Uma breve introdução ao Linux

 Autor: Leslie Harlley Watter - Estagiário da GPS   

O QUE É O LINUX?

O Linux é um sistema operacional como muitos outros existentes por aí (claro que com substanciais diferenças).

O Linux é um clone do Unix escrito por Linus Torvalds com a assistência de um grupo de programadores espalhados pela Internet. Pretende-se que ele esteja em conformidade com o padrão POSIX.

Veja que Linux mesmo, é apenas o que chamamos de Kernel ou Cerne, que é o centro do sistema operacional, pois quando adquirimos o Linux, diferentemente de outros sistemas operacionais, normalmente já estamos também adquirindo aplicativos, utilitários, jogos, etc. Este é o caso de CDs de Linux distribuídos com revistas.

Ele faz tudo o que você esperaria de um Unix moderno e completo, incluindo multitarefa real, memória virtual, shared libraries (bibliotecas de "linkagem dinâmica"), carga por demanda, redes TCP/IP, além de nomes de arquivos com até
255 caracteres, proteção entre processos (crash protection), suporte a UNICODE, etc.

QUAL A SUA ORIGEM?

O Linux foi originalmente desenvolvido como um passatempo do Linus. Ele queria um sistema operacional que fosse semelhante a um Unix, com todas as suas funcionalidades e ainda que pudesse utilizá-lo num PC. A partir daí, começou a trabalhar nele....

Em 5 de outubro de 1991, a seguinte mensagem circulou na usenet:

"...Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando em uma versão free de um sistema semelhante ao Minix para computadores AT-386. Ele já alcançou o estágio de ser usável (embora possa não ser, dependendo do que você quer fazer), e pretendo distribuir o código fonte. É apenas a versão 0.02..., mas já consegui rodar o bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress, etc., nele"

Esta mensagem era assinada por Linus Torvalds, e ninguém adivinharia que ela estaria marcando o início de um movimento que, menos de 10 anos depois, já tem 10 milhões de seguidores.

PRONÚNCIA E SÍMBOLO DO LINUX.

Como se pronuncia Linux?

Escrevendo a pronúncia, ficaríamos com o seguinte : Leenux.

Imagine-se dizendo Bruce Lee, agora diga apenas Lee e acrescente o Nux de Nu + x.

É dessa maneira que se pronuncia Linux. Pode-se obter na Internet também um arquivo com a pronúncia feita pelo próprio Linus Torvalds. (site brasileiro: http://linux.trix.net na seção O que é Linux!)

Qual é o símbolo do Linux?

O símbolo do Linux é um pingüim!! Isso mesmo um gentil pingüim!!

Conta a lenda que Linus Torvalds foi visitar uma região perto do polo e ao se "engraçar " com um pingüim, acabou sendo bicado. Segundo Linus, foi paixão à primeira vista. A partir desse momento, o mascote do Linux passou a ser um pingüim. Abaixo, nós temos dois dos inúmeros pingüins que representam o Linux, o segundo sendo Brasileiro. Veja mais pingüins em:

http://lwn.net/Gallery/

CARACTERÍSTICAS DO LINUX

Quem produz o Linux?

O Linux é mantido por um conjunto de programadores independentes ligados pela Internet, coordenados por Linus Torvalds. Linus foi o autor da primeira versão do sistema, em 1991 (a data de lançamento oficial é 5 de outubro de 1991). Mas com a evolução do trabalho e o volume que o mesmo alcançou não é mais possível que o sistema seja mantido por uma única pessoa.

O QUE SÃO DISTRIBUIÇÕES? QUAL A MELHOR DELAS?

Pelo fato do Linux ser essencialmente um software livre, você pode fazer o download dele na Internet sem infringir os direitos de copyright de ninguém.

Sendo assim, muitas pessoas e organizações se dedicam a criar novos pacotes contendo o Kernel do Linux e mais uma série de aplicativos e utilitários, além de manuais e programas de instalação facilitados. Estes pacotes são chamados de distribuições, que podem variar muito em tamanho, facilidade de instalação e usuários finais. Existem distribuições que vêm num pacote com 5 CDs e outras que cabem num disquete! É importante ressaltar que cada uma delas tem suas características e finalidades específicas.

