Universidade Estadual de Ponta Grossa

Autor: Jorge Haas


Em meados de março/93, durante uma visita do Governador Roberto Requião à Universidade Estadual de Ponta Grossa, o reitor daquela instituição solicitou apoio (entenda-se recursos financeiros) para a modernização do parque de informática. O Governador indicou que a solução técnica deveria ter aval da CELEPAR.

Desta forma, houve um contato entre a alta direção da UEPG e CELEPAR onde ficou definido que a Universidade montaria um Plano para a evolução do parque computacional, com a assessoria da CELEPAR.

Decorrente, foi instituído um grupo de trabalho sob a coordenação do Prof. Alvaro Di Piero e participação de três analistas da UEPG e dois da CELEPAR. Numa reunião preliminar ocorrida em 08/06/93 na CELEPAR, delimitou-se a abrangência dos trabalhos:

- Revisão do PDI existente quanto às necessidades das áreas;
- Montagem do plano de aplicativos;
- Estudo de alternativas tecnológicas;
- Conclusões e sugestões para implantação.

Até a data do fechamento dessa edição do Bate Byte (05/07/93), foram cumpridas as etapas de revisão das necessidades dos usuários, através de reuniões realizadas em Ponta Grossa. Foram 4 dias (22, 24, 29/06 e 01/07), em que foram ouvidos representantes de todas as áreas da Universidade, desde as acadêmicas até administrativas e de apoio, além da reitoria.

Na seqüência, serão incorporados ao grupo de trabalho representantes do Departamento de Informática da Universidade (desvinculado do CPD, responsável pelo Curso de Informática) e um analista da Gerência de Prospecção Tecnológica da CELEPAR, para o desenvolvimento das tarefas de consolidação dos dados e montagem do plano de aplicativos. Para a etapa de discussão e definição da base tecnológica, deverá ser incorporado mais um consultor da CELEPAR.