Um pouco antes dos 10 mandamentos

Autor: Wilson Mauri de Bonfim - GPS

Moisés es bien acogido por Jethro que está asombrado de que haya atravesado él solo el desierto y le dice: "Sin duda, el que no tiene nombre ha guiado tus pasos" y Moisés se queda asombrado de que allí conozcan también al Dios sin nombre. Jethro le explica que ellos siguen a Ismael, hijo de Abraham.

En días sucesivos, Moisés y Sephora se hallan al pie del monte santo, del monte del Sinaí y Sephora le explica a Moisés que Dios mora en esa montaña y que cuando se halla en ella hay nubes rojas como si hubiera fuego. Pasa el tiempo y Moisés se ha convertido en alguien aceptado por todos pues sabe sacar ganancias honradas con el esquileo de las ovejas y Jethro le ha ofrecido a una de sus hijas en matrimonio. Las chicas bailan ante Moisés pero éste les dice que aún no puede elegir esposa y se va al pie de la montaña sagrada donde se halla Sephora que le pregunta a cual de sus hermanas ha elegido, pero Moisés le dice que a ninguna. Entonces Sephora le comenta que se oye por las caravanas que un gran señor de Egipto ha sido expulsado y finalmente Moisés le pide a Séphora que sea ella su esposa. La montaña sagrada retumba en la noche iluminada con un cielo de color rojo.

Disponível na Internet no endereço: http://www.granavenida.com/moises1/ moises2.htm

A cena e o texto acima foram extraídos da Internet e retratam uma parte da obra-prima de Cecil B. de Mille, o fantástico filme "Os 10 Mandamentos". O épico conta a vida de Moisés, que nasceu escravo, se tornou príncipe, fugiu do Egito como assassino e, resgatado por Deus, se transforma no grande libertador e líder do povo de Israel, na sua saída do Egito até a chegada na terra de Canaã, a terra da promessa. Uma saga de 120 anos.

Meu pai contou-me esta história quando criança. Ainda criança li o livro de Êxodo, na Bíblia, por inteiro, onde é retratada toda a história da vida de Moisés. Mais tarde, vi o filme de B. de Mille, e copiando a TNT, tornou-se uma das minhas películas prediletas. Nestes últimos quarenta anos reli este incomparável relato inúmeras vezes, descobrindo sempre um aspecto novo, esclarecedor e muitas vezes surpreendentemente atual.

O assunto abordado tem como fundo um acontecimento ocorrido algum tempo depois da saída do povo do Egito, após a passagem do Mar Vermelho, quando o povo de Israel estava acampado no deserto junto ao monte Sinai.

Distante de tentar inserir uma nova cena na obra de B. de Mille, porém lembrando as encenações que fazia de peças bíblicas durante a infância e a juventude, segue abaixo minha versão do episódio acontecido um pouco antes de Moisés receber os 10 Mandamentos e que retrata o reencontro de Moisés com seu sogro Jetro.

UMA LIÇÃO DE GERÊNCIA

Personagens:

Moisés

personagem principal da história

Jetro

sogro de Moisés, residente na terra de Midiã

Zípora

esposa de Moisés

Gerson

filho mais velho de Moisés

Eliezer

segundo filho de Moisés

Arão

irmão de Moisés e sacerdote

Miriã

irmã de Moisés

Itamar

filho de Arão e sobrinho de Moisés.

Muitos figurantes

o povo de Israel no deserto

Cena 1 -

Época : Algum tempo antes de Moisés voltar ao Egito para libertar o povo.

Moisés, para proteger sua família e dedicar-se à missão a ele confiada, despede-se da esposa e dos filhos, enviando-os para a casa do sogro Jetro. (fecha a cortina)

Cena 2 -

Época: Algum tempo depois da saída do povo no Egito, após a passagem do mar Vermelho, em alguma cena que não é retratada no filme de B. de Mille.

Os israelenses acampados no deserto junto ao Sinai e, ao longe, nota-se uma grande caravana chegando.

Miriã corre até Moisés...

Miriã: Ei Mosa, tá vindo uma caravana aí.

Moisés: São amigos ou inimigos?

Itamar: Ói tio, devem ser tudo amigo, pois tão vindo todos juntos...

Moisés: Olha Itamarzinho esta piada só vai surgir lá pelo século XX depois de Cristo, em um país chamado Brasil, e que nem foi descoberto ainda. Então, fale sério e pare de gracinha fora de época.

Itamar: Tá legal tio, desculpe.

Arão: Pelo jeitão é pessoal lá de Midiã.

Moisés: Midiã? Chiiii, deve ser meu sogro.

Miriã: É. É ele mesmo. A Zípora está com ele.

Moisés: A sogra tá vindo junto?

Itamar: Acho que não... É seu Jetro que está comandando a caravana.

