SICOPAR - Sistema de Informações Cartográficas do Paraná

Autores: Cyntia Mara Costa, Gislene Lessa, Iolanda Oliveira Barcelos e Odinei Franco Lisboa.

O QUE É O SICOPAR?

É o Sistema de Informações Cartográficas Oficiais do Estado do Paraná que tem como objetivo validar, organizar e disseminar as informações Cartográficas Básicas, dados de Pontos de Referência Geodésicos e, também, alguns dados de Cartografia Temática, de uso geral e freqüente por parte dos diversos Órgãos da Administração Estadual, direta e indireta.

O SICOPAR possibilitará organizar os dados mencionados em uma Base Contínua de Dados Espaciais, reestruturados sob um enfoque GIS, fundamentalmente através do estabelecimento de relações topológicas entre as feições vetoriais do georreferenciamento das estruturas raster e da integração de dados gráficos e alfanuméricos, conforme um Modelo de Dados já estabelecido.

A Base de Dados SICOPAR estará situada fisicamente no ambiente da CELEPAR, gerenciada por uma plataforma GIS, explorando Banco de Dados Relacional e acessada pelos diversos Órgãos Estaduais através da Rede Estadual de Comunicação de Dados e Serviços, da Internet ou off-line.

POR QUE TRATAR OS DADOS?

O objetivo é estruturar e validar dados cartográficos, organizando-os e descrevendo-os, levando-se em consideração as características básicas do dado.

A complexidade no tratamento, na manutenção e na disseminação dos dados cartográficos digitais, devido ao grande volume de informações geradas e manipuladas, necessita de armazenamento de forma estruturada, possibilitando recuperação, por coordenadas, atributos, limites e outras, de acordo com as diversas aplicações e o número crescente de usuários.

BASE DE DADOS SICOPAR

Após se levantar todos os dados Cartográficos, de Geodésia e Sensoriamento Remoto necessários ao uso pelos Órgãos do Estado, definiu-se as principais entidades com seus atributos alfanuméricos e os relacionamentos entre estas entidades.

O Sistema possibilitará organizar os dados mencionados em uma Base Contínua de Dados Espaciais, reestruturando-os sob um enfoque GIS.

O Sistema pode ser representado esquematicamente pelo diagrama:

1. Todo Órgão Estadual que contrata Produtos Cartográficos Básicos (coberturas aéreas, restituições fotogramétricas, ortofotos ou atualizações), repassa ao SICOPAR os dados previstos.

2. Todo Órgão Estadual tem acesso aos dados gerenciados pelo SICOPAR, em formato compatível com suas necessidades.

3. Todo Órgão Estadual que implante ou mantenha Pontos de Referência Geodésica repassa ao SICOPAR dados sobre eles.

4. Todo Órgão Estadual que contrate Produtos de Sensoriamento Remoto (imagens de satélite, radar e outros), repassa ao SICOPAR os dados previstos desses produtos.

FUNÇÕES DO SISTEMA:

5. INVENTÁRIO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS atualiza e acessa um Cadastro dos Produtos Cartográficos do Estado.

6. A MAPOTECA TOPOGRÁFICA DIGITAL atualiza e acessa os Produtos Cartográficos Vetoriais, em diferentes escalas, nas estruturas originais dos produtos e tratadas sob um enfoque GIS.

7. As ESTRUTURAS GEODÉSICAS atualizam e acessam um Cadastro de Pontos de Referência existente no Estado.

8. As IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO atualizam e acessam um Cadastro dos Produtos de Sensoriamento Remoto do Estado e as próprias Imagens, devidamente georreferenciadas.

O QUE É ENFOQUE GIS?

O enfoque principal na modelagem dos dados é o de que a modelagem se destina à geração de produtos digitais a serem utilizados em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

A reestruturação em um enfoque GIS, significa dar um tratamento aos dados brutos recebidos em produtos de Cartografia Básica, geralmente entregues em formato CAD.

Fundamentalmente, através do estabelecimento de relações topológicas entre as feições vetoriais, do georreferenciamento das estruturas raster e da integração de dados gráficos e alfanuméricos, conforme um Modelo de Dados já estabelecido.

Os dados validados podem, então, ser gerenciados por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional, de forma a suprir as necessidades básicas dos usuários de GIS.

Uma Base Contínua de Dados Espaciais significa que os dados espaciais (gráficos) não ficariam em inúmeros arquivos dispersos, um para cada região geográfica/conjunto de Entidades, e sim em Tabelas de um SGBD Relacional, por exemplo, englobando todo o Paraná e todas as Entidades previstas no Modelo de Dados.