Segurança, integração e agilidade são as características do novo sistema do Detran-PR

"A Celepar não tem capacidade para desenvolver os sistemas novos". A frase consta de todos os contratos firmados pelo Detran no governo passado para justificar a terceirização dos serviços de informática. Hoje a Celepar não só é capaz de dar conta das demandas do Detran como tem encontrado soluções superiores às que eram executadas e a preços bem inferiores. E o mais importante: com tecnologia software livre, o que garante total autonomia, garantia de continuidade dos serviços e acesso a todos os códigos do sistema.

O desafio é enorme. Afinal, trata-se do gerenciamento de uma rede de serviços e processos relativos a 3,5 milhões de veículos e igual número de usuários do órgão, que envolvem sistemas de administração de multas, exames, confecção de carteiras, guias e a unificação via web de todas as Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) do Estado.

O caso Detran é emblemático. Segundo o presidente da Celepar – Informática do Paraná, Marcos Mazoni, na gestão anterior o órgão despendia só com os sistemas, por ano, R$ 26,3 milhões. Outros R$ 25 milhões eram pagos para a impressão de carteiras de habilitação, R$ 4 milhões eram reservados para a utilização do banco de dados construído em software proprietário e mais R$ 1 milhão com manutenção. “Isso sem que tivéssemos acesso aos códigos-fonte, o que tornava impossível a manutenção dos sistemas”, destacou Mazoni. Todos os serviços são realizados agora pela Celepar.

O caso Detran sintetiza todo o avanço tecnológico da Celepar nos últimos 3 anos e meio, sendo o principal caso de uso da Plataforma de Desenvolvimento de Sistemas Paraná, que também vem sendo utilizada pela empresa na fabricação de programas de alta complexidade para outros órgãos do Governo, como Secretaria da Fazenda, Companhia de Fomento do Paraná, entre outros (leia mais sobre a Plataforma Paraná nesta edição).

Para atender a toda essa demanda a empresa investiu na contratação e capacitação de técnicos, ampliou o parque de computadores, reestruturou a área de suporte tecnológico, redefiniu o modelo de gestão e está abrindo escritórios regionais nas principais regiões administrativas do Estado.

O sistema Detran-PR envolve o gerenciamento de 99 Ciretrans com uma média de 70 mil processos de condutores e veículos por mês, 15 mil novos motoristas, 150 mil exames, 120 mil guias e 300 mil transações com o Sistema Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) por mês.

Aproximadamente 500 usuários internos do Detran-PR vão usar a nova tecnologia, além dos 550 Centros de Formação de Condutores (CFC) do estado e dos motoristas, que poderão consultar dados via Internet.

Para sua implantação, foram realizados mais de 180 casos de uso durante o período de testes do sistema de habilitação que até o momento de fechamento desta edição tinha sido implantado em dez Ciretrans (Campo Largo, Araucária, Ponta Grossa, Irati, Castro, Carambeí, Imbituva e as três de Curitiba). A previsão é de que até julho todas as unidades do Detran-PR estarão utilizando o sistema único.

Integração

“Agora as unidades serão capazes de trocar informações entre si facilmente”, garante o gerente de desenvolvimento de sistemas da Celepar, Jair Fernandes. O sistema usado anteriormente era “isolado”, ou seja, as Ciretrans não tinham meios de compartilhar informações entre si digitalmente. Tudo ficava armazenado somente nos computadores de cada unidade.

“Existia um grande risco de perdermos alguns dados para sempre por causa dessa descentralização. Um raio, um incêndio, qualquer acidente pode virar um problema grande”, constata o gerente de desenvolvimento. Um exemplo disso aconteceu meses atrás na Ciretran de Guarapuava, onde uma das máquinas teve um problema de hardware e foi preciso coletar os documentos impressos e digitá-los novamente.

Com o novo sistema, cada unidade será capaz de enviar informações via web para uma central em Curitiba, que vai armazenar todos os dados. “Teremos um cadastro único, o que diminui a burocracia e aumenta a segurança”, afirma.

Fernandes cita um exemplo prático das vantagens da unificação: “Uma pessoa que está fazendo o processo de habilitação em uma determinada Ciretran decide mudar-se de cidade. Normalmente ela teria que abrir outro processo no local de destino e começar tudo de novo. Com a integração, ela pode continuar o processo em qualquer lugar do Estado, sem perda de tempo”.

Outra novidade é que as pessoas que desejam ter carteira de habilitação passam a fazer o cadastro no próprio Centro de Formação de Condutores (CFC). Os dados são computados apenas uma vez, sem necessidade de repetir o processo no Ciretran, como era feito na forma antiga. “Será possível acompanhar o condutor desde às aulas até a formação”, analisa Fernandes.

Tecnologia Livre

A tecnologia empregada é o principal destaque do projeto. O banco de dados está sendo construído inteiramente em software livre e usando o sistema PostgreSQL. Esta é a maior experiência da Celepar com este recurso.

O volume de armazenamento disponível para a implantação do novo sistema e expansões futuras é de 20 terabytes, o equivalente a 20 bilhões de bytes.

AMBIENTE CENTRAL

Entre os principais componentes de seu ambiente central, o sistema Detran utiliza uma plataforma de armazenamento de dados com capacidade de 20 Terabytes, servidores com 4 processadores de 12 GB RAM, licença Linux, switch de conteúdo Load Balance + Firewall, software de interconexão com o mainframe, software de gerenciamento de banco de dados SGBDR, solução Message Queue e Backup Restore.

A migração do banco de dados para Postgree produziu até agora mais de 3 mil páginas de especificação, 710 planos de testes e 170 tabelas.