Software de graça

Além do software usual em que se paga o direito de usar um programa, antes de recebê-lo, existem pelo menos duas maneiras de obter e usar software.

a) Domínio público

Nesta modalidade, o autor de um programa libera-o para o mercado. Nada é devido ao autor.

Existem empresas que se preocupam em ceder este programa. Teoricamente tais empresas só cobram pelo serviço de gravação, mas elas também embutem seus lucros.

De qualquer maneira, um programa deste tipo custa muito menos que um software comum.

Dificilmente, temos programas complexos ou sofisticados, mas as vezes surgem clones do lotus ou do dbase.

É claro que a documentação e a segurança são menores do que na modalidade usual.

b) SHAREWARE

Este é um tipo de domínio público mais sofisticado. O autor também libera o programa, mas solicita que eventuais usuários do mesmo encaminhem uma quantia pequena de dinheiro(usualmente 10 dólares).

Este dinheiro é enviado pelo correio, e com isto o autor livra-se de estabelecer numa cara estrutura de distribuição, deixando que a natureza volátil do software e dos usuários se encarregue da proliferação de cópias.

O compromisso com o autor é apenas moral. Nos EUA, este direito é muito respeitado e existem, segundo sabemos, inúmeros autores que ficaram ricos com esta contribuições.

Existem também casos de programas que foram shareware até numa certa versão e depois disso passaram a ser vendidos normalmente.

O shareware é compartilhado através de BBS (Broadcasting Board Systems).

Um dos mais famosos softwares de Shareware é o PKARC e o PKXARC que servem para compactar e descompactar arquivos, e que serão objeto de descrição nos próximos números do BB.