Sistema de Preços

Autor: Elcio Jorge Markowicz - DITEC-E - Ramal 409

O sistema tem como principal objetivo automatizar o processo de levantamento de preços de bens de consumo e material de construção consumidos pela Administração Pública Estadual, através de pesquisa em empresas de Curitiba e Região Metropolitana, visando dar subsídios aos diversos órgãos do estado ( especialmente DEAM - Departamento Estadual de Administração de Materiais e SEOP - Secretaria de Estado de Obras Públicas ) e prefeituras municipais, propiciando aos mesmos melhorar sua participação em processos licitatórios com base em preços mínimo, médio, máximo e respectivos coeficientes dos produtos. A partir disso, será possível obter uma economia significativa ao Estado do Paraná e prefeituras municipais que utilizam tais informações.

O setor que coordena os projetos do DEAM e do SEOP, estabelece periodicamente (atualmente mensal), o levantamento dos preços de produtos e obras respectivamente. Esses dados são coletados e tabulados segundo métodos estatísticos que procuram estabelecer preços mínimo, médio, máximo, mediano, coeficientes, etc., para que se possa obter de forma transparente (o resultado final não direciona marcas), informações de preços de acordo com a realidade do mercado no dia-a-dia.

 Vale a pena lembrar que o sistema foi desenvolvido em SQL-Windows e tem como banco de dados o SQL-Base, e avalia-se a possibilidade a curto prazo, de ser migrado ao Sybase. Num ambiente que possui uma interface mais agradável ao usuário (na versão anterior era Clipper), o novo sistema implementa uma série de novos recursos aos seus usuário como:

  • confecção de gráficos
  • cálculo de limites automático
  • histórico de preços
  • geração dos dados em disquete
  • organização de áreas de pesquisa
  • dados para Base Pública

Com o novo sistema seus usuário terão melhores condições de organizar e apresentar as informações provenientes da pesquisa, melhorando a qualidade e produtividade na composição dessas informações. Atividades como avaliar/consistir a pesquisa dos produtos, tendem a tornar-se cada vez mais facilitadas com as novas rotinas do SLP - Sistema de Levantamento de Preços (ao lado consistência de preços de produtos com o auxílio de gráficos).

A partir do próximo mês, o sistema estará gerando essas informações de forma estruturada, ocasião que será possível também disponibilizá-las na Internet. Aliás o cliente já demonstrou interesse nesse sentido, procurando dessa forma democratizar informações de interesse ao Estado, ao mesmo tempo que prestar mais um importante serviço ao cidadão paranaense.