Sistemas de Informação Geográfica - SIG (ou Geographical Information System - GIS)

Autora: Iolanda Oliveira Barcelos - GPT

ABORDAGEM CONCEITUAL

Se algum dia algum presidente de empresa de serviço público, prefeito, governador, ministro ou político imaginou um sistema computadorizado para ajudá-los a resolver seus sérios problemas administrativos, o objeto de seus sonhos é certamente o GIS.

Este novo produto, que combina informações geográficas com banco de dados, tem recursos para responder perguntas de extrema importância e complexidade:

"Como o solo do meu país/estado/ município /bairro está sendo ocupado?"

"Qual o impacto ambiental caso o traçado da nova estrada passe por este ou aquele terreno?"

"Quais as enfermidades que incidem numa certa área, para que a futura unidade hospitalar seja especializada nestas doenças?"

"Como ser justo na aplicação do IPTU?"

"Se a passagem para o túnel tiver de ser interrompida, qual o melhor trajeto para o corpo de bombeiros em caso de emergência?"

Se por um lado as situações que afligem nossos administradores em seu dia a dia podem ser contadas aos milhares, por outro a solução é uma só: Geographical Information System ou, mais concisamente, o GIS.

Coqueluche do momento, o GIS está sendo utilizado por empresas privadas e públicas de diversos países para solucionar situações complexas que envolvem informações geográficas/cartográficas e dados convencionais. 0 GIS permite não somente analisar o estado atual como fazer ensaios de previsibilidade.O GIS permite a diversos usuários não só a disponibilidade e acesso a dados digitais como também a manipulação, de forma integrada, de dados de diferentes fontes e natureza.

Os "softwares" para aplicações em GIS diferenciam-se dos demais por armazenar, gerenciar e manipular dados espaciais ou georeferenciados. Um dado espacial é composto por sua posição em relação a um sistema de referência qualquer associado ao espaço, um conjunto de atributos (dados alfanuméricos) e as relações com outros elementos. Um "software" para aplicações em GIS deve permitir a manipulação integrada de seus três componentes.

Para que um ambiente de GIS seja criado, faz-se necessário modelar os diversos procedimentos necessários à sua implantação dentro da Instituição e definir as fronteiras dos diversos subsistemas que o compõem.

SUBSISTEMAS

Os subsistemas básicos são: aquisição, gerenciamento. manipulação e análises e apresentação dos resultados.

0 subsistema de aquisição corresponde à obtenção dos dados. Transformações substanciais vêm ocorrendo nos processos convencionais, de modo a obtê-los na forma digital.

0 subsistema de gerenciamento engloba a estruturação dos dados no banco, segundo um modelo conceitual desenvolvido durante o projeto lógico.

0 subsistema de manipulação e análises refere-se ao conjunto de rotinas a serem desenvolvidas, utilizando funções básicas do "software"de GIS, de forma a atender os requisitos das aplicações. Neste caso, o "software" deve dispor de uma linguagem de desenvolvimento o mais amigável possível.

O subsistema de apresentação de resultados abrange todos os procedimentos para formatação das informações resultantes das análises, adaptando-a às diversas formas de representação cartográfica.

SUBSISTEMA DE AQUISIÇÃO

0 processo de conversão do dado da forma analógica para a digital é denominado digitalização.

Existem três métodos de digitalização: o manual ("mesa digitalizadora" ) o semi-automático (seguidor automático de linha) o automático ("scanner").

- manual ("mesa digitalizadora")
- semi-automático (seguidor automático de linha)
- automático ("scanner")

Nos dois primeiros métodos, os dados são obtidos no formato vetorial. No método automático, os dados encontram-se no formato raster.

A escolha do melhor método requer a avaliação de itens, tais como: finalidade da aplicação, quantidade de dados a serem digitalizados, tempo de aquisição, custo e outros. Seja qual for o método utilizado, a etapa de aquisição necessita de cuidados na definição de padrões de qualidade adequados, de modo que os dados possam retratar de forma mais correta a realidade que se deseja modelar.

Sendo assim, vários aspectos devem ser considerados durante o processo de aquisição, tais como:

• Tipo de fonte de dados - deve ser confeccionado sobre uma base que não sofra deformações;

• Precisão da fonte de dados - é a qualidade desde o levantamento dos dados em campo até a impressora do mapa;

• Escala de representação - indica o nível de detalhamento do mapa;

• Sistema de projeção - sistema ao qual o mapa está referenciado. Para que seja possível cruzar informações de diferentes fontes? estas devem ser referenciadas a um mesmo sistema de projeção.