Serviços via celular auxiliam produtores e motoristas do Paraná

Autora: Elisangela Ribas Godoy

 

 

Mais dois serviços, lançados na última semana, vão ajudar a população através de mensagens enviadas via telefone celular.

Um deles é o de informações de preços do atacado de hortigranjeiros, disponibilizado em parceria pela Celepar, Centrais de Abastecimento do Paraná - Ceasa (unidade Curitiba) e Tim Sul.

A informação, enviada pelo telefone celular em forma de torpedos (Short Message Services - SMS), vai auxiliar agricultores, atacadistas e comerciantes que trabalham na empresa a formarem preços a serem negociados. O usuário do “Cotações Ceasa” escolhe os produtos sobre os quais deseja receber a informação de preços e, diariamente, após às 12 horas, ela estará no seu celular para ser acessada.

Para o Analista da Celepar, responsável pelo projeto, José Eduardo Rodrigues, “a vantagem é que o produtor pode não ter acesso, em determinados momentos, à Internet, e mesmo assim vai receber as informações sobre as cotações dos produtos que achar mais conveniente”.

O responsável pela implementação da tecnologia, o Analista de Informações da Celepar, Claudio Lopes Furquim, acredita que este serviço é um suporte a mais para o sistema de cotações disponível na Internet. Ele lembra que “a informação chega ao produtor no momento em que o fato está acontecendo, sem que precise ir atrás dela”. Segundo Furquim, mesmo se estiver com o celular desligado a mensagem fica na caixa postal, “sendo uma garantia de que a pessoa vai receber a informação”.

Na avaliação da Assessora de Planejamento da Celepar, Maria Alexandra V. C. da Cunha, “o sistema integra os trabalhos desenvolvidos pela empresa no e-Paraná, portal eletrônico do governo estadual”.

O presidente da Ceasa Paraná, José Lupion Neto, afirma que "é mais um mecanismo importante de apoio ao agricultor, atacadista e dos comerciantes que comercializam suas produções na empresa. O preço divulgado irá auxiliá-lo a agir com mais rapidez e confiança. O consumidor também poderá acessar o sistema para conferir as cotações no atacado".

Os produtores interessados em receber a cotação por celular, via SMS, devem entrar no site www.pr.gov.br/ceasa ou www.pr.gov.br, no item agricultura, para fazer o seu cadastramento. Após a digitação do nome e do número do telefone, o sistema envia uma senha pelo celular, que deve ser digitada para a efetivação da inscrição.

"Torpedo Detran"

O outro serviço lançado informa motoristas paranaenses sobre a situação de seus veículos. Desta vez, além da Celepar e da Tim Celular, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná - Detran-Pr.

Pelo serviço de consulta de veículos e condutores, o motorista pode saber se o carro é roubado, se há multas ou débito, se está em dia com as obrigações do Detran e, ainda, como está a pontuação na carteira. Basta digitar um código na tela do celular, de qualquer lugar do país.

"Esta é mais uma parceria para facilitar a vida do cidadão. Estamos aperfeiçoando os serviços do governo eletrônico, ampliando o acesso à informação não só através da informática, mas também do celular", disse o governador Jaime Lerner na solenidade de lançamento do sistema, em agosto.

Para obter as diferentes informações disponibilizadas, existem códigos específicos que devem ser digitados na tela do celular, além da placa do carro ou o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Se uma pessoa ou um policial quiser saber se um carro suspeito é roubado, basta que envie uma mensagem para o telefone número 1125, com o seguinte texto: ROU mais a placa do veículo. Em seguida, receberá a resposta.

O Diretor Técnico da Celepar, Danilo Scalet, explicou que a empresa pretende ampliar os serviços via telefone celular para outras áreas. "É possível também que outras operadoras de telefonia firmem acordos com o governo", esclareceu. Entre as vantagens de serviços via celular, Scalet destacou o tempo de conexão curto, o preço acessível e a grande flexibilidade. "Estas características podem resultar numa demanda maior para esse tipo de serviço".