Sistema único de saúde

Autor: Carlos Tadeu Mondini


Há muito tempo....

Há alguns anos o INAMPS tem desenvolvido grande esforço para a implantação de um sistema informatizado de controle e pagamento das contas ambulatoriais. Estas contas são apresentadas pelos milhares de prestadores de todo o País (hospitais, clínicas, postos de saúde, Laboratórios) referentes aos atendimento médicos prestados a comunidade

A partir de 1990 este esforço passou a contar com a participação da CELEPAR, desenvolvimento de um sistema, que setores envolvidos, tanto a nível estadual como federal.

Todos os estudos, sem exceção serão dotados de um único e homogêneo instrumento para organização da rede de serviços. Trata-se do SIA/SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS.

PORQUE A CELEPAR?

O conceito de processamento centralizado, com grandes bases de dados, consumindo recursos enormes de máquina, com pilhas de formulários sendo impressos, com um batalhão de pessoas necessários a tarefa de organização e controle, tudo isso já foi moda.

Da administração hoje, exige-se ser mais moderna e dinâmica. Principalmente nos setores públicos, constantemente criticados pela sua morosidade e ineficiência na apresentação de soluções alternativas.

Os dados devem ser processados onde realmente ocorrem e as informações consolidadas em diversos níveis, conforme o grau de gerenciamento, controle e avaliação que se queira adotar.

Acontecendo...

Como o assunto é saúde, coube a DITEC-I a tarefa de tocar o projeto, obedecendo desde o início aquele refrão já muito conhecido do pessoal técnico de desenvolvimento: “É prá ontem”. Contando com a colaboração de algumas pessoas de outras equipes foi iniciado o desenvolvimento, mas sempre procurando dar um “jeitinho” quando o assunto era falta de pessoal. Hoje o sistema aloca 4 técnicos com previsão de trabalho até /91, quando então esperamos que seja dado como concluído o serviço.

Como se trata de um projeto nacional, estamos recebendo a visita de técnicos de outras empresas para repasse das rotinas já concluídas. Isso aconteceu com a PROCERGS (RS), PRODASUL (MS) E PRODEMGE (MG), fora os contatos mantidos com as e mais empresas solicitando especificações técnicas para processamento.

Nas conversas com esses técnicos descobrimos o quanto a CELEPAR É respeitada e bem vista, nos aspectos da quantidade de aplicativos que temos a disposição de nossos usuários, da estrutura pessoal, software e hardware existentes na empresa.

E com o desenvolvimento do SIA/SUS, temos condições de nos firmarmos muito mais, não só perante as empresas estaduais mas também junto ao governo Federal, com a possibilidade de serem elaboradas novas propostas de informatização dos serviços públicos.

Isso vem ao encontro aos interesses desses órgãos, carentes de informações, permitindo-lhes melhor administração dos recursos físicos e financeiros repassados aos estados.

E como estamos?

Por determinação da Direção Geral do INAMPS, a CELEPAR processa hoje as contas ambulatoriais do Estado de Goiás, servindo como teste piloto do sistema.

O volume total dessas contas correspondem a 1.780.000 procedimentos (consultas, exames laboratoriais, raio-X etc.), sendo que a estimativa para o país, é de 67 milhões de eventos/mês. Todos esses dados serão processados, inicialmente, em 11 Empresas Estaduais, denominadas polo. A CELEPAR será um desses polos e teremos a incumbência de realizar o processamento para o Estado do Paraná e de SANTA CATARINA.

A data para implantação do SUS nos estados nos estados já foi estabelecida:01 de agosto de 1991. A partir daí o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a contar com um único sistema de saúde, nos atendimentos laboratoriais. E a CELEPAR se faz presente.