Autoria: Agência Estadual de Notícias

Democracia da informação e novos desafios do governo do Estado referentes à inclusão digital foram alguns dos temas expostos.

Representantes do Governo do Estado participaram da Semana de Inclusão Digital no Cefet-PR. O Secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, o Presidente da Companhia de Informática do Paraná - Celepar, Marcos Mazoni e o Assessor de Software Livre da Celepar, Fabiano Mormul fizeram palestras sobre Telecentros Paranavegar, Inclusão Digital, Software Livre X Software Proprietário e Software Livre no Governo do Paraná.

O Secretário Nizan falou sobre cibernética, tecnologia da informação, avanços da tecnologia, inclusão digital, Telecentros Paranavegar, democracia da informação e novos desafios do governo do Estado referentes à inclusão digital. “Nosso desafio é fortalecer a inclusão digital e democratizar a tecnologia de informação para que a população comece a produzir”.

Na mesa redonda “Software Livre (SL) X Software Proprietário”, a qual não teve participação do grupo proprietário, o assessor Fabiano Mormul falou sobre o uso do software livre em projetos da Celepar e das condições de aquisição de compras de software proprietário. “Desde o ano passado o governo do Estado já economizou muito com o uso do SL”.

Na palestra “Software Livre - Governo do Paraná”, Mazoni falou sobre a estratégia do uso do software livre no governo do Estado, gestão administrativa, democratização da informação, movimento Software Livre Paraná. “Este movimento tem colaborado para desenvolver o software entre a população”.

Segundo Mazoni, entre os objetivos gerais deste Governo estão a promoção da independência tecnológica e liberdade de expressão, a alternativa de desenvolvimento econômico para o Paraná, qualificação e aproveitamento do conhecimento local e a economia de recursos. A inserção da questão tecnológica no contexto da construção de um mundo com inclusão social e igualdade no acesso aos avanços tecnológicos também faz parte dos objetivos do governo.

Mazoni citou alguns projetos em andamento como a substituição do sistema de texto Office MS pelo Star Office/Open Office, do sistema de correio, agenda e catálogo pelo Direto (aplicativo web), uma ferramenta brasileira de fácil acesso, desenvolvida em software livre neste momento pela própria Celepar. Ele ressaltou ainda os projetos “hospedados” na empresa e os projetos de exclusão social e inclusão digital, citando o programa Telecentros Paranavegar. “Os Telecentros possibilitam o acesso à tecnologia da informação, principalmente através da Internet, promovendo a inclusão digital da comunidade”, finalizou.

Referência

1. PARANÁ . Agência Estadual de Notícias. Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e Celepar participam da semana da inclusão digital. Disponível em: <http://celepar8cta.pr.gov.br/secs/Cnoti.nsf>. Acesso em: 26 mar. 2004.