Simpósio de Redes

Autor: Eloir José Sbalqueiro

SBRC - 12º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores.

Enquanto no Parque Barigüi acontecia a Feira e o Congresso do Mercosoft (ver artigo - Mercosoft 94), no Centro da cidade, mais especificamente no CEFET, era realizado - 16 a 20/05 - o 12º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores - SBRC. E a CELEPAR também esteve lá.

Na quarta-feira (18), dos três painéis realizados, dois foram coordenados pela CELEPAR. O primeiro sobre "Redes de Pesquisa Regionais", a cargo de José Anisio Salazar (DICOP), no qual foram apresentadas várias experiências regionais, com um enfoque no uso desta tecnologia pela comunidade de ensino e pesquisa. Vale destacar que na CELEPAR está localizado o centro de comutação do Paraná para acesso à Rede Nacional de Pesquisa - RNP.

"Redes em Sistemas Abertos" foi o tema do painel que Armando Rech Filho (ASTEC), que representa a empresa na diretoria executiva da Sociedade Brasileira para Interconexão de Sistemas Abertos - BRISA, coordenou. A experiência inédita do Paraná com a implantação em março passado da Rede Estadual de Comunicação de Dados e Serviços dentro de Sistemas Abertos, foi relatada por Armando.

A rede, que é coordenada pela CELEPAR, atende hoje os órgãos da administração pública estadual em mais de 30 municípios, número que deve crescer significativamente até o final do ano.

O outro painel coordenado pela CELEPAR, através de Pedro Luis Kantek Garcia Navarro (GPT), ocorreu na quinta-feira (19), onde o tema tratado foi "Downsizing". Na oportunidade, discutiu-se a conceituação de downsizing analisando tendências, tecnologias e experiências bem sucedidas.

No estande da CELEPAR montado no 12º SBRC, foi instalada uma rede local e um equipamento RISC/UNIX que, através de um roteador multiprotocolo, esteve conectada à rede X25. Desta maneira, podia-se acessar as informações alojadas no banco de dados na sede da empresa, entrar na Rede Nacional de Pesquisa e se comunicar com os equipamentos da CELEPAR localizados no estande do Mercosoft, no Parque Barigüi.