Sistema especialista para aplicações industriais

O TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, vem desenvolvendo desde 1990 uma equipe de engenheiros com o objetivo de atender necessidades do meio empresarial paranaense com o desenvolvimento de Sistemas Especialistas.

Os Sistemas Especialistas são programas de computador normalmente confinados a um campo específico, que utilizam técnicas de Inteligência Artificial para tentar explicar e/ou emular o comportamento humano inteligente. Em termos de aplicações práticas os sistemas especialistas são desenvolvidos exclusivamente por especialistas humanos e suas principais vantagens são a preservação e a distribuição de conhecimento estratégico caro e difícil de formar.

Dois Sistemas Especialistas encontram-se hoje em desenvolvimento no TECPAR ( e podem ser vistos no stand da CELEPAR):

SES - Sistema Especialista em Soldagem:

Um Sistema especialista para auxiliar os técnicos em engenharia mecânica na especificação de procedimentos de soldagem para qualificação e no gerenciamento de um banco de especificações qualificadas.

MONITOR - Sistema Especialista no monitoramento da corrosão metálica em processo químico industrial:

O MONITOR esta sendo desenvolvido em parceria entre o TECPAR e a PETROBRAS/REPAR e sua atuação seria semelhante a uma especialista em corrosão permanentemente a rede de dados de processo da refinaria e sugerindo periodicamente aos operadores medidas necessárias para reduzir os riscos de acidentes provocados pela corrosão.