“Software Livre Paraná” foi lançado dia 27 de maio

Autora: Helen Cristina Carcereri

A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) realizou no dia 27 de maio o lançamento do Projeto Software Livre Paraná, no Canal da Música, em Curitiba. No evento foram abordados diversos assuntos como o histórico do Software Livre, os impactos no estado nos aspectos econômicos, o desenvolvimento e a interação de universidades no processo de desenvolvimento de softwares livres, entre outros.

O lançamento, que foi acompanhado por representantes dos setores públicos e empresas da área de informática foi transmitido também pela Internet. O evento foi aberto pelo governador do Estado, Roberto Requião, no qual estavam presentes os secretários do Estado e demais autoridades.

Na abertura do evento o governador sugeriu ao presidente da Celepar, Marcos Mazoni e ao secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, a recriação da Telepar, através da associação do sistema de fibra ótica da Copel acoplada ao sistema da Sercomtel, de Londrina. Com isso poderia ser recriada a rede pública de comunicação no Paraná. Segundo o governador, a Copel e Sercontel têm a estrutura necessária para criar um sistema público de comunicação.

Disse ainda, que o acesso livre à Internet ajuda a evitar a corrupção que vem se instalando no novo milênio, através da informática. “Antes a corrupção do sistema público era praticado pelas empreiteiras, hoje ela se dá através da informática”, comparou.

Além do lançamento do Software Livre Paraná, foi inaugurado oficialmente o novo portal do Governo do Estado do Paraná (http://www.pr.gov.br). Este portal foi desenvolvido totalmente em plataforma aberta. Com ele, a sociedade tem acesso a mais de 1650 serviços ou informações para o cidadão.

Requião destacou a importância do projeto Software Livre para o Estado e acrescentou que esse sistema vai dar transparência aos processos de compras e de licitação do governo estadual.

O secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, disse que a dificuldade de acesso à informática é o que expulsa as pessoas do mercado de trabalho. Por isso, o governo do Estado, está criando diversos telecentros com acesso à Internet para a população mais carente. O primeiro foi inaugurado no Município de Ventania, no interior do estado. Estão em estudos telecentros em Guaraqueçaba e Ortigueira, cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do Paraná (IDH). Este índice é utilizado por várias instituições nacionais e internacionais para medir a qualidade de vida nos municípios, através de elementos como a longevidade e alfabetização da população. Os telecentros serão implementados em parceria com as prefeituras e a comunidade local, e todos os computadores funcionam com sistema operacional e outras ferramentas com código fonte aberto.

Para o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, o software livre poderá ser usado em parceria pelo governo do Estado, prefeituras, governo federal, empresas da iniciativa privada e da comunidade acadêmica para acelerar o processo de absorção dessa tecnologia. Seu objetivo é tornar o Paraná referência no processo de inclusão digital, que é o grande desafio para os governos federal, estaduais e municipais. A Celepar já constituiu um Comitê de Implementação do Software Livre no Governo do Estado do Paraná.

Tivemos no evento, vários palestrantes que atuam no desenvolvimento de Software Livre, como Djalma Valois, ex-diretor da FENADADOS e presidente da CIPSGA (Comitê de Incentivo ao Uso do Software Livre, GNU e Alternativos), que contou a história do software livre.

O professor da Universidade Federal do Paraná, Marcos Sunye, falou sobre treinamento, um dos pontos críticos da migração dos softwares proprietários para o software livre.

Estavam presentes no evento aproximadamente 800 pessoas de diversos lugares do Paraná e até de outros estados. A organização do evento optou pela propaganda eletrônica, correio eletrônico e propaganda na Rádio e Televisão Educativa do Paraná, por ser um evento da área da informática, o que diminuiu muito o custo com divulgação, sem nenhum prejuízo de público. O que serve de exemplo do uso adequado das comunicações eletrônicas.

Também foram palestrantes do Paraná sobre o tema Antonio Carlos Morozovski, da Cohapar, Jefferson Schreiber, da Secretaria de Educação e Edson Armando Silva - Prefeitura de Ponta Grossa. Além do Painel de empresas composto por: Francisco Pesserl, da Red Hat; João Carlos Santos, da Bull; Fernando Roxo da Motta, da Conectiva; Islane Lucena, da Visywork; Marcio Ferreira, da Digidata e Daniel Dupré, Ecos Consult; e Sandro Henrique, da Associação Brasileira de Software Livre.

Está previsto para novembro um evento internacional a ser realizado aqui no Estado como continuidade do projeto Software Livre Paraná. Eventos com temas específicos também fazem parte do projeto e podem ocorrer de acordo com interesse dos envolvidos no projeto.