Sefanet - Extranet da Secretaria da Fazenda do Paraná

Autores: Paulo Alcion de Oliveira e Winfried Helmuth Schumann   

Este trabalho foi mais um que a CELEPAR apresentou no XXIX SECOP - Seminário Nacional de Informática Pública, realizado em 13 e 14 de novembro de 2001.

Organizações produzem e utilizam uma grande quantidade de informações para desenvolver com qualidade suas tarefas e serviços. Estão armazenadas das mais variadas formas e tecnologias, o que implica em dificuldades no tratamento, recuperação e integração.

Bancos e órgãos governamentais, como as Secretarias da Fazenda, por suas características, buscam tratamento e compartilhamento de suas informações de forma padronizada e controlada, junto ao público interno e externo.

Estes órgãos verificam que seus processos podem ser agilizados se compartilhados diretamente com os diversos agentes envolvidos. Este fato gera a necessidade de contínua modernização dos processos e sistemas.

O objetivo deste artigo é descrever como a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná - SEFA e a Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR estão tratando estas necessidades. Será apresentada a solução Extranet da SEFA, denominada Sefanet.

CENÁRIO

A Internet tem sido vista como uma revolução tecnológica, não somente junto à comunidade de informática mas também por toda a sociedade. Esta tecnologia não somente traz grande impacto junto à cultura geral, mas principalmente junto às organizações. O processo revolucionário traz mudanças nos negócios, tanto em termos de cultura corporativa como nos processos das organizações. Vislumbradas as possibilidades, a adoção da tecnologia Internet torna-se o requisito principal tanto para o desenvolvimento de novos serviços quanto para a modernização dos existentes.

O primeiro passo na aplicação da tecnologia nos processos da corporação é a implementação de uma Intranet, onde os serviços desenvolvidos ficam liberados aos empregados da organização. São estabelecidos bloqueios ao acesso de usuários externos, visando manter fora os "intrusos". São criados mecanismos de personalização dos serviços, garantindo o acesso de cada usuário somente aos serviços de seu interesse. Assim, por exemplo, os usuários da área financeira da Secretaria da Fazenda acessam os seus serviços específicos, que podem não estar visíveis aos da área tributária e vice-versa.

Iniciado o desenvolvimento de aplicações, uma nova possibilidade se apresenta: partes dos processos podem ser compartilhados com o público externo da organização. O benefício é mútuo - outras corporações ou mesmo a comunidade receberão serviços de melhor qualidade e a corporação agilizará seu processo interno.

Surge então a necessidade de adaptação da Intranet da corporação para uma Extranet, permitindo que, de forma controlada, outros usuários selecionados tenham acesso aos serviços. A estruturação adotada anteriormente na montagem da Intraneté "facilitadora" neste trabalho. Os mecanismos de controle e personalização de acesso podem ser rapidamente ajustados à nova realidade. Os serviços podem ser repensados, pois podemos atribuir partes do processo diretamente aos agentes externos. Por exemplo: um fornecedor pode obter extratos financeiros da sua relação com o governo e, em contrapartida, manter o seu cadastro atualizado.

O acesso restrito a serviços parece contrapor-se com a idéia de socialização do uso da informática, mas grandes portais de acesso público somente podem prestar serviços genéricos e que não necessitem de identificação de seus usuários. À medida que haja evolução e se sofistiquem os serviços, impõe-se a personalização, o que não significa restrição, mas sim segmentação. As soluções de Internet e Extranet se complementam - no exemplo do fornecedor do governo, ele pode continuar se beneficiando dos serviços genéricos do Site Corporativo, assim como, após identificar-se, acessar os serviços ligados ao seu perfil, disponíveis na Extranet.

A segmentação por grupos de interesse é uma tendência e a Sefanet mostra-se uma solução adequada para atender a esta necessidade. Pelo contexto, as Extranets governamentais apresentam-se como um dos "pilares" para a implementação do Governo Eletrônico.

