Telecentros: inclusão digital e cidadania

Autora: Helen Cristina Carcereri

O Governo do Estado do Paraná, analisando a situação atual da população paranaense, resolveu colocar entre as prioridades desta gestão programas de inclusão digital. Como parte disso, foi criado o projeto Telecentros Paranavegar. Esse programa disponibiliza acesso público e gratuito de computadores ligados à Internet às comunidades, bem como monitoria e capacitação, pois no Telecentro “quem sabe usa, quem não sabe aprende”, segundo o seu slogan.

O projeto tem como objetivo principal estimular o uso da Internet e do correio eletrônico para a população mais carente do Estado que não possui acesso às tecnologias da informação no trabalho ou na escola. Para isso, o Governo está firmando parcerias com prefeituras municipais, empresas privadas e terceiro setor. As cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH - M) são as prioritárias para a instalação dos Telecentros Paranavegar. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a utilizar o critério de IDH-M no processo de inclusão digital, uma das reivindicações nacionais aprovadas na II Oficina de Inclusão Digital realizada pelo Governo Federal em maio deste ano.

Este programa está sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e operacionalmente é executado pela Celepar - Companhia de Informática do Paraná. Para o secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, a inclusão digital é um dos elementos de inclusão social e não uma política isolada. “Em vez de ensinar a usar o computador e a Internet, e depois dar apenas um certificado de um curso de informática de três horas, preferimos deixar os equipamentos à disposição da população para que as novas tecnologias da informação façam parte do dia-a-dia da população de baixa renda, como faz parte da população de classe média. É assim que se reduzem as diferenças, acrescentou”.

Os Telecentros incluem a comunidade no processo de alta tecnologia, estimula e dá oportunidade aos jovens e adolescentes e, principalmente, possibilita a inserção da população no mundo do conhecimento através da Internet. Segundo a coordenadora do programa na Celepar, Márcia Schüler, “os telecentros, entre outras coisas, universalizam o governo eletrônico, para que este não seja mais um acesso ao governo dos que já são incluídos socialmente. Os telecentros dão condições de igualdade para as classes menos favorecidas”, disse.

Para o sucesso da implantação dos telecentros existem diversas etapas, como a visita inicial à comunidade para apresentação do Programa, assinatura de Convênios, a viabilização dos equipamentos necessários, a instalação da infra-estrutura de redes e a instalação do acesso à Internet, entre outros. A opção por software livre também faz parte desta solução. Os pacotes de programas de escritórios, editores de texto, planilha, correio eletrônico e navegador de Internet em software livre são mais apropriados para uma política pública como esta. Enquanto programas proprietários, que não são livres, necessitam máquinas com grande capacidade de processamento, as opções livres são mais baratas e não comprometem o desempenho das máquinas.

Além disso, o programa visa a formação dos “Agentes Locais de Inclusão Digital”, pessoas da própria comunidade que ficam responsáveis pelo atendimento cotidiano do Telecentro, e trabalham na capacitação da população local, no conhecimento da sua própria realidade e na identificação de caminhos para o seu desenvolvimento, fomentando a criação de conteúdos por parte da comunidade.

Os Telecentros Paranavegar são geridos com a participação efetiva da comunidade, através de representantes eleitos em Assembléia Pública, que fazem parte do Comitê Gestor, junto com representantes do Governo do Estado e demais parceiros. É meta desse programa promover a autonomia das comunidades nas quais ele se insere através da participação popular e da gestão conjunta das ações de inclusão digital.

Até o momento, já foram inaugurados dois telecentros, um em Ventania, região central do Estado e outro em Ortigueira, cidade do Paraná com o menor IDH do sul do país. O próximo telecentro será inaugurado na Ilha do Mel. Até o final de 2003, o Governo pretende implantar 20 telecentros e para 2004 a previsão é de mais 60 telecentros.

Você pode conferir mais informações dos Telecentros Paranavegar na próxima edição do Bate Byte.