Você pode perguntar a qualquer colega seu que use Linux e ele lhe dirá que a distribuição W é melhor que a distribuição Z, só que ele usa a distribuição W, é claro. Não existe uma distribuição melhor que a outra, o que existe é que uma se adapta melhor ao seu caso ou ao seu estilo. Cada uma tem suas peculiaridades e vantagens sobre as outras. Mas, lembre-se que apesar de você poder baixar as distribuições da Internet, às vezes é mais vantajoso pagar um pouco mais pelo CD e manual que normalmente acompanham a distribuição e ainda, talvez, beneficiar-se de um suporte.

Outras coisas devem ser levadas em conta quando escolher a distribuição. Ter um amigo ou colega que já conheça uma distribuição ajuda e muito... acreditem!!

Aqui temos os links para algumas distribuições Linux. Abaixo, comentaremos algumas delas.

Slackware
www.slackware.com/

SuSE
www.suse.de/e/

Conectiva
www.conectiva.com./br

Debian
www.debian.org/

Red Hat
www.redhat.com/

Caldera (OpenLinux)
www.openlinux.com/

Corel Linux
http://linux.corel.com/ (base na Debian)

Turbo Linux
www.turbolinux.com/(base na Red Hat)

Mandrake
www.linux-mandrake.com (base na Red Hat)

LinuxPPC
www.linuxppc.org

Linux PRO
www.wgs.com

MKLinux
www.mklinux.apple.com

Stampede Linux
www.stampede.org

Yggdrasil Linux
www.yggdrasil.com

DOS Linux
www.tux.org/pub/people/kent-robotti/index.html

HAL91 Floppy Linux
www.home.sol.no/~okolaas/hal91.html

TOMSRBT
www.toms.net/~boehser/rb/

Aqui teremos uma uma breve descrição das distribuições comerciais e das distribuições mini-linux que mais se destacam.

DISTRIBUIÇÕES COMERCIAIS

Slackware

O Slackware é uma das mais antigas distribuições que ainda se mantém atualizada e ativa. Foi criado por Patrick Volkerding (que ainda cuida da distribuição). Patrick tentou fazer a distribuição do Linux mais semelhente ao UNIX original. O Slackware é compatível com todos os padrões publicados do Linux, como o "Linux File System Standard". Patrick tenta seguir o que ele define como o princípio KISS: "Keep it simple stupid!". Esta idéia fez com que o Slackware se transformasse numa das distribuições mais populares, estáveis e amigáveis disponíveis para o Linux. O Slackware Linux pode rodar em máquinas que variam desde um 386 até os sistemas Pentium II mais novos. Usa pacotes TGZ (Padrão de compactação de arquivos).

Red Hat

Distribuição com maior apelo comercial, o Red Hat tem grande aceitação entre usuários domésticos iniciantes, o que não quer dizer que seja uma distribuição "para iniciantes". O Red Hat está ganhando mais aceitação também no mercado corporativo e tem grande cuidado com documentação e suporte. Usa pacotes RPM - a Red Hat é a criadora do formato RPM (Um gerenciador de pacotes/arquivos que facilita a instalação/utilização de softwares dentro do Linux).

Conectiva

O Conectiva Linux (anteriormente denominado Conectiva Red Hat Linux) é uma boa alternativa para quem está começando com o Linux, já que os programas de instalação, grande parte das mensagens de sistema, documentação e até alguns aplicativos estão convertidos para o português (embora você possa optar por ver as mensagens em inglês, se preferir). Em sua versão guarani, o Conectiva Linux ainda lembra bastante a sua origem: a distribuição Red Hat.

SuSE

Distribuição alemã com grande suporte à internacionalização, em sua versão 6.1, já permite a execução de seu programa de instalação e configuração em português do Brasil. Distribuição de grande porte (a versão em CD tem 5 discos), pode ser encarada como uma alternativa ao Red Hat para quem gosta de ter liberdade de alterar configurações. É a mais usada na Europa. É a distribuição usada por Linus Torvalds, o criador do Linux, em seu computador pessoal. Usa pacotes RPM.