Moisés: Ufa... (fecha a cortina)

Cena 3 -

Moisés: Vamos conversar Jetro e aproveitamos para tomar um chimarrão ...

Jetro: Boa pedida Moisés, mas eu prefiro um tererê, é mais fresquinho, a viagem foi longa e eu estou com sede.

Moisés: Então tá. Você fica com a bebida paraguaia e eu fico com a gaúcha. E em Midiã? Tudo jóia? Como tá a família? E os rebanhos?

Jetro: Tá tudo bem.

Moisés: Obrigado por cuidar da Zípora e das crianças. Vai ficar um tempo conosco?

Jetro: Olha, Moisés, você falou que tinha a missão de tirar os teus patrícios do Egito e, que para fazer isso, precisava se concentrar no processo. Pediu para eu cuidar da Zípora e de meus netos. Ok? Cuidei, você já tá fora do Egito, junto com seus patrícios e então é hora de reassumir a família.

Moisés: Muito justo, Jetro. E até lhe agradeço de novo. Tá muito certo. Só que eu tô com pouco tempo para cuidar da família. Bem que eles podiam continuar com você por mais umas... três ou quatro décadas. É só chegar na Terra Prometida, me estabelecer, montar um sobradinho e eu vou buscá-los.

Jetro: Três ou quatro décadas? Tá maluco? Não dá não, Moisés. Olha, o custo de vida tá pela hora da morte, as despesas estão enormes e... afinal de contas, casou tá casado. É sua responsabilidade.

Moisés: Sabe o que é sogrão... Tô com o povão aqui no deserto, e o trabalho é imenso pra cuidar desta turma. Todo dia tem problema. Hoje, eu dei uma dispensada geral porque falei que tava recebendo visita, mas amanhã...

Jetro: Moisés, você está querendo delegar uma tarefa que é exclusivamente responsabilidade sua.

Moisés: Delegar??? Que palavra esquisita. O que é isso?

Jetro: Depois eu explico. Mas você falou que estava muito ocupado. Que amanhã o dia vai ser difícil, etc. O que está acontecendo? O que é que tem amanhã?

Moisés: Bem, caro sogro, amanhã vou lhe mostrar. Agora tá na hora de ir dormir porque com este racionamento de energia que o FHC decretou daqui a pouco é capaz de dar um apagão. (fecha a cortina)

Cena 4 -

Dia seguinte... alvorecer, galos cantando, gente acordando pra todo o lado. Congestionamento de gente se reunindo em fila em frente uma grande pedra.

Moisés chega, senta-se na pedra e começa atender as pessoas que estão na fila. As pessoas trazem os mais diversos problemas para Moisés dar um conselho, julgar ou resolver o assunto. Passa o dia de manhã até a tarde...

Moisés cansado despede os restantes prometendo atendê-los no dia seguinte... Alguns saem reclamando que está pior que a fila do INAMPS.

Moisés recomeça a conversa com Jetro.

Moisés: Tá vendo, Jetro? É desse jeito, todo o dia, seis dias por semana, não tem descanso. Entendeu o que eu quis dizer quando falei que não posso dar o atendimento que a minha família merece?

Jetro: Entendi Moisés. Só não entendi o que você está querendo fazer com o povo...

Moisés: Como assim?

Jetro: Você... procurando resolver tudo sozinho, e todo este povo em pé diante de você, desde a manhã até a tarde?

Moisés: É porque este povo vem a mim para consultar a Deus. Quando tem algum negócio, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e suas leis.

Jetro: Tudo bem, Moisés, a intenção é boa, mas a forma está completamente errada. Em pouco tempo você vai estar completamente estressado. Pode ser pior, de tanto escutar reclamações. Já, já você vai cultivar uma gastrite e até uma úlcera no estômago. Daqui a pouco vai ter gente desmaiando sob esse sol de lascar. Esta é uma empreitada muito difícil para você desempenhar sozinho.

Moisés: Eu sei, mas eu sou o responsável, é minha tarefa, tenho que fazer.

Jetro: Escute o conselho que vou lhe dar e obedeça, que Deus vai estar com você. Represente o povo diante de Deus e leve suas causas para Deus. Mas, ensine ao povo as leis, a forma como devem agir, o trabalho que devem fazer, enfim, que todos saibam exatamente quais as suas tarefas e responsabilidades.

Moisés: Você está sugerindo que seja dado um treinamento para o pessoal

Jetro: Isso, Moisés, você está pegando a idéia.

Moisés: E daí?

Jetro: Bom, como segunda etapa você escolhe alguns homens que tenham cultura, tarimba e eficiência prática, fidelidade e franqueza, moldados pela própria palavra de Deus, homens de verdade, que não sejam impiedosos. Sabe, gente que não se sujeita a suborno, que não torça as normas para beneficiar bajuladores.

