Uma cadeia educacional

Com uma série de soluções tecnológicas baseadas no conceito de Aprendizagem Colaborativa Suportada (Computer Supported Collaborative Learning), o portal “Dia-a-Dia Educação” (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) da Secretaria da Educação do Paraná, virou modelo de gestão educacional para todo o país. Premiado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas e pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o portal é mais do que sítio de informações e dados sobre a educação. Trata-se de uma verdadeira cadeia de produção, recepção e retroalimentação de informações que, embora permeada pelas novas tecnologias, tem como base de sustentação o próprio público a quem ele se destina: alunos, professores e a comunidade.

 

Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a principal missão do portal é a implantação de um novo modelo de aprendizagem, reconhecendo e valorizando todo o saber acumulado na rede estadual de ensino, num processo aberto, interativo e constante.

As metas vão mais longe: através do portal, o governo pretende capacitar professores e estudantes para que, como usuários dos serviços da Internet, eles também sejam autores de conteúdos pedagógicos, propiciando a veiculação, na rede mundial de computadores, de sua produção intelectual e fomentando a criação de comunidades virtuais de aprendizagem, envolvendo todos os atores da educação básica do Estado. Com base nessa perspectiva, o governo está instalando computadores em todas as escolas paranaenses, beneficiando mais de 2 mil estabelecimentos.

O “Dia-a-Dia Educação” possui uma estrutura de navegação em camadas de acesso por público-alvo, que visa facilitar a navegação em ambientes personalizados, implementados com características conceituais e de informação específicas aos seus destinatários. Um bom exemplo é o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), que propicia a racionalização e agilização das atividades escolares, organiza a documentação escolar e os levantamentos estatísticos, dando suporte ao planejamento de ações.

Através desse sistema as escolas possuem mais autonomia para desenvolver suas atividades.
O portal possui um Comitê Gestor formado por um representante de cada departamento da Secretaria da Educação e da Celepar, com a atribuição de gerenciar a publicação de conteúdos, analisar as sugestões de usuários e definir as estratégias de atualização.