TV Interativa

Autor: Carlos Alberto Sowek - DITEC-D


Revolução pela qual os bancos de dados relacionais estão passando não chega a configurar uma "nova geração", segundo opinião de fornecedores, mas é inegável que mudanças importantes estão acontecendo neste segmento. Elas são marcadas, principalmente, pela liberação de novos recursos nos RDBMs para processamento paralelo maciço e TV interativa.

Durante todo o segundo semestre deste ano, alguns dos principais fornecedores de RDBMs, como a Informix, Oracle e Sybase, estarão liberando os produtos e versões que implementam estas novas tecnologias. No caso, a Oracle já anunciou na versão 7.1 a feature Oracie Parallel Server para permitir que várias consultas sejam executadas por diferentes CPUs simultaneamente. Isto permitirá um tempo de resposta de cerca de 40 vezes mais rápido. A Informix, na versão 7.0 implementará o ParalIel Data Query, permitindo consultas em diferentes discos e paralelismo de leitura. A versão 6.0 já executa o backup paralelo em várias unidades de fita e disco e ainda tarefas simultâneas efetuadas por um só servidor de BD. Esta arquitetura favorece a divisão das consultas em paralelo, mas com processamento simultâneo e não mais uma a uma. A Sybase está efetuando um beta-teste, desde abril, do recurso de processamento paralelo maciço no seu banco de dados, a ser liberado até o final deste ano. A solução chama-se Navigation Server com paralelização de consultas e particionamento de BDs automáticas e por múltiplos critérios.

O rumo dos BDs relacionais está centrado duas grandes tendências: as highways de informações e os DBs orientados a objetos. Isto significará uma nova revolução na informática porque as aplicações não estão indo somente para as mesas dos usuários, mas também através da TV Interativa em suas casas.

Nesta nova revolução, as empresas desenvolvedoras de bancos de dados devem liberar produtos que suportem e atendam um número maior de usuários com um grande tráfego de dados, incluindo os recursos de som e imagem com um front-end de aplicação mais simples como a televisão.

O mercado mundial neste segmento que une informática e televisão registra um potencial de US$ 3,5 trilhões, sendo que só o governo dos Estados Unidos estará investindo neste ano perto de US$ 1,5 trilhões na Super Data Information Highway.

Para o Brasil esta revolução levará mais tempo para chegar devido a nossa cultura e à estrutura incipiente de redes de TV a cabo, serviços e rede telefônica. Entretanto, mais próximo à realidade brasileira estão os produtos com conceito de banco de dados orientados a objeto.

A adoção desta filosofia irá alterar a forma de tratamento dos dados, revendo sua modelagem, tipo de entidade/relacionamento, incorporando dentro dos atributos as funções que podem ser reconhecidas e utilizadas, em todas as aplicações.

Resumo de artigo publicado no periódico COMPUTERWORLD, v.2, n-72, p. 11, maio de 1994.