Um caso de Downsinzing

Autora: Sara Fichman Raskin


As redes de microcomputadores têm crescido tanto em tamanho e potência, que muitas empresas estão começando a aposentar o velho computador de grande porte. Isto é o “Downsizing”, muito falado e defendido na EXPONET 92

O ponto crucial para Downsizing é o custo: os micros em rede, e as redes em redes, em constante aprimoramento, são muito mais baratos. Eles estão conseguindo desempenhar parte das funções dos grandes computadores, por um custo de processamento até 100 vezes menor.

Um caso de Downsizing apresentado no Congresso foi o do Banco Inter Atlântico, por Marcos Lagbrunie.

No primeiro semestre de 1990, havia problemas de sistemas obsoletos, analistas absorvidos com manutenção, usuários insatisfeitos, custo elevado de upgrade, entr4e outros. Eles estavam trabalhando com um IBM 4341, 25 terminais 3278 e sistemas Cobol/Cics e VSAM.

A favor do Downsizing eles tiveram uma melhor relação Custo x Benefício, oportunidade de expansão modular e sistema “user friendly”. Como pontos contra, pesavam a cultura da empresa, o nome da IBM e o pioneirismo no Brasil.

Para a empresa, o tempo era fator crítico. Por isso, como estratégia de Downsizing, resolveram adotar pacotes prontos no lugar de desenvolvimento interno, o Clipper contra um SGBD cliente-servidor, o software de rede Netware da Novel e não o Lan Manager da Microsoft, e por último o sistema operacional DOS, ao invés de um ambiente com interface gráfica.

O maior impasse para a transição eram as pessoas. Em primeiro lugar era imprescindível o apoio da alta administração do Banco; a nova cultura precisava ser bem disseminada e a equipe necessitava treinamento e motivação. Os sistemas antigos, a princípio, deviam ser mantidos, e o cronograma e o orçamento precisavam ser realistas para não frustarem a expectativa e criarem decepção.

Os pontos técnicos foram vistos com muito cuidado: planejar a rede antes de instalar, rever a instalação elétrica, escolher um fornecedor autorizado, procurar ter um ambiente o mais homogêneo possível, ter equipe de suporte interna etc.

O ambiente atual de processamento de dados da empresa se constitui de redes Novell Netware 386, com 3 servidores 386 SX,2Gb de espaço em disco, 98 micros entre XT's e 386 SX's.

O IBM foi finalmente desativado em julho de 91, depois de 14 meses de migração. Segundo o palestrante, os usuários estão muito mais satisfeitos, o custo atual é menor e a expansão das redes continua. Acredite se quiser!