Caldera OpenLinux

O OpenLinux da Caldera é uma distribuição voltada para o uso em empresas e não nos desktops dos desenvolvedores. A ênfase é dada na existência de programas avançados de gerenciamento e integração de redes, principalmente com redes Novell, empresa intimamente relacionada com as origens da Caldera Systems. A Caldera oferece planos avançados de suporte, opção de compra de softwares desktop e procedimentos de instalação mais amigáveis. Em suas versões recentes, inclui softwares especiais de particionamento para facilitar a instalação em máquinas que tenham outros sistemas operacionais já instalados. Usa pacotes padrão RPM.

O OpenLinux 2.2 recebe pouca atenção no Brasil, apesar do fato de, provavelmente, ser a distribuição comercial mais fácil de instalar. Com avançadas rotinas de detecção automática de configuração de hardware, a instalação é tão tranqüila que inclui até a opção de jogar Tetris enquanto você aguarda a cópia dos arquivos.

Debian GNU/Linux

O Debian é a mais popular das distribuições "alternativas" de Linux, e é 100% open source software. Ao contrário da Caldera, SUsE e Red Hat, o Debian não é mantido por uma empresa e sim por um grupo de usuários. A ênfase é tecnológica. Usa pacotes padrão DEB.

Mandrake

O Mandrake é o equivalente a um Red Hat "turbinado" e que apresenta o KDE como seu ambiente gráfico default. Tem grande suporte devido à internacionalização. Usa pacotes RPM.

TurboLinux

Distribuição japonesa (mas em inglês) bastante semelhante ao Red Hat, mas com grande suporte à internacionalização para línguas asiáticas. Business Partner da IBM, tem investido bastante na área de alta disponibilidade (clusters). Usa pacotes RPM.
                   
Conectiva Linux 4.0

O Conectiva Linux 4.0 demonstra claramente uma grande mudança - a distribuição da Conectiva já não se chama mais Conectiva Red Hat Linux. O Conectiva Linux encontrou sua própria personalidade e vai trilhar seu próprio caminho.

MINIDISTRIBUIÇÕES

As minidistribuições são pequenos pacotes baseados no kernel do Linux e voltados para tarefas específicas. Você não deve instalá-las para "ter uma idéia sobre o Linux", pois, em geral, elas não se parecem muito com as distribuições voltadas para o uso desktop.

Linux Router Project

O Linux Router é uma distribuição que cabe em um único disquete de 1,44MB e permite transformar um micro com duas interfaces de rede em um roteador de baixo custo e performance similar a de roteadores comerciais. Suporta uma série de interfaces e protocolos.

LOAF (Linux on a floppy)

Distribuição em um único disquete, voltada para o uso em rede. Inclui uma série de clientes de rede (lynx, ssh, telnet...) e tem versões específicas para as placas de rede mais comuns.

Mulinux

Distribuição italiana que cabe em um disquete e que vem com suporte a rede, ppp, alguns servidores (http, at, fax...) e vários clientes, incluindo cliente de IRC.

Pocket Linux

O Pocket Linux é uma distribuição em um único floppy voltada para ser um cliente de rede (ssh, telnet, ftp...). Aceita placas de rede e modems.

Tomsrbt

O Tomsrbt é uma distribuição em um único disquete, que contém ferramentas úteis para recuperar um computador que não esteja conseguindo dar boot pelas vias normais.

Trinux

Distribuição voltada especificamente para tarefas de segurança, vem com ferramentas para verificar (e tentar quebrar) a segurança de redes locais. Ela é capaz de transformar seu PC em uma poderosa estação de monitoramento de rede, bastando, para isso, dar "boot" nos seus dois (ou três) disquetes.

QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES DISPONÍVEIS PARA O LINUX?

