela ausência de instrumentos normativos em língua portuguesa, um pequeno grupo de bibliotecários se reuniu com o objetivo de contribuir com as discussões que estão iniciando em todo o país sobre o assunto, tendo como resultado o documento "Referência bibliográfica de informações e documentos eletrônicos: uma contribuição para a prática".

Este documento destina-se a ser um instrumento de apoio a todos os profissionais que se defrontam com a representação documentária e desejam fazer uso dela de forma padronizada.

Foram compiladas informações baseadas em trabalhos diversos disponíveis especialmente na Internet, tomando-se por base sempre as normas já existentes, como a NBR 6023 que trata de referenciação bibliográfica, e a norma internacional ISO 690-2 sobre referenciação bibliográfica de informações e documentos eletrônicos.

As sugestões apresentadas foram definidas a partir de uma concepção teórica-prática, mediante consulta a bibliotecários que estão vivenciando este problema, solicitando pareceres e orientação sobre o assunto.

O documento apresenta uma seção sobre Referências Bibliográficas, abordando sua conceituação e seus instrumentos, seguido de uma seção sobre Documentos Eletrônicos, onde conceitos, instrumentos e formas de referenciação são minuciosamente apresentados. Ao final, um Glossário indica alguns dos conceitos e definições utilizados.

Estão incluídos exemplos de referenciação de informações obtidas através de vários meios, como: arquivo, programa, base de dados, rede eletrônica, CD-ROM, BBS, Internet, FTP, Gopher, IRC, Lista de discussão e WWW.

Elaborado pelas bibliotecárias Lígia Leindorf Bartz Kraemer, Luíza de Fátima Pilati Mendes Lourenço, Maria José Resmer e Patricia Zeni Marchiori, a publicação está disponível em disquete, com recursos hipertexto.