Sistemas de Informação Geográfica

Autora: Iolanda Oliveira Barcelos - GPT


Abordagem Conceitual (continuação)

No número anterior falamos que a digitalização pode ser manual, semi-automática ou automática, e que dos dois primeiros métodos resultam dados vetoriais e do último, dado em formato raster.

A escolha do melhor método requer a avaliação de itens, tais como: finalidade da aplicação, quantidade de dados a serem digitalizados, tempo de aquisição, custo e outros. Seja qual for o método utilizado, a etapa de aquisição necessita de cuidados na definição de padrões de qualidade adequados, de modo que os dados possam retratar de forma mais correta a realidade que se deseja modelar. Sendo assim, vários aspectos devem ser considerados durante o processo cesso de aquisição, tais como:

* Tipo de fonte de dados - uma fonte de dados ideal deve estar confeccionada sobre uma base estável (que não sofra deformações).
*

Precisão da fonte de dados - refere-se à qualidade dos processos utilizados, desde o levantamento dos dados em campo até a impressão do mapa.
*

Escala da fonte de dados - indica o nível de detalhamento do mapa.
*

Sistema de projeção - refere-se ao sistema ao qual o mapa está referenciado. Para que seja possível cruzar informações de diferentes fontes, estas devem estar referenciadas a um mesmo sistema.


0 subsistema de gerenciamento engloba a estruturação dos dados no banco, segundo um modelo conceitual desenvolvido durante o projeto lógico.

0 subsistema de manipulação e análises refere-se ao conjunto de rotinas a serem desenvolvidas, utilizando funções básicas do "software" de GIS, de forma a atender os requisitos das aplicações. Neste caso, o "software" deve dispor de uma linguagem de desenvolvimento o mais amigável possível .

0 subsistema de apresentação de resultados abrange todos os procedimentos para formatação das informações resultantes das análises, adaptando-as às diversas formas de representação cartográfica.

Pesquisa

Na Revista Fator GIS nº 8, publicou-se uma pesquisa que foi realizada em 1994: Distribuidores e Usuários de Sistemas de Geoprocessamento. A principal fonte, os fornecedores de software, indicou os usuários. Sabe-se que os 316 cadastrados não representam sentam o total de usuários de Geoprocessamento no país, mas o cadastramento continuará.

Tipos de Usuários

Os usuários podem ser divididos em três grandes grupos:

UNIVERSIDADES - Atividades desenvolvidas em laboratórios de cartográfia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. A maior ênfase é na pesquisa aplicada e desenvolvimento de estudos/projetos temáticos. Geralmente, as universidades trabalham com grande número de softwares, devido à diversidade de objetivos dos professores/pesquisadores e à variedade de problemas tratados. Às vezes um ou outro software é adotado para ensino, nas disciplinas dos cursos. Foram identificados 56 usuários neste grupo.

ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS - Formam o maior dos três grupos. São 174 entidades, principalmente Secretarias de Estado, institutos de pesquisa, empresas públicas, concessionários de serviços públicos, prefeituras municipais e outros órgãos governamentais que usam as novas tecnologias para Base Cartográfica, Cadastro Técnico Multifinalitário, Cadastro de Redes (AM/FM), Processamento Digital de Imagens, Mapeamento Temático e implantação de Sistema de informações geográficas, ligados às atividades de planejamento urbano e regional, estudos e análises ambientais tais.

USO PRIVADO - Composto por entidades como empresas privadas e pessoas físicas, que prestam serviços a órgãos do governo. Pode ser subdividido em duas categorias:

* empresas prestadoras de serviços na área tecnológica: digitalização e desenho automático, Cartografia, Sensoriamento Remoto, desenvolvimento e implantação de sistemas temas de informação.
* empresas prestadoras de serviços de consultoria: usuárias das novas tecnologias para o desenvolvimento de estudos e projetos. Atuam nas áreas de planejamento urbano e regional, meio ambiente e recursos naturais, onde base cartográfica e mapeamento temático são fundamentais para diagnóstico e análise.