Treinamento a Distância - uma Alternativa Viável nas Empresas?

Autora: Lilian Moro Bientinez



A Educação a Distância é uma das soluções que algumas empresas têm adotado para complementar a formação de seus funcionários, principalmente porque este sistema permite aumentar consideravelmente a clientela, sem incrementar custos na proporção.

Algumas vantagens desse método parecem indiscutíveis e podem ser consideradas segundo diversos ângulos:

* O treinamento pode seguir no ritmo que lhe for mais conveniente, o que dá a impressão de um treinamento sob medida;
* existe uma forma autônoma de instrução, pois confere ao treinamento maior liberdade no tocante a horário, local de utilização, disponibilidade de tempo, etc.;
* o diálogo do treinamento ao invés de ser com o instrutor é com o programa (seja através de texto, computadores, vídeo-aulas). Assim possibilita que aquele treinado mais tímido não se sinta perturbado em ter que dar respostas que nem sempre estão corretas;
* o programa não repreende, não ridiculariza, não se impacienta. Trata a todos com a mesma imparcialidade;
* o treinando é mantido em atividade constante, pois o programa não permite distrações ou devaneios;
* o programa não evita apenas erros, mas evita improvisações, pois é extremamente seletivo em termos do conteúdo, que geralmente é elaborado por especialistas competentes;
* a apresentação das informações se dá em pequenas etapas, numa seqüência lógica e em grau de dificuldade crescente;
* o programa registra de modo preciso as respostas dos treinandos, de modo que a identificação dos erros é imediata e sua correção facilitada;
* o tempo de aprendizagem, em muitos casos, é significativamente menor.

É importante deixar claro que nem todas as situações recomendam este tipo de solução (Treinamento a Distância), principalmente porque apesar do método apresentar inúmeras vantagens, apresenta limitações que devem ser consideradas, as quais apontamos a seguir.

Alguns assuntos são difíceis ou impossíveis de serem ensinados através desse método, principalmente aqueles assuntos mais complexos que permitem interpretações variadas. Também há uma enormidade de programas, que embora pareçam bem elaborados, não são capazes de levar o treinando a alcançar os objetivos propostos.

Outra limitação, é que elimina o debate, neste caso, o treinando aceita, sem discutir, o conteúdo que lhe é oferecido. Também, esse método está diametralmente oposto às teorias de dinâmica de grupo, pois é um método essencialmente individual.

Levando em conta vantagens e desvantagens, podemos enumerar alguns critérios que devam ser observados quando da opção por este sistema: a falta de um ambiente apropriado para o treinamento (sala, equipamentos, etc.); a dificuldade e tempo, como fator impeditivo a que pessoas possam submeter-se a um treinamento formal; a heterogeneidade das turmas; a carência de instrutores; redução de custos, etc...

A CELEPAR ao optar pela modalidade de auto-estudo, levou em consideração, principalmente, o contingente de pessoas que teria de treinar em formação básica em microinformática, num curto espaço de tempo, a um custo que não ultrapassasse os valores a que estamos submetidos segundo a lei de licitações.

Sendo assim, adquirimos, recentemente, 4 cursos de treinamento baseado em computador que se orientam na Metodologia de Ensino a Distância. São eles: Windows 3.1; Word 6.0; Excel 5.0 e Access 2.0. Estes cursos estão disponíveis, em rede, desde 11 de setembro.

Dos funcionários que participaram deste programa-piloto, alguns apresentaram extrema facilidade no manuseio do software. Segundo relato da Ana Cleusa (GSO), "o curso é ótimo, fácil, tive um bom aproveitamento". Assim como ela, outros treinados tiveram essa facilidade.

Mas as pessoas não são iguais, nem têm seu ritmo próprio de aprendizagem, algumas pessoas encontram um pouco de dificuldade, sugerindo até material de apoio para acompanhamento do curso.

A experiência-piloto serviu de referência para que algumas providências fossem tomadas, e uma delas foi a confecção de manual de instruções que contemplasse, principalmente, dicas, como por exemplo: "Na senha, faz diferença se a digitação foi feita em letras maiúsculas e/ou minúsculas, ou seja se digitado com letra maiúscula, deverá ser sempre digitado em letras maiúsculas; o mesmo para digitação em letras minúsculas".

Também foram disponibilizados monitores (estagiários da GPT), para o caso de dúvidas com relação ao conteúdo, ou mesmo sobre a forma de execução dos passos dos cursos.

É claro que novas dificuldades poderão surgir, no decorrer, pois é a primeira vez que a CELEPAR disponibiliza um treinamento desta natureza e também porque não estamos acostumados a estudar sozinhos, a controlar nosso próprio ritmo de aprendizagem.

Paralelamente à compra desses cursos baseados em computador, adquirimos fitas de vídeo-aulas nos cursos de: DOS 6 Passo-a-Passo, Windows 3.1 Passo-a-Passo, Windows 3.1 Avançado, Word 6.0, Word 6.0 Intermediário, Excel 5.0, Power Point, Access 2.0, Access 2.0 Intermediário, Corel Draw, Visual Basic, Visual Basic Intermediário e Visual Basic Avançado.

As fitas encontram-se na Biblioteca da CELEPAR, para empréstimo aos funcionários.

Até o momento a procura pelas fitas tem sido grande e os cursos mais procurados são: Word 6.0, Power Point, Windows 3.1 Passo-a-Passo, Windows 3.1 Avançado e MS-DOS Passo-a-Passo. Essas fitas têm em média, uma fila de espera de sete pessoas.

Estamos avaliando a possibilidade de comprar mais fitas, daquelas mais procuradas, bem como, procurando identificar novos títulos que sejam do interesse da CELEPAR.

Com a preocupação de profissional na área de Recursos Humanos, gostaria de chamar a atenção para o fato de que este método, de forma alguma vem substituir o ensino tradicional, mas apenas, complementá-lo, e que, como em qualquer outro método, a busca pela aquisição do conhecimento depende única e exclusivamente do interesse do indivíduo.

Estaremos, numa próxima oportunidade, relatando sobre os resultados da adoção desta modalidade de treinamento na CELEPAR, pois estamos coletando junto aos treinados, informações que nos possibilitem fazer uma análise qualitativa da sua utilização.