SOLUÇÃO

A Sefanet é uma estrutura de navegação e acesso a funcionalidades em padrão WEB e caracteriza-se por liberar aos seus usuários, de forma personalizada ou por perfil de interesse, acesso a aplicações de uso corporativo.

O desenvolvimento foi iniciado em janeiro de 1999, tendo como objetivo principal a demonstração das potencialidades da Intranet para a organização através da criação de um Portal para serviços internos e de links para serviços disponíveis na Internet. Os objetivos secundários eram a criação de ambientes de desenvolvimento e produção e possibilitar as condições necessárias para absorção da cultura Internet, tanto para os funcionários da SEFA, como também para a equipe de desenvolvimento. Nesta fase, considerava-se que todos os serviços deveriam estar livres para acesso aos usuários da corporação (portal interno) e, na primeira versão, foram desenvolvidas aplicações para divulgação de informações setoriais e da organização.

Os objetivos iniciais foram alcançados, pois os usuários vislumbraram as potencialidades da tecnologia e iniciaram um período de desenvolvimento de aplicações de acordo com as suas necessidades. A partir destes desenvolvimentos, verificou-se a necessidade de alterações na forma de liberação de acesso aos usuários - de livre para restrito, de acordo com o interesse de cada usuário ou grupo de interesse. Isto ocorreu pela necessidade de manter sigilo de informações que estão em tratamento antes do processo de tomada de decisão. A partir disto, foi gerado um sistema de segurança, que permite o controle de acesso às aplicações para usuários identificados.

Após a implementação de inúmeras aplicações e da experiência e conhecimento acumulados, verificou-se a necessidade de desenvolvimento de um novo sistema de navegação e segurança de acesso. Pelas potencialidades e pelo sucesso de sua implantação, o alcance do sistema expandiu-se - anteriormente ligada às necessidades de alguns setores, passou a ser a solução para toda a organização. Isto ocorreu em meados do ano 2000, tendo como principal objetivo o tratamento da Sefanet como um Sistema, onde o controle de acesso disponibilizaria um ambiente personalizado aos usuários. Todo o padrão de interface com usuários foi remodelado e padronizado, propiciando maior facilidade de assimilação das novas aplicações pelos usuários e maior agilidade no processo de desenvolvimento.

Todos os processos do sistema são estabelecidos através de rotinas especiais e de atualização de bancos de dados: incorporação das funcionalidades das aplicações, forma de navegação, instruções de uso e liberação de acesso para usuários, o que confere agilidade ao desenvolvimento de aplicações, pois o foco fica voltado somente ao desenvolvimento das funcionalidades inerentes ao negócio.

Em meados de 2001, a Sefanet passa por mais uma evolução: deixa de ser uma Intranet para se transformar em uma Extranet. As principais alterações: ajustar o sistema de segurança e migrar o sistema para fora da proteção da Rede Corporativa do Estado. Desta forma, as aplicações podem ser acessadas por usuários pela Internet.

Durante todo o tempo de evolução do sistema, várias aplicações foram desenvolvidas, destacando-se aquelas de integração com sistemas críticos e corporativos, normalmente desenvolvidos em equipamentos de grande porte. A partir de soluções de integração com o "legado", algumas desenvolvidas na CELEPAR e outras de fornecedores, foi possível desenvolver uma série de aplicações com forte integração com os sistemas corporativos existentes, o que aumentou muito o "leque" de possibilidades no desenvolvimento de novas funcionalidades.

Um dos exemplos é a construção das aplicações relativas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados necessários à montagem dos relatórios exigidos pela Lei são carregados em bancos de dados relacionais, através de rotinas de cargas automáticas, a partir dos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAF, em operação em plataforma de grande porte. Usuários autorizados emitem os relatórios através da Sefanet, promovem as auditorias necessárias e autorizam a sua publicação no próprio Sistema para serem acessadas por outras organizações interessadas (exemplo: Tribunal de Contas) e no site Internet da SEFA para o cidadão. Toda a sistemática garantiu agilidade - atualmente os relatórios estão disponíveis para consulta em prazos menores que os exigidos pela legislação. Outras aplicações complementares, de gestão do processo financeiro, exigidas ou motivadas pela lei, foram desenvolvidas e estão em operação na Sefanet e na Internet.