Ao contrário do que muitos pensam e dizem, existe uma infinidade de aplicações disponíveis para Linux. Essas aplicações variam desde simples editores de texto como joe, (semelhante ao Wordperfect for DOS) até bancos de dados de grande porte como Oracle. Nessa seção, vamos 'arranhar' levemente a superfície deste lago, enumerando algumas dessas aplicações:

Música:

RealPlayer

Permite ouvir rádio via Internet, escutar a clips de áudio (Real Audio) e vídeo (Real Video).

X11amp/Xmms

É um clone do famoso winamp para Windows(r). Permite tocar músicas no formato mp3.

mpg123

É um tocador de mp3 para o console do Linux. Permite você ouvir mp3 sem entrar no modo Gráfico.

Kmid

Um tocador de músicas .mid no Linux. É necessário que se tenha o KDE instalado.

Kwav

Um tocador de músicas .wav no Linux. É necessário que se tenha o KDE instalado.

Gráficos:

Gimp

É um programa moderno, que nos permite trabalhar com imagens. Não deixa nada a dever ao Adobe Photoshop for Windows(r), incluindo muitas outras capacidades além das que o Photoshop(r) oferece. Além de existir uma versão para Windows(r).

Blender

Um programa que se destaca na criação de gráficos 3D.

XV

Um poderoso visualizador de imagens de diversos formatos.

GtkSee

Um visualizador de imagens com uma interface semelhante ao AcdSee for Windows (r).

Ambientes de Programação:

Kdevelop

Um ambiente de programação que acompanha o KDE.

Xwpe

Um ambiente de programação com uma interface semelhante ao Turbo Pascal/ Turbo C para DOS, com muitas facilidades.

XCoral

Outro ambiente de programação que tem opções para linguagens como C, C++, Pascal e também para criação de páginas HTML e Arquivos LaTeX.

Bancos de dados:

Sybase ASE, Informix SE, MySQL, PostgresSQL e Oracle

Fazem parte dos Bancos de Dados presentes na plataforma Linux.

Janelas:

O Linux tem inúmeros Window Managers (gerenciadores de janelas) ou ambientes gráficos, que atendem a vários gostos.

Temos ambientes gráficos altamente integrados, com muitos recursos disponíveis e, conseqüentemente, mais pesados, como o Kde e Enlightenment. Temos ambientes altamente leves e quase destituídos de recursos, como o Twm. Entre estes dois tipos, temos muitos outros, que vão do Window Maker (desenvolvido pelo brasileiro Alfredo Kojima), o Fvwm2, o Fvwm95, o Black Box, o Icewm, o Xfce até uma série de outros.

Confira um site dedicado aos Window Managers, onde encontrará muitas informações e estatísticas: www.plig.org/xwinman/

Kde - K Desktop Environment

Este é o Window Manager mais utilizado atualmente, principalmente devido aos recursos integrados que oferece e também à sua facilidade de uso (atrativo para os iniciantes). Lembre-se que, em conseqüência, ele também é o mais "pesado" dos Window Managers.
www.kde.org

Window Maker

Window Manager com bons recursos, excelente visual e fácil de usar. Um dos preferidos pelos usuários brasileiros (não só por ter sido desenvolvido por um brasileiro, Alfredo Kojima). Peso médio.
www.windowmaker.org

BlackBox

Este é um Window Manager bem leve, visual agradável e com bons recursos.
http://blackbox.wiw.org/

Icewm

Outro gerenciador de janelas muito leve e com bons recursos, mas com visual diferente do visual do Blackbox.
www.kiss.uni-lj.si/~k4fr0235/icewm/

Xfce

Este é um clone do gerenciador de janelas comercial FCE. Acesse a página oficial e clique em Download. Depois escolha o arquivo correspondente à sua distribuição.
www.xfce.org/

Abaixo, temos alguns screenshots dos Gerenciadores de Janela que utilizo em casa. Eles foram capturados com o GIMP!

