SIAPG - Sistema Integrado de Acompanhamento do Plano de Governo

Autor: Elcio Jorge Marcowcz

Apresentação

O Sistema Integrado de Acompanhamento do Plano de Governo tem como objetivo dar condições às Secretarias e demais órgãos da Administração Pública Estadual de planejar e acompanhar a execução do Plano de Governo, quer seja a nível setorial, para que acompanhem o nível de execução dos seus programas e projetos ou ao Estado, possibilitando uma visão global do trabalho realizado pelos diversos órgãos envolvidos.

Para isto, será utilizado o APG, Módulo Descritivo que ficará encarregado do cadastramento das estruturas gerais dos Projetos ( Iden-tificação, Apresentação, Justificativa, Objetivo, Meta, Detalhamento, Metodologia, Cronograma, Orçamento, Bibliografia) em conjunto com o MS-PROJECT que propiciará o cadastramento dos cronogramas de atividades dos projetos do Plano de Governo.

À Celepar coube desenvolver o aplicativo APG - Módulo Descritivo, estabelecer interface com o MS-PROJECT e providenciar a instalação de ambos nos órgãos do Estado.

O cliente responsável pelo projeto é a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral que vem gerenciando a execução do projeto através da Coordenação de Estudos e Projetos - CEP.

Objetivos:

Durante a elaboração do projeto foram estipulados alguns objetivos que o projeto SIAPG deveria contemplar, tais como:

• Propiciar às Secretarias e órgãos do Governo do Estado ferramenta de informática na elaboração e acompanhamento de seus projetos;
  • Dar unidade e agilidade à elaboração e acompanhamento dos programas e projetos;
  • Criar uma memória das ações do Governo do Estado através de um histórico de programas e projetos;
  • Relatórios gerenciais para demonstrar analiticamente o andamento das ações de governo.
NOTA
Caso você tenha necessidade do SIAPG para elaboração dos seus projetos e ainda não o tenha instalado, solicite sua instalação o mais breve possível junto ao seu Coordenador de Atendimento que ele irá encaminhar o seu pedido, ou então, faça-o através da Central de Atendimento da CELEPAR: 352-1212 Ramal 8

Abrangência:

Existem ao todo aproximadamente 90 entidades do Governo do Estado com potencial para utilizar a Metodologia de Acompanhamento do Plano de Governo. Abaixo relação dos tipos de órgãos envolvidos.

Atualmente verifica-se que o SIAPG está instalado em 62 locais e abrangendo cerca de 49 instituições do Estado. As instalações estão sendo viabilizadas pela CELEPAR, através de solicitação dos usuários junto ao Coordenador de Atendimento.

Administração Direta Fundações Empresas Mistas Autarquias Regime Especial Empresas Públicas Total

Treinamento:

O repasse dessa nova tecnologia está sendo feito através de treinamento de técnicos dos órgãos envolvidos no projeto. Abaixo, segue o quadro demonstrativo de treinamento do SIAPG, realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES, através do Centro de Treinamento e Desenvolvimento.

CURSO INSTITUIÇÕES ATENDIDAS TURMAS CARGA HORÁRIA FUNCIONÁRIO
SIAPG 61 11 220 169
Seções de Acompanhamento SIAPG 13 3 12 26
Elaboração e Gestão de Projetos 12 2 48 34

Fonte: IPARDES/CTD

Atuação:

Abaixo destacamos os principais órgãos envolvidos, com respectivas áreas de atuação no projeto SIAPG:

CELEPAR: Desenvolvimento Instalação Suporte Atendimento

SEPL: Acompanhamento Metodologia Suporte Atendimento

IPARDES: Treinamento Cursos Atendimento

Evolução:

Visando melhorar a qualidade do projeto, decidimos, em conjunto com o cliente, adotar o desenvolvimento através de versões. Com isso, conseguimos melhor administrar as questões mais críticas como, por exemplo, a instalação nos diversos locais.

A cada nova versão são implementadas melhorias oriundas de solicitações do cliente ou questões de funcionalidade, performance, etc, sugeridas pela própria equipe do projeto. Até o momento foram desenvolvidas 4 versões ( 1.01, 1.02, 1.03, 1.04 ) e está em andamento a versão 1.05 que contempla características de ambiente multiusuário, entre outras.

Informativo:

Para amenizar as dificuldades encontradas inicialmente pelos usuários, foi criado o "Informativo SIAPG". Com isso, representantes de órgãos e técnicos envolvidos, terão à disposição um documento que os auxiliará, quer seja no âmbito do aplicativo ou em quaisquer outras questões referentes ao Acompanhamento do Plano de Governo.

A definição clara do objetivo que se pretende buscar com emissão deste documento, é verificar no dia-a-dia as principais dificuldades que os usuários vem enfrentando e, a partir dai, melhorar a qualidade do projeto através do repasse de informações, dicas, sugestões e melhorias, muitas vezes comuns, e que seriam resolvidas através do "Informativo-SIAPG".

Participação:

O fator fundamental para atingir os objetivos recomendados inicialmente junto ao SIAPG, foi a participação de todos os envolvidos no projeto, de gestores a usuários, desenvolvedores e instrutores.

Nota-se, cada vez mais, que o trabalho vem sendo realizado numa atuação conjunta, visando superar quaisquer dificuldades, e com isso, melhor direcionar os trabalhos referentes ao projeto.

Conseguimos isto, porque não tratamos os problemas isoladamente. Acompanhamento, treinamento, evolução da aplicação, suporte e informativo, entre outras atividades integradas, propiciaram tal situação. Parte desse sucesso inicial é proveniente de todos os "usuários SIAPG". Mas não devemos parar por aí. Acreditamos que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito a fazer para obter os objetivos inicialmente preconizados, pois, resgatar o processo de Planejamento e Acompanhamento requer, de certa forma, mudanças culturais que nos deixam a mercê de resistências embutidas em nós mesmos através dos tempos. O SIAPG, através da visão global que possibilita, será um dos instrumentos dessa mudança, e seus resultados servirão de subsídios para compor os instrumentos gerenciais de tomada de decisão dos dirigentes do Governo do Estado do Paraná.