Outro exemplo é a adaptação para uso interno dos serviços da Agência de Rendas na Internet - AR-Internet - disponíveis para Contabilistas e Empresários. São dezenas de serviços desenvolvidos em tecnologia Internet, acessando dados de sistemas corporativos em plataforma de grande porte, adaptados na Sefanet para utilização por Agentes Fiscais, que terão a possibilidade de acesso aos dados de todas as empresas, sem restrição. As oportunidades de desenvolvimento são grandes e vários projetos de modernização estão em andamento. Novas ferramentas estão sendo adquiridas e estão compondo a relação de tecnologias à disposição. Novas funcionalidades, visando a agilização dos processos de desenvolvimento e apoio aos usuários, estão sendo estudadas para integração à Sefanet - rotinas genéricas de geração de aplicações simples, de formatação de consultas pelos próprios usuários, de atendimento de usuários a distância etc.

Pela evolução das funcionalidades, a Sefanet está se tornando um ambiente de desenvolvimento para aplicações WEB, com processos, ferramentas e funcionalidades que podem interagir para a implementação de soluções. A equipe de desenvolvimento não está só neste trabalho - é forte o envolvimento, na busca por soluções complementares, junto a outras equipes de desenvolvimento e áreas técnicas da CELEPAR e de fornecedores.

FUNCIONALIDADES

A seguir serão descritas as funcionalidades da SEFANET.

Controle de segurança de acesso e navegação

A Sefanet provê funcionalidades para controle de segurança de acesso e navegação através das funcionalidades de gerenciamento de aplicações e de usuários, a seguir apresentadas.

Interface de usuário padronizada

A Sefanet estabelece padronização da interface com usuários. São estabelecidas padronizações de formato de telas, cores, fontes, botões, caixas de mensagens, etc. Os padrões são fundamentais para a montagem das funcionalidades genéricas, que agilizam o processo de desenvolvimento de aplicações.

Gerenciamento de aplicações

O Sefanet possui funcionalidades para gestão de aplicações. Todas as páginas que compõem uma aplicação, além da estrutura de navegação entre elas, são cadastradas em bancos de dados do sistema. Para cada página, são cadastrados os objetivos e instruções de utilização - desta forma, quando o usuário acessar a página, estará instruído sobre o seu uso (ajuda on-line).

Em cada página é inserida uma linha de código que aciona um componente que garantirá a segurança de acesso, tornando-a visível somente para usuários identificados e autorizados.

Podem ser cadastradas tanto páginas desenvolvidas na corporação quanto as disponíveis em sites da Internet, aumentando assim as possibilidades de inclusão de serviços, pela seleção de páginas de interesse no contexto externo. Quando acessado um serviço externo, a Sefanet informa ao usuário que este serviço está fora do sistema de segurança.

Gerenciamento de usuários

A Sefanet disponibiliza funcionalidades para gestão de usuários. Os dados cadastrais de usuários assim como quais serão as aplicações por eles acessadas são cadastrados em bancos de dados do sistema. As aplicações poderão ser liberadas para usuários, de forma total ou parcial. Por exemplo: para alguns usuários, pode-se liberar as páginas de manutenção e consulta de dados e para outros somente as páginas de consulta. Cada usuário tem como atualizar seus dados cadastrais.

A liberação de acesso a páginas de aplicações pode ser estabelecida diretamente para um usuário ou pode ser estabelecida para um perfil de usuário (por exemplo, Gabinete do Secretário). Desta maneira, pode-se cadastrar um usuário e ligá-lo a um perfil, para que todas as páginas estabelecidas para o perfil sejam liberadas automaticamente para o usuário. Dois ou mais perfis de usuário podem ser estabelecidos para um mesmo usuário, o que torna extremamente flexível a liberação de acesso a aplicações na Sefanet.

