Transferência de arquivo em Rede Novell

Autor: Claudio Lopes Furquim

Com a disponibilização do Software Netware for SAA (ou Sna Gateway) na Rede Novell e emulação de terminal nas Workstations, está disponível a transferência de arquivo micro-Mainframe neste ambiente.

Para usar este serviço é necessário que o usuário estabeleça uma sessão de ROSCOE no Mainframe e retorne ao "prompt" do DOS ( normalmente ALT+PgUp) e utilize os utilitários da Novell "SEND" para transmissão no sentido Mainframe e "RECEIVE" no sentido Micro, como no exemplo a seguir:

Como a própria rede tem um comando "SEND", foi renomeado para "SENDF" o comando usado para a transferência.

Também foi criado o programa "CELTRANS" que é a primeira versão da automatização da Transferência de Arquivos. Este programa apresenta uma tela semelhante à da "opção5" do Mainframe.

Este trabalho se realizou graças à cooperação entre a DISOF (Henry e Colodi) e a GPT (Tarso e Furquim).

S E N F A: A R Q U I VO, MIC D. TRE N000123. ARQUIVO ASC APP LRECL(200) BLK(2000)

A. ARQUIVO.T XT Diretório (opcional) e nome do arquivo no micro .
D.TRE Dataset Name no Mainframe.
ASC Indica que deve ser convertido ASCII para EBCDIC . Não usar quando transferindo arquivos comprimidos. Se o arquivo no micro for variável, ao transferir ele será completado com brancos até atingir o tamanho definido por LRECL.
APP Indica que o arquivo no Mainframe já existe e o arquivo transferido será adicionado no final.
LRECL(nn) Tamanho do registro no Mainframe. Se não informado assume 80. Não é necessário quando arquivo já existe no Mainframe.
BLK(nn) Tamanho do bloco no Mainframe. Se não informado assume 6160 para LRECL=80 e um múltiplo próximo a 32000 para outras tamanhos. Não é necessário quando arquivo já existe no Mainframe

OBS:

O volume está setado na Mainframe como STOR30 para DSNAMEs iniciados com "P" e TSO130 para os demais.

O arquivo transferido será automaticamente catalogado.

Onde:

RECEIVE A: MICRO.TXTD. TRE.N000123. ARQUIVO ASC APP

A. ARQUIVO.TXT

Diretório(opcional) e nome do arquivo no micro.

D.TRE...
Dataset Name no Mainframe.
ASC
Indica que o arquivo será convertido de EBCDIC para ASCII.
APP Indica que o arquivo no no micro já existe e o transferido será adicionado no final. Se o arquivo no micro não existe ocorre erro.

OBS:

O arquivo a ser transferido no Mainframe para o Micro deve estar devidamente catalogado.

A transmissão de arquivos através desta facilidade pode ser feita também em "Transparen Mode", ou seja, arquivos compactados ( ou binários se preferir) podem ser transmitidos nos dois sentidos sem prejuízo de seu conteúdo.

Atenção: Para emular um 3270 e efetuar uma Transferência de Arquivos não é necessário que o usuário esteja logado na Rede.

Recorte aqui

Cartela para Transmissão de Arquivos entre Micro e Mainframe

Passos a seguir:

1 – Ter acesso a uma Rede Novell com Netware for SAA ou SNA Gateway instalado.
2 – Emular um Terminal 3270 através do utilitário WSLAN (usar ALT+PgUp para ativar?desativar terminal)
3 – Abrir uma sessão no ROSCOE e voltar para o DOS (ALT+PgUp)
4 – Executar o SENDF ou RECEIVE conforme sintaxe abaixo
5 – Desativar o WSLAN (WSEXIT ou ALT+ End)