BlackBox

linux 1.gif (117330 bytes)

Enlightenment

linux2.gif (123116 bytes)

Fvwm2

linux3.gif (83552 bytes)

Fvwm95 o mais semelhante ao Windows 95

linux4.gif (63964 bytes)

KDE

linux5.gif (74863 bytes)

WindowMaker - Este feito por um Brasileiro!!!

linux6.gif (77420 bytes)

SUÍTES:

StarOffice

Uma suíte completa inicialmente criada pela empresa alemã StarDivision, composta de editor de textos, planilha eletrônica, agenda eletrônica, editor de páginas HTML, browser, etc. Tem ainda a opção de importar os arquivos do Microsoft Office(r). Atualmente, ela é distribuida free pela Sun que comprou a StarDivision.

Word Perfect 8

Um editor de textos feito pela Corel(r) mais semelhante ao Word for Windows. É pago.

Podemos encontrar muito mais aplicativos em:

Existem ainda milhares de outros sites com aplicativos Linux ao redor do mundo! Basta que você procure por eles!!

Posso ter Linux e Windows instalados no meu computador ao mesmo tempo?

Sim, você pode. Todas as distribuições comerciais de Linux, sem exceção, apresentam manuais com exemplos de como instalar o Linux em conjunto com outros sistemas operacionais. Basicamente o que ocorre é uma seleção de sistema no momento em que você liga o seu computador - aparece uma lista das opções disponíveis e você seleciona a que preferir.

O Linux roda no meu computador?

O Linux roda bem na maioria dos computadores disponíveis comercialmente, incluindo até notebooks. Na plataforma Intel, que é a mais comum no Brasil, ele roda bem nos seguintes processadores:

  • Intel/AMD/Cyrix 386SX/DX/SL/DXL/SLC

  • Intel/AMD/Cyrix486SX/DX/SL/SX2/DX2/DX4

  • AMD K5, K6, K6-2

  • Cyrix 6x86, 6x86MX

  • Intel Pentium, Pentium Pro e Pentium II

  • IDT WinChip C6

Nota: O Autor tem o Linux rodando em 2 micros: um 386SX 8/16MHz com 8 Mb de Ram e 270MB de HD rodando a distribuição SUSE 5.3 e um micro Pentium 100MHz com 48Mb de Ram e 4.3 Gb de HD rodando Slackware 4.0

Embora o Kernel do Linux exija apenas 4MB de memória para rodar, é recomendável que você tenha mais que isso para a maior parte das aplicações práticas. Impressoras, placas de rede, CD-ROMs IDE e SCSI, discos rígidos IDE e SCSI em geral são suportados sem problemas.

No Brasil, os problemas mais comuns de compatibilidade são registrados com os modems PCI, Winmodems e placas de som on-board. Até recentemente as placas de vídeo SiS on-board também eram problemáticas, mas as distribuições de Linux mais recentes já resolveram este aspecto.

UM BREVE HISTÓRICO

O Linux foi criado pelo estudante universitário finlandês Linus Torvalds e lançado em 17/09/1991.

5 de Outubro de 1991

É lançada a versão 0.2 do Kernel para micros AT 386/486. O Linux é um clone do Unix.

1994

Sai a versão 1.0 do Kernel.
Caldera passa a distribuir o Linux.
SuSE produz o primeiro CD Linux.

Dezembro de 1994

Um grupo de programadores de Carolina do Norte, EUA, funda a Red Hat, um Linux mais amigável, baseado na filosofia de pacotes pré-instalados e configurados.

Cada pacote foi testado e configurado antes e está pronto para rodar.

Meados de 1995

A Red Hat lança a versão beta do seu 2.0.

Novembro de 1995

Sai o primeiro porte do Linux para a plataforma Alpha.

Fevereiro de 1996

A Apple porta o Linux para os processadores Power PC.

Maio de 1998

A Corel anuncia suporte ao Linux.

Julho

A Caldera lança o Netware para o Linux 1.0.

Agosto

A Sybase oferece uma versão gratuita do seu Adaptive Server Interprise para Linux.

Outubro

O Informix Dynamic Server, o Informix Dynamic 4GL para Linux e o Informix SE para o Red Hat ficam disponíveis.

No dia 27, em Atlanta, EUA, mais de 200 fornecedores apresentaram seus produtos para o Linux.

Novembro

No dia 2, é lançada a versão 5.2 do Red Hat.

