Sistema de gerenciamento de preços - SGP

Autores: Cleto João Stival, Jane Mary Lanzarini Soares e Wilson Mauri de Bonfim

Recentemente, em reunião do fórum de diretores administrativos financeiros da ABEP (Associação das Empresas Estaduais de Processamento de Dados), tendo em vista a constatação de disparidades, gritantes entre preços pagos por produtos e serviços similares, foi concluído que alguma ação devia ser tomada. Coube a CELEPAR definir e desenvolver um sistema destinado a comparar os preços pagos pelas associadas na aquisição de bens e/ou contratação de serviços, permitindo a comparação dos preços, independentemente da data do negócio.

Inicialmente, foi encomendado ao Fernando José Fendrich (GPS-11) um protótipo do sistema para ser apresentado na reunião dos DAF's no mês de julho/92. Apesar da aprovação dessa versão preliminar, por falta de recursos internos, apenas no mês de novembro foi dada continuidade no processo, tendo o Wilson Mauri de Bonfim(GAT-2) recebido a incumbência de desenvolver a versão definitiva para ser apresentada em reunião de 19/11/92 em Rondônia. Sistema aprovado e aplaudido, estabeleceu-se um cronograma, apertado, para implantação nas diversas associadas. Para tal, redividiu-se o Brasil em 4 regiões (sul, norte, nordeste e centro-leste), montando-se um treinamento em 4 etapas para as associadas da respectiva região, a saber: em 02/12/92, em Curitiba, para a PROCERGS, PRODESP E CIASC; em -7/12/92, no Rio de Janeiro para a PROCERJ, PRODASUL, CODETINS, CODEPLAN, EMCIDEC, PRODENGE e PRODEST; em 09/12/92, em Recife, para a FISEPE, CODATA, PRODEPI, PRODASE, CETEMA, DATANORTE, PRODEB e SEPROCE, e em 11/12/92, em Manaus, para PRODAM e PRODEPA

O Sistema de Gerenciamento de Preços – SGP se propõe a registrar as compras realizadas pelas associadas, permitindo comparações dos preços praticados a nível nacional, utilizando-se de uma rotina de indexação baseada no dólar comercial ou outra qualquer moda/índice a critério da associada, tabelas de associadas, tabela de fornecedores e tabela de produtos (bens ou serviços).

Esta última é montada de forma a distribuir os produtos em grupos e subgrupos, e será alimentada a partir do cadastramento das compras realizadas.

Os dados, alimentados em cada associada, serão gravados em disquetes e enviado, via SEDEX, para a unidade centralizadora, que na fase de implantação será a CELEPAR, que consolidará as informações, gerando o arquivo consolidado do período, a ser redistribuído, via disquete, às associadas. Na fase de implantação, serão cadastradas as compras dos meses de outubro a dezembro/92.

No futuro, deverá ser agregada ao sistema uma série de módulos complementares, entre eles, o de maior necessidade, um cadastro geral de fornecedores, com indicação sobre o desempenho dos mesmos.

Existe ainda, a exemplo da CIASC ( Santa Catarina), a possibilidade das associadas disponibilizarem esse tipo de sistema ao Governo dos respectivos estados, onde se verifica tratamento diferenciado, por parte dos fornecedores, às diversas áreas de Administração.