SERT planeja

Autor: Luiz Alberto Pinto de Carvalho - SERT

Criada em fevereiro de 1995, a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho-SERT, lançando mão do apoio possibilitado via convênio firmado pelo Estado com o Ministério do Trabalho/CODEFAT, buscou estruturar-se de conformidade com os padrões mais modernos da informática, levando a operação em rede da sua sede a toda a estrutura descentralizada que a compõe: 17 Escritórios Regionais e 107 Agências do Sistema Público de Emprego.

Assim implantado, o Sistema Público de Emprego-SEMPRE tornou-se a base sobre a qual vem sendo consolidado o objetivo primordial da SERT: promover o emprego, a renda, a eficiência e a qualidade produtiva em todas as regiões do Paraná.

Fazem parte das ações do Sistema em questão a intermediação de mão-de-obra, a habilitação ao seguro-desemprego, a capacitação e a requalificação profissional, o incentivo à geração de novos empreendimentos via Programa de Geração de Emprego e Renda-PROGER e a coleta de informações sobre mercado de trabalho e perfis de mão-de-obra.

No sentido de ampliar a abrangência do atendimento - atingindo faixa de interessados que até o momento nunca havia sido incluída- criou-se também novo canal de comunicação com a sociedade, pela disponibilização dos serviços de intermediação via Internet.

Tal aplicativo, desenvolvido pelo Núcleo de Informática da SERT em parceria com a CELEPAR, permitiu colocar-se à disposição de segmento de trabalhadores mais especializados, e de empregadores, uma alternativa de fornecimento de serviços do SEMPRE ágil, gratuita e de baixo custo para a administração estadual.

Representa, por outro lado, o fundamento para os trabalhos em estudo que permitirão a criação da agência virtual do sistema, em futuro próximo, redirecionando recursos significativos, hoje empregados em atividades operacionais. Acrescente-se a isto a viabilidade de garantir-se elevação no nível de qualidade da prestação dos serviços ao público.

O uso da Internet, iniciado em 97, possibilitou o cadastramento direto das empresas, ampliando o número de vagas ofertadas e suprimindo operações que contêm ponto crítico na captação das mesmas. O número de interessados, inclusive com alta qualificação, vem aumentando dia a dia e o painel geral das vagas existentes no Estado pode ser atualizado semanalmente.

De modo especial em nossa Capital, pela disponibilidade de terminais ligados à Internet nas bibliotecas públicas do Estado e do Município, esse acesso amplia-se a interessados que não disponham particularmente de tal canal, favorecendo o aumento de uma nova categoria de trabalhadores buscando colocação e inserindo-se no mercado de trabalho.

Via Internet, ainda, todas as informações sobre os programas desenvolvidos pela SERT –até mesmo editais de licitações e resultados das mesmas - são disponibilizados no endereço: sert@pr.gov.br e http://www.pr.gov.br/sert