Dezembro

No dia 8, a Sun anuncia o Linux para a plataforma Ultra Spar

No dia 17, o Word Perfect 8.0 da Corel torna-se disponível for Linux na Internet. Registra 80 mil downloads em apenas 12 horas.

Janeiro de 1999

No dia 26, sai o Kernel 2.2.

No dia 27, a HP anuncia suporte ao Linux para a sua linha HP NetServer por meio de aliança com a Red Hat.

A Netscape lança o Delecated Administrator for Linux.

Fevereiro

No dia 12, a Red Hat lança suporte 24x7 pela Internet.

No dia 18, a IBM anuncia planos para fornecer servidores NetFinity com o Linux Red Hat e NT.

Março

No dia 1º, a Mylex anuncia suporte ao Linux em toda a sua linha de controladoras RAID.

No dia 02, a Oracle lança o Oracle 8i para Linux.

A CA (Computer Associate) concorda em desenvolver o Unicenter TNG e o Unicenter TNG Framework para Linux.

SCO implementa suporte ao código binário do Linux no UnixWare 7.

A Compaq anuncia que os seus servidores ProLiant 1850R e 1600, além do ProSignia estão disponíveis com o Red Hat pré-instalado.

No dia 3 de março de 1999, a Sybase amplia o suporte aos usuários Linux.

A SAP anuncia suporte completo ao Linux.

No dia 9 de março de 1999, a Compaq, IBM, Novell e Oracle investem na Red Hat.

No dia 22 de março de 1999, a Dell fornece suas estações Precision 410 e 610 com o Red Hat 5.2 pré-instalado.

Abril

No dia 5 de abril de 1999, a Caldera anuncia suporte 24x7.

Agosto

Sai a versão beta do browser Opera para Linux.
Lançado o Slackware baseado na Glibc 2.1.1.

Confira aqui mais a respeito da história do Linux: http://alge.anart.no/linux/history.html

SUPORTE BRASILEIRO

Aqui colocamos os sites das empresas que fornecem suporte brasileiro ao linux e mais alguns sites que merecem ser visitados pelos usuários e interessados no Linux!

COMPAQ

www.compaq.com.br/local/suporte/servad.html

APPLE

www.apple.com/support

EPSON

www.epson.com.br/suporte/

HP

www.hp.com/latinamerica/brasil/main.html

IBM

http://suporte.ibm.com.br

XEROX

www.xerox.com.br/produtos/download/

 

Linux Catálogo

http://linuxcatalogo.cjb.net

Linux in Brazil

http://linux.trix.net

Site do Gabriel Torres

www.gabrieltorres.com

Hardware Help

www.hardwarehelp.cjb.net

Guia de Hardware on Line

http://home.openlink.com.br/bengt/

Há Grupos ou listas de discussão, onde você se cadastra e passa a receber todos os e-mails enviados para o endereço, inclusive os que você mesmo envia. Podemos aprender muito, num bom grupo e, claro, ajudar outros também.

Para quem está começando, escolha uma destas.

Cadastre-se apenas enviando um e-mail em branco e sem subject para:

  • linuxabc-subscribe@egroups.com (Linuxabc)

  • linux-se-subscribe@egroups.com (Linux Sergipe)

  • adventures-subscribe@egroups.com (Adventures)

  • linux-resende-subscribe@egroups.com (Linux Resende)

Para sair de uma das acima, mande também uma mensagem em branco e sem subject para:

nome-unsubscribe@egroups.com
(Substitua "nome" pelo nome do grupo)

E, para usuários mais avançados:

Linux-br, visite o site e se cadastre on-line:
http://bazar.conectiva.com.br/listas/linux-br/

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FISH, Aeleen. Essential system administration. 2. ed. USA: O'Reilly & Associates, 1995

LINUX in Brazil. Disponível na Internet. http://linux.trix.net

LINUX catálogo. Disponível na Internet. http://linuxcatalogo.cjb.net

PETERSON, Richard. Linux: the complete reference. Berkeley: McGraw-Hill, 1996.

WELSH, Matt: KAUFFMAN, Lar. Dominando o Linux. Osborn: McGraw-Hill, 1997.