SERT inova no atendimento aos usuários do sistema público de emprego

Autores: Joel Ritter Ferreira - SERT Walter Gonçalves - SERT

 

Entre os programas fundamentais da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho encontra-se o da Intermediação de Mão-de-Obra.

Propõe-se à Pasta, para sua consecução em primeira fase, que suas 107 Agências do Sistema Público de Emprego, 140 Agentes Operacionais (o que significa uma ação em 247 municípios) atuem como intermediadores e facilitadores no processo de colocação e recolocação dos trabalhadores no mercado, captando vagas nele existentes e preenchendo-as com aqueles trabalhadores cujos perfis satisfaçam os requisitos demandados.

Tais unidades operam, informatizadamente, o denominado Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra-SIMO, com as funções de: cadastramento de candidatos a emprego, cadastramento de empresas, cadastramento de vagas de emprego, informações do mercado de trabalho, informações sobre vagas nos cursos do programa de Qualificação Profissional da SERT, solicitação de inscrição em cursos desse programa, fornecimento de indicativos de demanda por qualificação e requalificação profissional e informações sobre programas mantidos pela SERT.

O atendimento diário - de doze horas - na agência central, em Curitiba, já chegou aos 2.000 candidatos e o tempo médio de espera é de uma hora.

Buscando melhorar a qualidade desse serviço, a SERT estará implantando, a partir do próximo dia 25 do corrente mês, a tecnologia do cartão magnético.

Tais cartões, que serão entregues aos candidatos a vagas no momento de sua entrevista na agência, contêm informações que vão permitir agilidade de atendimento, além da localização rápida e segura do candidato no sistema e da emissão de currículo, em qualquer ponto coberto pela rede da SERT ou pela Internet, à qual se conecta, também, a Secretaria.

As informações básicas, que poderão ser lidas no cartão magnético são: emprego pretendido, cursos de qualificação que interessam, data de nascimento, sexo, escolaridade e experiência profissional. Por meio das mesmas, o trabalhador, fazendo uso de terminais de auto-atendimento, verifica se existe oportunidade de emprego de acordo com suas características, não apenas na agência em que possui cadastro como em qualquer do Sistema Público de Emprego no Paraná, já que esta inovação permitirá que o atual sistema informatizado pesquise a base de dados da SERT, buscando uma ocupação compatível para o solicitante, ou fornecendo-lhe informações sobre a concessão de seguro-desemprego, possibilidade de participar de cursos de qualificação profissional, além da emissão de seu currículo, caso o deseje.

Estima-se que será obtido grande benefício pelo trabalhador que, operando seu cartão, terá resposta imediata às suas pretensões, num atendimento mais rápido e mais seguro.

As unidades da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, assim, primeiramente em Curitiba e, logo após, em outros 48 municípios, inauguram esta primeira fase de implantação da nova tecnologia de atendimento aos usuários do Sistema Público de Emprego, inovando e proporcionando aos trabalhadores paranaenses acesso direto a um sistema cada vez mais aperfeiçoado.