Uma fábula animal

Autor:Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

 

Na semana de atentados, torres desabando e guerra sendo preparada não tem episódios amenos. Saio pela tangente, conto a história de dois animaizinhos de estimação bem conhecidos, o Hardware e o Software, ei-los:

Este é o Hardware, também conhecido como Ha-ha. Tem um aspecto meio cansado, mas não se iludam: ele carrega pianos. Trabalha quase 24 horas por dia. Corre para cima e para baixo, é discreto e se alimenta de muito pouco. Já o seu parceiro inseparável é o Software, cuja alcunha é o Só-só.

Ele é um gato exuberante, cheio de egocentrismos, manias e idiossincrasias. Só faz o que tem vontade, se mete em muita confusão mas em geral faz tudo certo, rápido e sem reclamar. Quando lhe dá na telha ser rabugento, não há o que se possa fazer a não ser esperar que ele resolva voltar a funcionar. É cheio de intenções dissimuladas, quando menos se espera que ele faça algo, é bem o "algo" que se espera o que ele faz: um portento!

Em geral Ha-ha e Só-só gostam de brincar juntos. A paz e a harmonia na casa depende deles estarem de bom humor um com o outro, o que é difícil pois eles convivem numa caixinha bem pequena. Outro  dia, no  meio  de  um  processam... digo, de uma brincadeira, o Só-só não gostou de um sinal que o Ha-ha fez para ele: pronto, armou-se a confusão. No outro dia, o Só-só cismou de pegar alguma coisa que pousara na ponta do seu rabo. Começou a girar e girar e o Hardware em vez de interferir, ficou rindo na ponta dos dedos, vendo o gato entrar em loop.

Os donos de Ha-ha e Só-só gostam muito de iteragir com eles. Parece que eles vieram ao mundo apenas para satisfazer aos humanos. Mas, os usuários às vezes são meio impacientes. Quando dá um arranca rabo, os humanos ameaçam agredir o ha-ha. Que por ser paciente e algo lerdo, aguenta e escuta tudo com passiva aceitação. Quando o resultado sobra para o Só-só, não há quem o consiga pegar. O bicho se escafede e o máximo que nós, seus parceiros, podemos fazer é xingá-los em alto e bom tom. Ao que eu saiba, nunca Só-só se incomodou de ser xingado. Faz ouvidos moucos e pronto.

É muito difícil fotografá-los, ainda mais quando não estão fazendo pose como aí em cima. Mas, temos aqui uma foto tirada de Só-só quando ele estava distraído. O seu usuário, nessa hora, buscava como um maluco um erro de programação que teria sido cometido. Só-só estava meio entediado o coitado.

Por falar em fotos, tem aqui um instantâneo de um primo de Ha-ha, seu nome é Notebook e ele gosta muito de viajar pra cá e pra lá.