Estatísticas e Acompanhamento

A Sefanet grava todos os acessos de usuários em banco de dados, armazenando inclusive as páginas acessadas e qual o conteúdo das telas de seleção, o que permite a geração de várias estatísticas de utilização, tais como número de acessos por usuários e de aplicação/página, etc. Estes dados são importantes no processo de acompanhamento de utilização, permitindo informações valiosas para a evolução do sistema. Pode-se, por exemplo, otimizar uma consulta a dados a partir da constatação que está sendo muito utilizada pelos usuários.

Mapa do Site

Além da possibilidade de navegação através de menus, o usuário pode visualizar e acessar todas as páginas que estão liberadas para ele em uma única página, chamada Mapa do Site. Além desta funcionalidade, a Sefanet também monta um menu com as páginas mais acessadas pelo usuário, baseado nas suas estatísticas de utilização.

Gerenciamento de Dicas e Notícias

A Sefanet permite o gerenciamento de dicas e notícias a serem divulgadas aos usuários. Podem ser enviadas para um único usuário, para perfis de usuários, para usuários de uma aplicação ou de uma página etc. Quando o usuário acessa a Sefanet, recebe as notícias para si destinadas, que são apagadas pelo sistema após sua leitura.

Atendimento de Usuários

A Sefanet fornece aos seus usuários amplas instruções a respeito de sua utilização. O objetivo é que o usuário encontre diretamente todas as informações necessárias para operação, sem a necessidade de treinamento. Em complementação, foi criada a funcionalidade "Fale Conosco", onde o usuário pode entrar em contato com uma central de atendimento, por meio de e-mail, para dúvidas, críticas e sugestões.

Base de Conhecimento

Somente disponível para o pessoal de desenvolvimento, a Base de Conhecimento da Sefanet armazena, para consulta, toda a documentação a respeito dos padrões adotados, das soluções disponíveis, das aplicações desenvolvidas e dos bancos de dados gerados. O principal objetivo é tornar disponível toda a experiência e conhecimento adquiridos no desenvolvimento do sistema.

RESULTADOS

Alguns resultados alcançados com a implementação da Sefanet:

  • Aumento significativo de demandas atendidas de desenvolvimento de aplicações.
  • Integração de diferentes plataformas de desenvolvimento em um único padrão de interface com usuários - WEB.
  • Personalização dos serviços de acordo com as atribuições e interesses de cada grupo de usuários.
  • Simplificação dos processos da organização.
  • Maior agilidade no desenvolvimento de aplicações.
  • Criação e organização de um ambiente robusto de desenvolvimento e produção de aplicações WEB.
  • Padronização das informações da Corporação.
  • Aumento acentuado na experiência e conhecimento da tecnologia Internet.

CONCLUSÃO

À medida que as novas aplicações são implementadas e a experiência e conhecimento na tecnologia aumentam, vislumbram-se novas possibilidades que motivam uma completa revisão de todos os processos da Corporação. É importante destacar a velocidade em que são promovidas as evoluções da forma de pensar os processos. Rapidamente, mudam-se visões e conceitos. Estas mudanças geram produtos de forma mais ágil, gerando motivação para propiciar mais mudanças.

A facilidade de incorporação de novas soluções de mercado é algo muito interessante. Algumas necessidades complementares foram pesquisadas pela Internet e tiveram boas respostas em termos de soluções, que foram adquiridas e implementadas. Outras soluções foram desenvolvidas internamente e também implementadas.

A solução Sefanet é robusta e adequada às necessidades e mostra-se com amplas possibilidades de evolução. A equipe de desenvolvimento já está atuando em consultorias para a replicação desta solução em outras instituições de Governo.