Trânsito Animal - um exemplo de disponibilização de informações na Internet

Autor: Winfried Helmuth Schumann - GPS

Tudo começou com uma solicitação de desenvolvimento de uma aplicação para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) que deveria efetuar consultas gerenciais aos dados de trânsito de animais no Paraná. Num primeiro momento tudo indicava que seria uma aplicação nos moldes das tradicionais "cliente/servidor" rodando dentro do Windows, com menus suspensos, telas de parâmetros, impressão de relatórios, enfim, dentro dos padrões da maioria das aplicações por nós desenvolvidas. No entanto, um pouco mais adiante fomos descobrir que esse lado padronizado e metódico da interface dos sistemas informatizados tende a mudar radicalmente, impulsionado pela revolução no modo de desenvolvimento de sistemas que estamos passando atualmente, o que se deve, principalmente, a este mundo fascinante que é a Internet. É esta maneira diferente de se construir aplicações que queremos transmitir, através deste artigo, a todos os analistas de sistemas e usuários e/ou clientes da CELEPAR que já tenham ou venham a ter sistemas informatizados.

Situação-Problema

O usuário deste sistema é a equipe de defesa sanitária animal da SEAB (DSA), que é a responsável pela prevenção e erradicação das enfermidades em espécies animais economicamente importantes ao Paraná. Esta equipe, entre outras atividades, efetua o controle sobre cargas de animais em trânsito no Estado através de registros obtidos das barreiras de fiscalização localizadas nas nossas fronteiras com outros Estado e países, barreiras estas administradas pela CLASPAR (Empresa Paranaense de Classificação de Produtos), que, além de controlar a movimentação das cargas de animais e de produtos de origem animal, também efetua classificação de produtos agropecuários.

Até bem pouco tempo atrás, as barreiras registravam suas informações em papel, o que dificultava enormemente o trabalho dos técnicos da DSA e da CLASPAR. Para tentar agilizar o processo, a própria SEAB desenvolveu uma aplicação em Clipper onde seriam entrados estes dados coletados. Mesmo assim, em virtude da grande quantidade de registros, apenas eram digitados os dados referentes a bovinos, suínos e equídeos.

Com a informatização das barreiras de fiscalização da CLASPAR, no primeiro semestre de 1997, estes dados passaram a ser registrados em meio magnético. No entanto, este sistema da CLASPAR não contempla um módulo de consulta aos dados de trânsito de animais e de produtos, mas apenas o fornecimento dos dados brutos à SEAB. Neste contexto surgiu a demanda por um sistema de consulta, que teve sua primeira versão desenvolvida em SQLWindows, utilizando base de dados local. Os dados eram transmitidos diariamente via aplicativo Notes, da CLASPAR para a SEAB. Em virtude de diversas dificuldades nas barreiras de fiscalização, inicialmente eram-nos enviados apenas dados de trânsito de animais. O esquema abaixo ilustra esta solução inicial:



Com o passar do tempo, esta solução já não atendia mais à SEAB, pois o processo de atualização da base local passou a consumir muito tempo. Além disso, havia a necessidade de se criar consultas aos dados do trânsito de produtos, que já estavam sendo fornecidos pela CLASPAR. Havia, também, o inconveniente de a aplicação ser local, restrita a uma máquina. As informações de trânsito de animais e produtos são muito importantes para aquele setor da Secretaria que tem seus técnicos distribuídos por todo o Estado. Precisávamos criar meios de estas informações chegarem até eles. Além de informações textuais, havia também a necessidade de divulgação de gráficos estatísticos, que seriam utilizados por outros setores da SEAB.

Solução dada - Internet

Baseando-se nestes requisitos, optou-se por utilizar como plataforma tecnológica a Internet. Termos técnicos, formato de relatórios, navegação de telas, tudo teve que ser readequado a esta nova interface. Tínhamos que adaptar uma aplicação que trabalhava localmente, cujos usuários eram exclusivamente técnicos da área animal e com conhecimento de microinformática, para ser utilizada por pessoas muitas vezes leigas, que possam estar passeando pela Internet e venham visitar o nosso site. Tínhamos também que mudar o processo de atualização da base de dados para que a própria CLASPAR o fizesse, visto que são os "donos" da informação. Aliviaríamos, assim, a equipe da DSA desta atividade diária. Pensando nisso, desenvolvemos uma aplicação que efetua a atualização dos dados, diretamente da Sede da CLASPAR, para um servidor de dados SQL-Server localizado na CELEPAR, o qual alimenta o nosso site. Esta aplicação foi construída para que não fosse necessária a intervenção dos técnicos da CLASPAR na atualização. Ela, automaticamente, reconhece a chegada de novos arquivos, executa a atualização da base SQL-Server, e descreve num arquivo de log como se deu o processo. Ou seja: conseguimos aliviar a rotina dos técnicos, tanto da SEAB quanto da CLASPAR, com relação à atualização diária das informações sobre trânsito animal. O esquema abaixo ilustra a solução Internet:

Aproveitando a divulgação de dados sobre trânsito de animais e produtos de origem animal, colocamos também no nosso site informações sobre documentos e exigências legais para o trânsito de animais e produtos no Paraná e em outros estados. A este subproduto do nosso projeto denominamos "Cartilha para Trânsito de Animais".

A fim de flexibilizar ao máximo a extração de dados e criação de relatórios gerenciais foi disponibilizado, tanto na CLASPAR quanto na SEAB, o acesso à base SQL-Server, utilizando-se como front-end o Access. Desta maneira, além de utilizar as consultas disponíveis no site, o cliente pode acessar os dados como se estivessem na sua máquina, criando relatórios gerenciais, gráficos estatísticos, tabelas cruzadas, etc.

wpe7.gif (7978 bytes)

Benefícios para o Cliente

Dentre os diversos benefícios trazidos ao cliente por esta solução, podemos destacar:

* controle sanitário efetivo dos animais em trânsito pelo Estado, possibilitando tanto aos técnicos da Sede quanto do interior acompanhar a movimentação de cargas animais e de produtos;

* maiores possibilidades de divulgação e acesso às informações, que via Internet estão acessíveis a qualquer um dos técnicos responsáveis pela área de sanidade animal da Secretaria, tanto no interior como na capital, servindo até como referência para outros Estados (o Paraná é o único Estado no Brasil que disponibiliza estas informações);

* economia de recursos humanos, tanto da CLASPAR quanto da SEAB;

* maior agilidade, pois agora os dados estão com uma defasagem de apenas um ou dois dias (antes, com o sistema em Clipper, a defasagem era de aproximadamente uma semana);

* utilização racional de recursos computacionais;

* flexibilidade na criação de relatórios gerenciais, o que é possível através da utilização do Access e ODBC;

* educação e orientação dos produtores rurais, com relação a normas e documentos exigidos para o trânsito de animais e produtos;

* divulgação do Paraná na Internet e de suas atividades de vigilância sanitária, visto que nosso Estado é o único que oferece estas informações na Internet.