Sistema de Inserção (Inserting System)

Autor: Gilmar Caron Tesserolli

A informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Este é o mais importante objetivo para todo o sistema que envia, através do Correio, suas informações para o usuário.

Alguns clientes da CELEPAR, já utilizam este serviço de Correio, para alcançar seus usuários mais longínquos, com a mesma rapidez e qualidade.

O DETRAN imprime em média 500 notificações por dia (Lombada Eletrônica), que são auto-envelopadas, e enviadas aos infratores.

A SEAD por sua vez, após a impressão e o auto-envelopamento dos contracheques da Folha de Pagamento do Estado pela CELEPAR, os envia a seus usuários também através do Correio.

Atualmente estes sistemas utilizam o processo de auto-envelopamento, que nada mais é que uma folha de papel A4, impressa na frente com os dados confidenciais e no verso com a identificação do destinatário, dobrada transversalmente em três partes iguais e coladas nas extremidades para garantir a integridade e o sigilo de suas informações.

Hoje o mercado nos oferece equipamentos que dobram os formulários e inserem dentro de envelopes com janelas para visualização do destinatário, com grande velocidade e confiabilidade.

Estes equipamentos são inteligentes e podem ser programados para selecionar outro folheto ou formulário específico de outro insert para ser adicionado no mesmo envelope.

Eles são modulares, podendo a qualquer momento ser adicionado mais insert, aumentando a quantidade de folhas dentro do mesmo envelope dependendo da necessidade da aplicação.

A CELEPAR através da GSO, está levantando as informações e estudando a viabilidade econômica para adquirir ou locar este equipamento (INSERTING SYSTEM), a fim de atender a solicitação do cliente DETRAN.

A necessidade deste cliente é de enviar os IPVA´s de 1996 aos seus usuários utilizando o novo processo de envelopamento, num volume de 300.000 envelopes/mês, divididos em 10 lotes de 30.000 cada.

Em Curitiba somente a TELEPAR faz uso deste tipo de equipamento para enviar contas mensais aos usuários do sistema telefônico.

A seguir mostramos o lay out do equipamento.

Lay Out do Equipamento

  1. Alimentação dos Envelopes
  2. Inserção dos Formulários nos Envelopes
  3. Alimentação dos Formulários (Insert)
  4. Empilhamento dos Envelopes