Moisés: Puxa, isto é complicado. É difícil achar gente com todos estes predicados.

Jetro: Bom, é para isso que você está na gerência..

Moisés: E depois?

Jetro: Então você os coloca como coordenadores de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.

Moisés: Êpa, não entendi. Quer dizer que tem uns que vão comandar mil famílias, outros cem e assim por diante?

Jetro: Na teoria, é isso aí.

Moisés: Na teoria tá bonito, mas e na prática? Como é que o sistema vai funcionar?

Jetro: Simples, Moisés. Cada dez famílias terá o seu líder. Sempre que alguém tiver alguma questão, problema ou necessidade de algum conselho, vai procurar este líder.

Moisés: Ah! Entendi. Este líder vai fazer o papel que eu estou fazendo hoje.

Jetro: Isto, Moisés, exatamente isto.

Moisés: Certo, Jetro. Mas vamos fazer de conta que duas pessoas tenham uma pendência e, cada um tem um coordenador. Qual dos dois será procurado?

Jetro: Ou um ou outro, ou até os dois. Se eles não conseguirem resolver, então seus líderes levarão o problema para a instância superior.

Moisés: Que instância superior?

Jetro: Puxa Moisés, você está cansado mesmo, hein? Tá raciocinando pouco. Eu não falei em coordenadores de mil, cem, cinqüenta e dez?

Moisés: É, falou.

Jetro: Pois é, os líderes de dez são subordinados aos líderes de cinqüenta, estes por sua vez são subordinados aos líderes de cem, e estes respondem aos coordenadores de mil, que finalmente respondem a você. Entendeu tudo agora?

Moisés: Claro, Jetro. Tinha entendido desde o princípio, mas queria igualar os quadros, isto é, ter certeza de que o que você estava falando era exatamente o que eu tinha entendido.

Jetro: Muito bom, muito bom mesmo.

Moisés: Pôxa Jetro. Simplesmente simples. Só quando a batata for extremamente quente é que vai cair na minha mão trazida pelo coordenador-mil.

Jetro: Pois é, Moisés. Estes serão os problemas e dificuldades que você vai atender. Entendeu tudo?

Moisés: Ah!!! Entendi. Vou me concentrar mais na estratégia e menos no operacional. Os assuntos já chegarão filtrados e com pareceres. Vai ser ótimo. Vou conseguir me dedicar a uma série de coisas importantes que estão ficando pendentes. Até vou ter um tempo para descansar...

Jetro: Bingo.

Moisés: Bingo? Bingo? O que é isso...

Jetro: Deixa pra lá Moisés. Faça o que eu estou lhe dizendo.

Moisés: Mas começe amanhã mesmo, sem falta.

Narrador: (enquanto fecha a cortina): E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: maiorais de mil e maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.

E eles julgaram o povo em todo tempo; o negócio árduo traziam a Moisés, e todo negócio pequeno julgavam eles.

Cena 5 -

Moisés despedindo-se do sogro

Moisés: Pôxa Jetro, bem que você podia ficar mais uns dias.

Jetro: Não dá Moisés, eu também tenho responsabilidades com a minha família e tenho de voltar para cuidar dos negócios.

Moisés: Tá certo. Foi um prazer tê-lo aqui. A turma vai sentir falta das suas histórias ao pé do fogo.

Jetro: Eu também vou sentir saudades. Principalmente do Gerson e do Eliezer.

Moisés: Jetro, antes de você ir eu queria lhe perguntar um negócio que ainda está me incomodando.

Jetro: Então pergunte, homem.

Moisés: O que significa aquela palavra... como é mesmo? Ah, lembrei - delegar. O que significa delegar?

Jetro: Delegar? Ô Moisés, esta eu vou deixar para você. Dê uma olhada no Aurélio que você vai entender... Agora tchau.

Narrador: (enquanto fecha a cortina): Então se despediu Moisés do seu sogro, e este se foi para a sua terra.

= Fim =

DELEGAR [Do lat. delegare.] V. t. d.

1. Investir na faculdade de obrar; transmitir por delegação:

V. t. d. e i.

2. Transmitir poderes; investir na faculdade de obrar:

3. Enviar (alguém) com poderes de julgar, resolver, obrar; encarregar, incumbir:

DELEGAÇÃO [Do lat. delegatione.] S. f.

1. Ato ou efeito de delegar.

2. Comissão que dá a alguém o direito de agir em nome de outrem, quer em caráter particular, quer como representante; mandato.

Obs - A livre versão apresentada aqui retrata o que Moisés escreveu no livro de Êxodo, capítulo 18. Justifica-se o título porque o episódio dos 10 mandamentos aparece no capítulo 20 de Êxodo.